A VIDA E A OBRA DO MAESTRO

OBRAS

Faça uma busca ou veja a lista completa das obras:

Filtros
Título

Título

Gênero

Local e ano de composição

+GRANDE VALSA DE BRAVURA, Op. 3

valsa

Instrumentação

piano (solo)

Edição(s)
Localização: Biblioteca Nacional – Divisão de Música e Arquivo Sonoro (Rio de Janeiro); Centro Cultural Banco do Brasil – Coleção Mozart de Araújo (Rio de Janeiro); Mediateca di Fondazione Scuole Civiche di Milano (Milano); University of Texas-Austin Benson Latin American Collection; University of California Los Angeles

Descrição:
“Grande Valse de Bravoure / Pour le Piano Forte / Composée et dediée a son ami / Henrique Luis, / Por / A. Carlos Gomes. / Op. 3.” [Ilustração no frontispício de A. Sisson]
s/l.: s/ed., partt (pf), 9p. BNRJ: Império / M-I-44 e objeto digital disponível em http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_musica/mas193154/mas193154.pdf
http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_musica/mas193154/mas193154.html
Andante [sic] Agitato, 6/8, Réb, 13c; Molto Vivace (valse), 3/4, 32c; s/ind, Láb, 16c; s/ind, Réb, 36c; s/ind, Mib, 32c; s/ind, Láb, 16c; Tranquillo e molto legato, Réb, 52c; s/ind, Mib, 32c; s/ind, Láb, 16c; s/ind, Réb, 78c; s/ind, Láb, 16c; s/ind, Réb, 78c.

“[capa:] Itala Gomes Vaz de Carvalho / [em diagonal, outra grafia:] Sylvio Moreaux / oferta de Dona Itala Gomes Vaz de Carvalho / filha de Carlos Gomes / Rio, 1946 / / [pág. tít.:] Grande Valsa de Bravura / a seu amigo / Henrique Luiz / por / A. Carlos Gomes”
s.l: s.d., Ch 518, partt (pf), 12p. BNRJ: M786.1 / G-VIII-54 e CCBB: P671 (Coleção Mozart Araujo)
[Introdução] Allegro Agitato, 6/8, Réb, 13c. [Valsa] Vivo, 3/4, 32c; s/ind, Láb, 16c; s/ind, Réb, 36c; s/ind, Mib, 32c; s/ind, Láb, 16c; Tranquillo e molto legato, Réb, 52c; s/ind, Mib, 32c; s/ind, Láb, 6c; s/ind,. Réb, 88c; s/ind, Láb, 16c; s/ind., Réb, 68c.

O Piano Brazileiro de Carlos Gomes. Rio de Janeiro, FUNARTE, 1986, partt (pf), 11p. 43-59. BNRJ: M786.1 / G-I-56; Mediateca di Fondazione Scuole Civiche di Milano (Milano): 11G1 14; University of Texas – Austin Benson Latin American Collection: M 22 G663 P5 1986; University of California Los Angeles – Southern Regional Library Facility: M22.G667 O2 1986

GIULIETTA MIA (Album Vocale I, Nº3)

canção (serenata-canzonatura)

Milão, janeiro 1881

Instrumentação

canto e piano
[canto (T ou Btn) e pf]

Idioma: italiano
Libreto / Letra – Autor: Antonio Ghislanzoni ((1824-1893)  – “Libretista e literato italiano, estudou medicina e iniciou carreira de cantor (baritono), dedicando-se, em seguida, ao jornalismo e a literatura. Foi Diretor da Rivista Minima (1865-1878) e redator da Gazzetta Musicale di Milano (1866-1872). Autor de novelas em versos e romances, escreveu cerca de 85 libretos entre os quais Edmea (1866) para Catalani, Aida (1870) e a nova versão de La Forza del Destino (1869) para Verdi.” (Tank, 1989, p. 88)

GIULIETTA MIA!…
Se tu dormissi,
Giulietta mia,
Sotto il balcone
Non canterei –
Ma tu non dormi –
E so che m’ami,
So che udir brami
La mia canzone.
I diciott’anni
Compiesti appena,
Non v’ha figliuola
Di te più bella.
E non ti crucia –
Giulietta amata,
non sei noiata –
di dormir sola?
Si avanza il verno
Coi giorni brevi,
Il monte imbianca
Di folte nevi,
La notte è lunga –
Sola tu giaci –
E il cor domanda
Carezze e bacci.
Anch’io son giovine,
Anch’io mi sento
Bollir il sangue
Dentro le vene,
E penso spesso –
Giulietta cara –
Che in due si debba
Dormir più bene.

Manuscrito(s) autógrafo(s)
Localização: Biblioteca Nacional – Divisão de Música e Arquivo Sonoro (Rio de Janeiro)

Descrição:
“Giulietta Mia / Serenata-Canzonatura (tenore) / Parole di A. Ghislanzoni / Musica di / A. Carlos Gomes / Milano Gennaio 1881 / [canto sup esq., a lápis azul:] 3 / [canto sup. dir., a lápis verm.:] 14 [Acompanha cópia da poesia de Ghislanzoni utilizada na composição]”
Ms. aut., partt (canto [T] e pf), 5p. BNRJ: MS / G-I-50 (Coleção Hélio Pinheiro) e objeto digital disponível em http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_musica/mas722498/mas722498.pdf
Allegretto, Láb, 6/8, 41c.

Manuscrito(s) cópia(s)
Localização: Biblioteca Alberto Nepomuceno – Escola de Música – Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro)

Descrição:
“Giulietta mia! / Serenata-Canzontura / Tenore / Milano, Gennaio, 1881 / Edição Ricordi”
Ms. cópia, partt (canto [T] e pf), 3p BAN-UFRJ: MS-G-33

Edição(s)
Localização: Biblioteca Nacional – Divisão de Música e Arquivo Sonoro (Rio de Janeiro); Biblioteca del Conservatorio di Musica Giuseppe Verdi (Milano); Biblioteca Musicale Governativa del Conservatorio di Musica S. Cecilia (Roma); Biblioteca del Conservatorio di Musica San Pietro a Majella (Napoli); Biblioteca do Instituto de Artes – Universidade Estadual de Campinas; University of Texas-Austin Benson Latin American Collection; Stanford University Music Library; Univers
Descrição:
Album vocale : 5 canzonature [I, N. 3]. Milão, Ricordi, Ch 47897, 1882, partt (canto [T] e pf). Biblioteca del Conservatorio di Musica Giuseppe Verdi  A.55.77.39; Biblioteca Musicale Governativa del Conservatorio di Musica S. Cecilia: Diritti d’autore B.821.107.3; Biblioteca del Conservatorio di Musica San Pietro a Majella; BNRJ: M784.3 / G-IV-34

Canções de Carlos Gomes. Rio de Janeiro, FUNARTE, 1986, partt (canto e pf). Niza de Castro Tank e Achille Picchi, revisão. BNRJ: M784.3 / G-II-54; BIA-UNICAMP: E-2437 / G585c; University of Texas-Austin Benson Latin American Collection: M 1620 G657 C3 1986; University of California Los Angeles – Southern Regional Library Facility: M1620.G653 C3 1986

TANK, Niza de Castro. Minhas pobres canções: Antônio Carlos Gomes. São Paulo, Algol, 2006, partt (canto e pf), Achille Picchi, revisão musicológica. BNRJ: DIMAS 780.092; BIA-UNICAMP: 780.981 / T156m; University of Texas-Austin Benson Latin American Collection: M 1620 G657 M56 2006; Stanford University Music Library: M1620 .G653 M56 2006

FUGA TONAL A 5 [Dó]

fuga (exercício)

Instrumentação

SATBB a cappella

Manuscrito(s) autógrafo(s)
Localização: Biblioteca Alberto Nepomuceno – Escola de Música – Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro); Biblioteca Nacional – Divisão de Música e Arquivo Sonoro (Rio de Janeiro)

Descrição:
“[pág. tít.:] Fuga Tonale a Cinque / De A. Carlos Gomes”
Ms. aut., partt (SATBB a cappella), 16p. BAN-UFRJ: MS G-II-23 e BNRJ: M784.1 / G-I-11 (cópia eletrost.)
Allº, ¢, Dó, 180c.

FUGA TONAL A 4 [Dó]

fuga (exercício)

Milão, 25 dezembro 1865

Instrumentação

SATB a cappella

Manuscrito(s) autógrafo(s)
Localização: Biblioteca Alberto Nepomuceno – Escola de Música – Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro); Biblioteca Nacional – Divisão de Música e Arquivo Sonoro (Rio de Janeiro)

Descrição:
“[pág. tít.:] (1) Fuga Tonale a 4 parti di A. C. Gomes / [no rodapé:] (1) Esta Fuga foi remetid’ ao Sgnr F. M. S. no dia 5 de Janrº [18]66 / [últ. pág.:] (x) [ref. ao penúltimo c., soprano] Não dispenso o trinado: arrange-se como puder!/ Milano li 25 Decembre / 1865 / A. Carlos Gomes / [abaixo do sujeito nas entradas do S, A e T:] Já está me cheirando Enxofre! A fuga é uma maçada! Maçada! Maçada! / [últ. pág.:] “Com qtº nos seja ainda tempo, tomemos (cá pª nós) a liberdade de conservar o Pedal por q~ entendo q~ hoje em dia não se fabricam cazas [sic] sem alicerse! [sic] …”
Ms. aut. partt (SATB a cappella), 12p. BAN-UFRJ: MS G-II-22 e BNRJ: M784.1 / G-I-12 (cópia eletrost.)
Allegro, ¢, Dó, 77c.

FUGA REAL PARA INSTRUMENTOS DE SOPRO

fuga (exercício)

Milão, janeiro 1866

Instrumentação

3fl, 3ob, 3cln, cnt, 2tpt, 2fg e fgtn

Manuscrito(s) autógrafo(s)
Localização: Biblioteca Alberto Nepomuceno – Escola de Música – Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro)

Descrição:
“Fuga reale / a istrumenti di fiato / Copiato dal proprio Originale / Milano li [sic] Genaio [sic] 1866 / 3 flauti, 3 oboi. 3 clarinetti , cornetta, 2 trombe, 2 fagotti, fagottone / [anotação post.:] Realizações por Carlos Gomes quando aluno do Conservatório de Milão”
Ms. aut., partt (orq sopros), 38p. BAN-UFRJ: MS(E) G-II-2

FUGA REAL A 4 [Sib] (ii)

fuga (exercício)

Milão, 27 Maio 1866

Instrumentação

SATB a cappella

Observações:
[1] Lauro Rossi (1812-1885) – professor de composição de Carlos Gomes no Conservatório de Milão

Manuscrito(s) autógrafo(s)
Localização: Biblioteca Alberto Nepomuceno – Escola de Música – Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro); Biblioteca Nacional – Divisão de Música e Arquivo Sonoro (Rio de Janeiro)

Descrição:
“Fuga reale a 4 / di / A. Carlos Gomes / Sopra um Tema dato dal / Sr. Maestro Cav. / Lauro Rossi / Milano 27 Maggio / 1866 / [últ. pág.:] A. Carlos Gomes / Milano 27 Maggio [18]66. / Questo lavoro fu compiuto dal Sg. Gomes nel termine di cerca quattro ore, e certamemte a me pare meritevole d’encomio / Lauro Rossi / Milano li 1º. Giugno 1866.”
Ms. aut. partt (SATB a cappella), 9p. BAN-UFRJ: MS G-II-20 e BNRJ: M784.1 / G-I-14 (cópia eletrost.)
S/ind, ¢, Sib, 128c; Andante mosso, C, Sib, 4c.

FUGA REAL A 4 [Sib] (i)

fuga (exercício)

Milão, 8 fevereiro 1866

Instrumentação

SATB a cappella

Observações:
[1] Lauro Rossi (1812 – 1885), professor de composição de Carlos Gomes no Conservatório de Milão

Manuscrito(s) autógrafo(s)
Localização: Biblioteca Alberto Nepomuceno – Escola de Música – Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro); Biblioteca Nacional – Divisão de Música e Arquivo Sonoro (Rio de Janeiro)

Descrição:
“Fuga Reale a quatro. / Sopra um soggetto dato dal Signr. M. / Lauro Rossi / l suo alievo / A. Carlos Gomes / Milano li / 8 / 1866 / 2 / [no topo:] 44-54-58-89 / [últ. pág.:] A. Carlos Gomes”
Ms. aut., partt (SATB a cappella), 8p. BAN-UFRJ: MS G-II-19 e BNRJ: M784.1 / G-I-13 (cópia eletrost.)
S/ind, ¢, Sib, 21c.

FUGA REAL A 4 [Dó]

fuga (exercício)

Instrumentação

SATB a cappella

Manuscrito(s) autógrafo(s)
Localização: Biblioteca Nacional – Divisão de Música e Arquivo Sonoro (Rio de Janeiro)

Descrição:
Ms. aut., partt (SATB a cappella), 4p. [Obs.: o conjunto documental c/5ª página seguramente estranho à esta Fuga]. BNRJ: M784.1/ G-I-9 (cópia eletrost.)
S/ind.,¢, Dó, 47c.

FRA CARI GENITOR

canção (folha d'album)

9 junho 1893

Instrumentação

canto e piano
[canto (S) e pf]

Libreto / Letra – Autor: Carlos Gomes (Tank, 1990, p. 57, 113-4 e 300)

FRA CARl GENITOR
Ho l’occhio nero, nero,
Ho il guardo di papa,
Quel’ guardo dolce e fero
Che palpitar mi fa

Ho il labbro timidetto
Ho il riso di mamma,
Quel riso benedetto,
Di cui l’egual non ha.

Oh! com’e bello il vivere
Nel nido de l’amor!
Passar da bacio a bacio…
Fra cari genitor!…

Observações:
[1] Dedicada a Paulo Guimarães de Godoy

Edição(s)
Localização: Biblioteca Nacional – Divisão de Música e Arquivo Sonoro (Rio de Janeiro); Biblioteca del Conservatorio di Musica Giuseppe Verdi (Milano); Biblioteca Musicale Governativa del Conservatorio di Musica S. Cecilia (Roma); Biblioteca do Instituto de Artes – Universidade Estadual de Campinas; University of Texas-Austin Benson Latin American Collection; Stanford University Music

Descrição:
“A Paulo Guimarães de Godoy no dias de seus annos, nove de junho 1893 / Nove de Junho 1893 / Fra cari genitor / Foglia d’album / Carlos Antonio Gomes”
Milão, Arturo Demarchi (1893), partt (canto e pf), 5p. Biblioteca del Conservatorio di Musica Giuseppe Verdi (Milano): MUS0240496 / A.55.77.30; Biblioteca Musicale Governativa del Conservatorio di Musica S. Cecilia (Roma): Diritti d’autore B.966.46

Canções de Carlos Gomes. Rio de Janeiro, FUNARTE, 1986, partt (canto e pf). Niza de Castro Tank e Achille Picchi, revisão. BNRJ: M784.3 / G-II-54; BIA-UNICAMP: E-2437 / G585c; University of Texas-Austin Benson Latin American Collection: M 1620 G657 C3 1986; University of California Los Angeles – Southern Regional Library Facility: M1620.G653 C3 1986

TANK, Niza de Castro. Minhas pobres canções: Antônio Carlos Gomes. São Paulo, Algol, 2006, partt (canto e pf), Achille Picchi, revisão musicológica. BNRJ: DIMAS 780.092; BIA-UNICAMP: 780.981 / T156m; University of Texas-Austin Benson Latin American Collection M 1620 G657 M56 2006; Stanford University Music Library M1620 .G653 M56 2006

FOSCA

ópera

Malgrate, Itália, 8 agosto 1872 – 7 novembro 1872

Instrumentação

vozes solistas, coro e orquestra
[solistas (2S,1T,1Bar,3B), coro (SATB) e orq]

Local e ano de estreia: Milão, Teatro alla Scala, 16 fevereiro 1873, reg. Franco Faccio. Estreia no Brasil: 1880
Idioma: Italiano
Atos/movimentos: 4
Libreto / Letra – Autor: Antonio Ghislanzoni (1824 – 1893). Baseado no romance La festa delle Marie (1877), de Luigi Capranica (1821 – 1891).
Local, época e argumento (resumo):
Cidades de Istria e Veneza no ano de 944. “Piratas vênetos raptam uma multidão de virgens na madrugada da festa tradicional em que elas se dirigem para a igreja de S. Pietro in Castella, afim de receberem em núpcias para os seus eleitos”. (Azevedo 1938 p. 40)

Manuscrito(s) autógrafo(s)
Localização: Biblioteca Nacional – Divisão de Música e Arquivo Sonoro (Rio de Janeiro)

Descrição:
“[carimbo no topo da página:] Museu Imperial / Divisão de Documentação / Histórica / {tinta azul:} Arquivo / 5/49 / [tinta azul, caligrafia aut.:] Fosca / Melodramma in 4 atti / di A. Ghislanzoni / Musica di / A. Carlos Gomes / Malgrate Agosto 8 / 1872 / R. Prefettura dela Provincia di Milano / Registro Nº 549 / [riscado:] Il presente volume