A VIDA E A OBRA DO MAESTRO

OBRAS

Faça uma busca ou veja a lista completa das obras:

Filtros
Título

Título

Gênero

Local e ano de composição

VERONICA

canção (sacra)

Instrumentação

S solo a cappella

Idioma: latim
Manuscrito(s) autógrafo(s)
Localização: Museu Carlos Gomes – Coleção Carlos Gomes (Campinas)

Descrição: Ms. aut.?, partt (S solo). MCG: ver Nogueira, 1997, verbete 19

VARIAÇÕES (I-TRONCO DO IPÊ; II-OURO SOBRE AZUL)

variações

Instrumentação

piano (solo)

Atos/movimentos: II
Edição(s)
Localização: Biblioteca Nacional – Divisão de Música e Arquivo Sonoro (Rio de Janeiro); Centro Cultural São Paulo – Discoteca Oneyda Alvarenga (São Paulo)    CCSP-DOA

Descrição:
Patrono da Música Brasileira: A Carlos Gomes. Rio de Janeiro, Arthur Napoleão, Ch AN-2121, 1968, partt (pf; transcr. Francisco Mignone), p.23-25; 26-28. Reimpr. Comissão do Sesquicentenário de A. Carlos Gomes, Fermata do Brasil, 1983. BNRJ: M786.109 / G-II-3; CCSP-DOA: P-10.745
1ª Variação (O Tronco do Ipê): Allegretto, 3/4, Dó, 23c.; Com Alegria, 2/4, 15c.
2ª Variação (Ouro Sôbre Azul): Moderato, 6/8, Ré, 10c.; Più mosso, 15c.; Meno, 3/4, 21c.

UMA PAIXÃO AMOROSA

valsa

Instrumentação

piano (solo)

Observações:
[1] dedicado a José Emigdio Ramos Junior; [2] “Primeira composição feita por A. Carlos Gomes” cf DIMAS-BNRJ

Manuscrito(s) autógrafo(s)
Localização: Biblioteca Nacional – Divisão de Música e Arquivo Sonoro (Rio de Janeiro); Museu Carlos Gomes – Coleção Carlos Gomes (Campinas)

Descrição:
“Uma paixão amorosa / [no topo:] dedicada ao meu amigo / Jose Emigdio Ramos Junior / [ao pé:] Este original me foi oferecido por D. Joaquina Gomes, irmã, do Maestro Carlos Gomes / em 1894 / Eulina Pacheco / Pertence a Eulina O. Guimarães”
Ms. aut. (“c. 1860” cf Nogueira, 1997), partt (pf). MCG: ver Nogueira, 1997, verbete 18

“[pág. tít.:] Uma Paixão Amorosa / Dedicada ao meo amigo o Illmo. Snr. José Emigdio Ramos Junior / Composta em Campinas por A. C. Gomes / [carimbo:] doação nº / Ilara Gomes Grosso / [carimbo:] Biblioteca / Escola Nacional de / Musica / Obra nº 30.925”
Ms. [aut?], partt (pf), 1p. BNRJ: Império / S-I-25a (cópia eletrost)

Manuscrito(s) cópia(s)
Localização: Museu Carlos Gomes – Coleção Carlos Gomes (Campinas)

Descrição:
“Extraída do original existente no Centro de Sciencias, Letras e Artes de Campinas, 6 de junho de 1936. TMC”
Ms. cópia (Thomaz Morato do Canto, 1936), partt (pf). MCG: ver Nogueira, 1997, verbete 18

Edição(s)
Localização: Biblioteca Nacional – Divisão de Música e Arquivo Sonoro (Rio de Janeiro); Centro Cultural São Paulo – Discoteca Oneyda Alvarenga (São Paulo); Mediateca di Fondazione Scuole Civiche di Milano (Milano); University of Texas-Austin Benson Latin American Collection; University of California Los Angeles

Descrição:
Rio de Janeiro, Lith. De Paula Brito, partt (pf), 1p. BNRJ: Império / S-I-25 (cópia eletrost.) e objeto digital disponível em http://objdigital.bn.br/acervo_digital/div_musica/mas652433/mas652433fo01.JPG
Introducção (Recitativo), C, fá, 2c.; Valsa, 3/4, 32c.

Patrono da Música Brasileira: A Carlos Gomes. Rio de Janeiro, Arthur Napoleão, Ch AN-2121, 1968, partt (pf; transcr. Souza Lima), p.5-15. Reimpr. Comissão do Sesquicentenário de A. Carlos Gomes, Fermata do Brasil, 1983. BNRJ: M786.109 / G-II-3; CCSP-DOA: P-10.745

O Piano Brazileiro de Carlos Gomes. Rio de Janeiro, FUNARTE, 1986, partt (pf), p. 23-24. BNRJ: M786.1 / G-I-56; Mediateca di Fondazione Scuole Civiche di Milano: 11G1 14; University of Texas – Austin Benson Latin American Collection: M 22 G663 P5 1986; University of California Los Angeles – Southern Regional Library Facility: M22.G667 O2 1986

TU M’AMI!

canção

Instrumentação

canto e piano
[canto (S ou T) e pf]

Libreto / Letra – Autor: Francesco [Giacinto] Giganti – tenente, instrutor do filho do compositor no Real Colégio Militar Longone de Milão.

TU M’AMI
Tu m’ami!… Tu m’ami!
È dolce l’alito
Del bacio tuo fremente!
Tu m’ami!…
La mano è carezzevole
Sulla mia fronte ardente.
Suprema gioia è stringerti
Con tenerezza al core
Tu insegnasti all’anima
Fede, speranza, amor
Tu m’ami, mi stringi
Con tenerezza al core

Observações:
[1] dedicada “A meu querido amigo Octavio Guimaraes”, (…) um dos filhos mais novos do casal Leonie e Manuel Guimarães, compadres de Carlos Gomes (Tank, 1989, p. 109).

Edição(s)
Localização: Biblioteca Nacional – Divisão de Música e Arquivo Sonoro (Rio de Janeiro); Biblioteca do Instituto de Artes – Universidade Estadual de Campinas; University of Texas-Austin Benson Latin American Collection; Stanford University Music Library;University of California Los Angeles

Descrição:
“Tu m’ami! / para soprano ou tenor / letra de Francesco Giganti”
Rio de Janeiro, E. S. Mangione, Ch 2648, partt (canto [S ou T] e pf), 2p. BNRJ: M784.3 / G-I-7; University of California Los Angeles – Southern Regional Library Facility: M1689 .G58t

Canções de Carlos Gomes. Rio de Janeiro, FUNARTE, 1986, partt (canto e pf). Niza de Castro Tank e Achille Picchi, revisão. BNRJ: M784.3 / G-II-54; BIA-UNICAMP: E-2437 / G585c; University of Texas-Austin Benson Latin American Collection: M 1620 G657 C3 1986; University of California Los Angeles – Southern Regional Library Facility: M1620.G653 C3 1986

TANK, Niza de Castro. Minhas pobres canções: Antônio Carlos Gomes. São Paulo, Algol, 2006, partt (canto e pf), Achille Picchi, revisão musicológica. BNRJ: DIMAS 780.092; BIA-UNICAMP: 780.981 / T156m; University of Texas-Austin Benson Latin American Collection: M 1620 G657 M56 2006; Stanford University Music Library: M1620 .G653 M56 2006

SUSPIRO D’ALMA

canção (modinha)

Instrumentação

canto e piano

Idioma: português
Libreto / Letra – Autor: “João Batista da Silva Leitão de Almeida Garrett (1799-1854), romancista, poeta, dramaturgo, orador e político português. (…) O poema “Suspiros d’Alma” faz parte do volume publicado em 1845 sob o título de Flores sem Fruto (…) obra de maturidade do poeta.” (Tank, 1989, p. 64-66)

SUSPIRO D’ALMA

Suspiro que nasce d’alma
Que à flôr dos lábios morreu …
Coração que o não entende
Não no quero para meu.
Falou-te a voz da minha alma
A tua não na entendeu
Coração não tens no peito,
Ou é diferente do meu
Queres que em língua da terra
Se digam coisas do céu?
Coração que tal deseja,
Não no quero para meu.

Observações:
[1] Dedicada a A[ntonio]. C[arlos Ribeiro de] Andrada Machado e Silva (1830-1902), advogado formado pela Academia de Direito de São Paulo na turma de 1855 e doutorado em 1856; professor (lente substituto) na mesma Academia (1859) (Tank,1989, p. 65)

Edição(s)
Localização: Biblioteca Nacional – Divisão de Música e Arquivo Sonoro (Rio de Janeiro); Centro Cultural Banco do Brasil – Coleção Mozart de Araújo (Rio de Janeiro); Biblioteca do Instituto de Artes – Universidade Estadual de Campinas (Campinas);Biblioteca del Conservatorio di Musica Giuseppe Verdi (Milano); University of Texas-Austin Benson Latin American Collection; Stanford University Music Library; University of California Los Angeles

Descrição:
“Suspiro d’alma / modinha brazileira para canto e piano / Carlos Antonio Gomes [sic] / poesia de A. Garret”
Colleccâo de Modinhas brasileiras e portuguezas por varios autores, n. 25. Rio de Janeiro, Filippone e Tornaghi, [188-], partt (canto e pf), 3p. Biblioteca del Conservatorio di Musica Giuseppe Verdi: A.55.77.48

“Suspiro d’alma / modinha / poesia de Almeida Garrett.”
Rio de Janeiro, Manoel Antônio Gomes Guimarães, partt (canto e pf), 2p. BNRJ: M784.3 / G-II-40b

“Suspiro d’Alma / Modinha / Poesia de / Almeida Garett / Musica de A. Carlos Gomes / Edição da Sociedade Carlos Gomes / Editor Oscar Carvalho / Todos os direitos reservados / [carimbo:] Casa Mozart – Rua 7 Setembro, 65 / [alto relevo:] Coleção Mozart de Araujo [pág. tít.:] Dedicada ao Illmo. Snr. Dor. A. C. Andrada Machado e Silva”
[Rio de Janeiro], Sociedade Carlos Gomes (Oscar Carvalho, ed.; Mário, gravador), 1948, partt (canto e pf), 2p. CCBB: P669 exs. 1, 2 e 3 (Coleção Mozart de Araújo); BNRJ: M784.3 / G-II-40 (Coleção Abraão de Carvalho) e M784.3 / G-II-40a (cópia heliográf); University of California Los Angeles – Southern Regional Library Facility: M1689 .G58s
Andante con espressione, Sol, C, 26c.

Canções de Carlos Gomes. Rio de Janeiro, FUNARTE, 1986, partt (canto e pf). Niza de Castro Tank e Achille Picchi, revisão. BNRJ: M784.3 / G-II-54; BIA-UNICAMP: E-2437 / G585c; University of Texas-Austin Benson Latin American Collection: M 1620 G657 C3 1986; University of California Los Angeles – Southern Regional Library Facility: M1620.G653 C3 1986

TANK, Niza de Castro. Minhas pobres canções: Antônio Carlos Gomes. São Paulo, Algol, 2006, partt (canto e pf), Achille Picchi, revisão musicológica. BNRJ: DIMAS 780.092; BIA-UNICAMP: 780.981 / T156m; University of Texas-Austin Benson Latin American Collection: M 1620 G657 M56 2006; Stanford University Music Library: M1620 .G653 M56 2006

SUL LAGO DI COMO / LA REGATA (Album Vocale II, Nº2)

canção (barcarola)

janeiro 1881

Instrumentação

canto e piano
[canto (T) e pf]

Idioma: italiano
Libreto / Letra – Autor: Carlo d’Ormeville (1840-1924) – “Libretista e empresário italiano, D’Ormeville foi Diretor de Cena do Teatro Alla Scala, crítico musical e teatral. Fundou em Milão e Roma alguns jornais entre os quais La Gazzetta dei Teatri. Em 1871 encenou a primeira montagem de Aida, no Cairo. Entre seus numerosos libretos (c. 80) encontram-se Ruy Blas, para Marchetti, Lina, para Ponchielli e Loreley, para Catalani” (Tank, 1989, p. 101).

SUL LAGO DI COMO – LA REGATA
Voga, voga, o battellier;
Voga, batti il remo
Della gara il punto estremo
Vedi là su quella sponda
La tua bella fidanzata
Guarda fiso il tuo barchetto ognor,
Voncitor della regata
T’amerà di più ancor
Un rival ti resta ancor
Che ti sta d’appesso.
Stendi il braccio, rompi l’onda.
Un sol colpo, vinci anch’esso
La Bandiera guadagnasti!…
Viva, viva il battellier!

Manuscrito(s) autógrafo(s)
Localização: Biblioteca Nacional – Divisão de Música e Arquivo Sonoro (Rio de Janeiro)

Descrição:
“Sul Lago di Como / La Regata / Barcarola – per tenore / Parole di Carlo D’Ormeville / Musica di / A. Carlos Gomes / Gennaio 1881 / [topo da pág., ao centro, em azul:] nº 2 / [canto sup. dir., em verm.:] 3 [carimbo:] Museu Imperial / Divisão de Documentação / Histórica/ Arquivo / 34/49 / [pág. tít., carimbo:] Museu Imperial / Arquivo” (acompanha trasncr. integral da poesia utilizada na composição [Ms., 1p.])
Ms. aut., partt (canto [T] e pf), 6p. BNRJ: MS / G-I-31 e objeto digital disponível em http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_musica/mas617646/mas617646.pdf
Allegro Mosso, Láb, 6/8, 73c. (corte de 2c. quarta pág.)

Manuscrito(s) cópia(s)
Localização: Biblioteca Nacional – Divisão de Música e Arquivo Sonoro  (Rio de Janeiro); Biblioteca Alberto Nepomuceno – Escola de Música – Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro)

Descrição:
“[pág. tít.:] Alma Cunha de Miranda / arq. 920 / (Sul lago di Como) / La Regata / Barcarola / Parole di / Carlo D’Ormeville / Música di / A. Carlos Gomes [carimbo:] Alma Cunha de Miranda / [últ. pág., autógrafo e carimbo;] Alma Cunha de Miranda”
Ms. cópia (Alma Cunha de Miranda), partt (canto e pf), 4p. BNRJ: MS / G-I-4 e objeto digital disponível em http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_musica/mas551522/mas551522.pdf

“La regata / Sul lago di Como / Barcarola”
Ms. cópia, partt (canto e pf) 6p. BAN-UFRJ: MS G-II-14

Edição(s)
Localização: Biblioteca Nacional – Divisão de Música e Arquivo Sonoro (Rio de Janeiro); Biblioteca do Instituto de Artes – Universidade Estadual de Campinas; Biblioteca del Conservatorio di Musica Giuseppe Verdi (Milano); Biblioteca del Conservatorio Statale di Musica Vincenzo Bellini (Palermo) e Biblioteca Musicale Governativa del Conservatorio di Musica S. Cecilia (Roma); University of Texas-Austin Benson Latin American Collection; Stanford University Music Library; University of Califor
Descrição:
Album Vocale [II N. 2]. Milão, Ricordi, Ch 47901, 1882, partt (canto [MS ou Btn] e pf). Biblioteca del Conservatorio di Musica Giuseppe Verdi (Milano): A.55.77.40; Biblioteca del Conservatorio di Musica San Pietro a Majella (Napoli): 165502 / ANTICO Arie App. G 38; Biblioteca del Conservatorio Statale di Musica Vincenzo Bellini (Palermo): MUS. 18 C 332; Biblioteca Musicale Governativa del Conservatorio di Musica S. Cecilia (Roma): Diritti d’autore B.821.108.2

Canções de Carlos Gomes. Rio de Janeiro, FUNARTE, 1986, partt (canto e pf). Niza de Castro Tank e Achille Picchi, revisão. BNRJ: M784.3 / G-II-54; BIA-UNICAMP: E-2437 / G585c; University of Texas-Austin Benson Latin American Collection: M 1620 G657 C3 1986; University of California Los Angeles – Southern Regional Library Facility: M1620.G653 C3 1986

TANK, Niza de Castro. Minhas pobres canções: Antônio Carlos Gomes. São Paulo, Algol, 2006, partt (canto e pf), Achille Picchi, revisão musicológica. BNRJ: DIMAS 780.092; BIA-UNICAMP: 780.981 / T156m; University of Texas-Austin Benson Latin American Collection: M 1620 G657 M56 2006; Stanford University Music Library: M1620 .G653 M56 2006

SPIRTO GENTIL (Album Vocale III, Nº1)

canção (invocazione)

Maggianico, 27 setembro 1884

Instrumentação

canto e piano
[canto (MS) e pf]

Idioma: italiano
Libreto / Letra – Autor: Antonio Ghislanzoni ((1824-1893) – “Libretista e literato italiano, estudou medicina e iniciou carreira de cantor (baritono), dedicando-se, em seguida, ao jornalismo e a literatura. Foi Diretor da Rivista Minima (1865-1878) e redator da Gazzetta Musicale di Milano (1866-1872). Autor de novelas em versos e romances, escreveu cerca de 85 libretos entre os quais Edmea (1866) para Catalani, Aida (1870) e a nova versão de La Forza del Destino (1869) para Verdi.” (Tank, 1989, p. 88)

SPIRTO GENTIL
Spirto gentil,
Dal carcere terrene
Assunto ai cieli,
In quale astro ti celi?
Ove ti aggiri tu?
Spirto gentil,
Saper vorrei qual sia
La forma tua novella,
Saper se in ciel sei bella
Qual er’un di quaggiù.
Saper vorrei se gli angeli
Dell’amor tuo consoli,
Se pei siderei voli
I vanni iddio ti diè.
Dimmi al men se assorta dei cieli
Ai gaudi inmensi
A me taler ripensi
Com’io ripenso a te!
Spirto gentil,
Ripensa a me.

Observações:
[1] Dedicada a Anna Esmeria Alvares Lobo (1862 – ?), filha do compositor ituano Elias Álavres Lobo (1834 -1901)

Manuscrito(s) autógrafo(s)
Localização: Biblioteca Nacional – Divisão de Música e Arquivo Sonoro  (Rio de Janeiro)

Descrição:
“N.B. Vedi la Dedica in fine di questo pezzo / N. 1 / Spirto Gentil / Per Mezzo Soprano / Parole di / A, Ghislanzoni / Musica di A. Carlos Gomes / [poesia utilizada na composição, impressa, colada o frontispício] / [carimbo: Museu Imperial / Arquivo / 19/49 / [ao pé da pág tít.:] separati / e completo / poesia 1ª pág. / N.B. Sig. Colombo / Dedica in testa ad ogni N. dove c’é prima del titolo / [últ. pág.:] Maggianico 27 Settembre / 1884 / Alla Signorina Anna Esmeria Alvares Lobo [últ. pág., carimbo:] M.E.C. – Museu Imperial / Casa Cláudio de Souza / Reg. Geral 15.653 / Reg. nº 1461”
Ms. aut., partt (canto [MS] e pf), 4p. BNRJ: MS / G-I-22 e objeto digital disponível em http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_musica/mas617641/mas617641.pdf
Andante expressivo, Fá, 6/8, 17c.; Animato, 29c.

Manuscrito(s) cópia(s)
Localização: Biblioteca Alberto Nepomuceno – Escola de Música – Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro)

Descrição:
“Edição Ricordi / Spirto gentil / invocazione”
Ms. copia, partt (canto e pf), 4p. BAN-UFRJ: MS G-II-26

Edição(s)
Localização: Biblioteca Nacional – Divisão de Música e Arquivo Sonoro (Rio de Janeiro);  Biblioteca del Conservatorio Statale di Musica Nicolò Paganini (Genova), Biblioteca del Conservatorio di Musica Giuseppe Verdi (Milano) e Biblioteca del Conservatorio di Musica San Pietro a Majella (Napoli); Biblioteca do Instituto de Artes – Universidade Estadual de Campinas; University of Texas-Austin Benson Latin American Collection; Stanford University Music Library; Universit
Descrição:
Album Vocale [III. N. 1]. Milão, Ricordi, Ch. 49538, 1885, partt (canto [MS] e pf), BNRJ: M784.3 / G-IV-35 (cópia eletrost.), Biblioteca del Conservatorio Statale di Musica Nicolò Paganini (Gênova): Giovanni Elia Z. 2. 21. 5 / Dedica autogr. di Gomes, Biblioteca del Conservatorio di Musica Giuseppe Verdi (Milão): A.55.77.44 e Biblioteca del Conservatorio di Musica San Pietro a Majella (Nápoles)

Canções de Carlos Gomes. Rio de Janeiro, FUNARTE, 1986, partt (canto e pf). Niza de Castro Tank e Achille Picchi, revisão. BNRJ: M784.3 / G-II-54; BIA-UNICAMP: E-2437 / G585c; University of Texas-Austin Benson Latin American Collection: M 1620 G657 C3 1986; University of California Los Angeles – Southern Regional Library Facility: M1620.G653 C3 1986

TANK, Niza de Castro. Minhas pobres canções: Antônio Carlos Gomes. São Paulo, Algol, 2006, partt (canto e pf), Achille Picchi, revisão musicológica. BNRJ: DIMAS 780.092; BIA-UNICAMP: 780.981 / T156m; University of Texas-Austin Benson Latin American Collection: M 1620 G657 M56 2006; Stanford University Music Library: M1620 .G653 M56 2006

SPAGNOLETTA

scherzo

Instrumentação

piano (solo)

Observações:
[1] dedicada a Bibita de Freitas

Manuscrito(s) cópia(s)
Localização: Biblioteca Nacional – Divisão de Música e Arquivo Sonoro (Rio de Janeiro)

Descrição:
“Alla Gentile Signorina / Bibita de Freitas / Spagnoletta / Scherzo / per / Pianoforte / di / Carlos Gomes”
Ms. cópia, partt (pf), 6p. BNRJ: MS / G-I-9 e objeto digital disponível em http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_musica/mas483430/mas483430.pdf
Allegro Brillante, Lá, 3/4, 64c; Poco Meno Mosso, lá, 8c; Piú Mosso, 6c; Allegro 1º Tempo, 21c.

Edição(s)
Localização: Biblioteca Nacional – Divisão de Música e Arquivo Sonoro (Rio de Janeiro)

Descrição:
Rio de Janeiro: FBN/DIMAS, 1998, partt (pf), 5p. BNRJ: M786.1 / G-II-39 (Projeto MIDI)
Allegro Brillante, Lá, 3/4, 64c.; Poco Meno Mosso, lá, 8c.; Piú Mosso, 6c.; Allegro 1º Tempo, 21c.

SOTTO VOCE (Variação cantada sobre o tema INOCÊNCIA)

folha d'album

Instrumentação

canto e piano ou piano (solo)
[canto (Btn) e pf  ou pf (solo)]

Idioma: italiano
Libreto / Letra – Autor: Luigi Capranica (1821-1891)
Edição(s)
Localização: Biblioteca del Conservatorio di musica San Pietro a Majella (Napoli); Biblioteca Musicale Gaetano Donizetti (Bergamo); Biblioteca Comunale (Cremona)

Descrição:
“Sotto voce / foglio d’album / parole de Luigi Capranica / musica di Carlo Gomes”
Milão, Sonzogno, 1887, partt (canto [Btn] e pf), 1p. In: Il teatro illustrato / ritratti di maestri ed artisti celebri, vedute e bozzetti di scene, disegni di teatri monumentali, costumi teatrali, ornamentazioni, ecc., ecc. Anno 7, maggio 1887. Biblioteca del Conservatorio di Musica San Pietro a Majella (Napoli): Arie App. Rec. 9/7

“Sotto voce / foglio d’album per pianoforte / Carlos Antonio Gomes”
Milão, [Sonzogno], [1888], partt (pf). In: Il teatro illustrato: ritratti di maestri ed artisti celebri, vedute e bozzetti di scene, disegni di teatri monumentali, costumi teatrali, ornamentazioni, ecc., ecc. Sozogno, partt (pf). Biblioteca Musicale Gaetano Donizetti (Bergamo): MUSIS.5.981 / IMD  103395; Biblioteca Comunale (Cremona)

SONATA PARA CORDAS “BURRICO DE PAU”

música de câmara

Milão, maio 1894

Instrumentação

vl-I, vl-II, vla, vlc e ctb

Local e ano de estreia: Campinas, Club Musical Sant’Anna Gomes, 11 julho 1894
Observações:
[1] Dedicada ao aniversário do Club Musical Sant’Anna Gomes, de Campinas-SP.

Manuscrito(s) autógrafo(s)
Localização: Biblioteca Nacional – Divisão de Música e Arquivo Sonoro (Rio de Janeiro)

Descrição:
“Carlos Gomes / Suonate – / per quintetto o quartetto a Corde / ‘Ao Club’ Musical/ Sant’Anna Gomes / Homenagem de / Carlos Gomes/ = ‘Suonate’ = / Expressamente compostas para o 4º Concerto – anniversario da Sociedade no mez de / Julho de 1894 / – Milão 28 de Maio / 1894 / [ilegível] / [Últ. Pág.:] Milão 24 de Maio de / 1894”
Cópia eletrost. de ms aut. (incompl.), partt (vl-I, vl-II, vla e vlc), 16p [somente o últ. mov.; faltam p. 4 e 12; caligrafia autógrafa em tinta preta com rasuras, correções com outra caligrafia em tinta vermelha e emendas com papel colado]. Também em microfilme. BNRJ: M785.75 / G-I-2

Manuscrito(s) cópia(s)
Localização: Biblioteca Nacional – Divisão de Música e Arquivo Sonoro (Rio de Janeiro); Museu Carlos Gomes – Coleção Carlos Gomes (Campinas); Acervo da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas

Descrição:
“Ao Club Musical / Sant’Anna Gomes / de Campinas / Homenagem de / A. Carlos Gomes/ ‘Sonate’ / expressamente composta / para solemnizar o anniversario / da Sociedade no mez de Julho/ de 1894 / Milão 29 de Maio / 1894” // “Sonate / para instrumentos de corda / Indice / Nº 1 Allegro animato / Nº 2 Allegro scherzoso / Nº 3 Adagio lento e calmo / Nº 4 Vivace (Burrico de pau).(1) (1) Leia-se em folha separada a / historia ou fabula do ‘Burrico de pào’” // “Cópia fiel aos originais, feita pelo professor Achille Bernardi [assin.] Carlos Gomes” // [anot. aut. pág. tít.:] “NB = consulte-se o ‘Metrônomo’ para os movimentos de cada número”
Ms. cópia de Achille Bernardi autenticada pelo compositor, [c. 1894], partt [rasuras, correções em tinta vermelha, emendas com papel colado e notas explicativas entre os sistemas] e partes (vl-I , vl-II, vla, vlc e ctb). MCG-Campinas.

[Ao final:] “Executado aos 11 de julho de 1930 / no grande concerto, que a ‘Sociedade Symphonica Campineira’ levou a effeito em homenagem / ao grande Carlos Gomes, no Theatro São Carlos. / A orchestra composta de 60 professores / foi regida pelo maestro Salvador Bove / Sendo presidente e violino director da mesma Symphonica o professor Jorge Whiteman (Campineiro). / Este concerto mereceu a presença illustre das Exmas. S. D. Joaquina e Ana / Gomes, venerandas irmãs do imortal / maestro”. // [Anot. post.:] “Tirada cópia em 9/9/46, para a Sinfônica A. Fonseca”
Ms. cópia de Achille Bernardi, partt. [correções com a mesma caligrafia]; ms cópia desc. [terceira caligrafia], partes (vl-I , vl-II, vla, vlc e ctb). MCG-Campinas.

Cópia eletrost. de ms cópia de Ângelo Lourenço Cella, São Paulo, abr-maio 1936 [para as Comemorações do Centenário de Carlos, quando foi executada], partes (vl-I , vl-II, vla, vlc e ctb), 10p, 11p, 11p, 10p, 6p. O conjunto documental consiste de 3 partes completas de cada instrumento, uma de cada trazendo a indicação “MATRIZ” no topo; e datação na últ. pág. de cada parte – ctb: “Copia L. Cella / S. Paulo 29/4/36”, parte de vlc: “Copia Lourenço Cella / S. Paulo 28/5/36”, parte de vla: “Copia Lourenço Cella / S. Paulo 8/5/36 / R. 13 de Maio 223”, parte de vl-II: “Copia Lourenço Cella / S. Paulo 6/5/36”, parte de vl-I: “Copia Lourenço Cella / S. Paulo 28/5/36”. Também em microfilme. BNRJ: M785.75 / G-I-1

Ms. cópia Borman Lima, Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, partt. e partes, [c. 1979]. Acervo OSMC.

Edição(s)
Localização: Biblioteca Nacional – Divisão de Música e Arquivo Sonoro (Rio de Janeiro); Universidade Federal da Bahia; Musimed

Descrição:
“Sonata para cordas / Carlos Gomes / ‘edição desta obra (até então inédita) / comemora o 4º aniversário da AMAR-Asso- / ciação de Músicos, Arranjadores e Regen- / tes./ Rio de Janeiro, 26/09/1984”.
Rio de Janeiro, Coomusa, c. 1982, rev. Nelson de Macedo, partt, 39p. BNRJ: M785.75 / G-I-1a

Brasília: Assunto Grave Edições Musicais, partt p/ orq de cordas e partes, revisão de Ricardo Vasconcelos, 2005. Musimed: http://www.musimed.com.br/sonata-para-cordas-p6559/

Edição acadêmica: José Maurício Valle Brandão e Maíra Cimbléris, partt e partes, Anexo II (p. 245-339) in Brandão, José Maurício Valle. Tempo e espaço da sonata para cordas “O burrico de pau” de Carlos Gomes: uma análise estético-interpretativa em música sinfônico-camerística brasileira no séc. XIX. Tese de Doutorado (Execução Musical / Regência Orquestral), Programa de Pós-graduação em Música, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2009. Disponível em http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9079