A VIDA E A OBRA DO MAESTRO

OBRAS

Faça uma busca ou veja a lista completa das obras:

Filtros
Título

Título

Gênero

Local e ano de composição

MARIA TUDOR

ópera

1878

Instrumentação

vozes solistas, coro e orquestra
[solistas (3S, 2T, Btn, 3B), coro (SATB) e orq (picc, fl, ob-I e II, cln-I e II, clarone, tpa-I, II, III e IV, tpt-I e II, fg-I e II, tbn-I, II e III, tb, timp, cx, ptos, trg, bbo, hpa, vln-I e II, vla, vlc, ctb e banda de cena)

Local e ano de estreia: Milão, Teatro alla Scala, 27 março 1879, Franco Faccio, reg. Estreia Brasil: Rio de Janeiro, Teatro Municipal, 1933
Idioma: italiano
Atos/movimentos: 4
Personagens e vozes: Maria Tudor (S dram.), Giovanna (MS dram.), Fabiano Fabiani (T), Don Gil de Tarragona (Btn), Gilberto (B), pagem (S), Lord Montagu (T), Lord Clinton (B) e Arauto (B)
Libreto / Letra – Autor: Emilio Praga (1839-1875); Angelo Zanardini (1820-1893) e Ferdinando Fontana (1850-1919); baseado no drama Marie Tudor (1833), de Victor Hugo (1802-1885)

“Maria Tudor / dramma lirico in quattro atti / di Emilio Praga / musica di A. Carlos Gomes / [no topo do frontispício:] Bozza di stampa”
Milão, Regio Stabilimento Ricordi, [c.1878-9], brochura de pré-impressão, 62p. Biblioteca Nazionale Braidense: RACC.DRAM.6309/ 02

“[capa:] Gomes / Maria Tudor / R. Stabilimento Ricordi / [frontispício:] Maria Tudor / dramma lirico in quattro atti / Emilio Praga / musica di Carlos Gomes / Teatro alla Scala / Quaresima 1879. / Impresa Corti / R. Stabilimento Musicale Tito di Gio. Ricordi / Milano / Napoli – Roma – Firenze / Londra /”
[p. 3:] Personagens e intérpretes: Maria Tudor, Anna D’Angeri; Giovanna, Emma Turolla; Fabiano Fabiani, Francesco Tamagno; Don Gil di Tarragona, Giuseppe Kaschmann; Gilberto, Edoardo De Reszké; Lor Montagu, Argimiro Bertocchi; Lord Clinton, Ermenegildo De Serini
Edição p/ estreia, Milão, T. di G. Ricordi, [1879?], 63p. Biblioteca Pubblica Statale annessa al Monumento nazionale di Montevergine (Mercogliano): 157520 / C 004. 247; Biblioteca Nazionale Centrale (Firenze):                   CF000359190 1 v. / 3016.28 e objeto digital disponível em http://teca.bncf.firenze.sbn.it/ImageViewer/servlet/ImageViewer?idr=BNCF00004519527#page/6/mode/2up; Biblioteca Nazionale Braidense (Milano): 8 900002751 / RACC.DRAM.6309/ 16; Biblioteca e Archivio. Civica Raccolta delle Stampe Achille Bertarelli (Milano): 47317 / (CL).CONS.LIB.L.1; Sistema Bibliotecario di Milano – Biblioteca Sormani(Milano): MUS.M MUS.1.-813 e MUS.M MUS.1.3159; Biblioteca del Conservatorio di Musica San Pietro a Majella (Napoli): 162813 / CARBONARA Lib.17; Biblioteca dell’Istituto Nazionale di Studi Verdiani (Parma): C 14586 / Lib 704; Biblioteca Civica di Varese (Varese): FBA  7189 / V.OP B.38 22; Biblioteca del Conservatorio statale di Musica Gian Battista Martini (Bologna); Biblioteca del Conservatorio di musica San Pietro a Majella (Napoli): Rari 10.9.22/15 / Olim T.1/100; Biblioteca Palatina. Sezione Musicale (Parma): 63569 / F. Libretti, sc.242 / 183; Biblioteca e Archivio Storico del Teatro Regio (Torino): Testa 486; Biblioteca della Fondazione Giorgio Cini (Venezia): ROLANDI ROL.0357.05 / GOM-GON

“Maria Tudor / dramma lirico in quattro atti / di Emilio Praga / musica di A. Carlos Gomes”
Milão, G. Ricordi, [s.d.], 44p. Biblioteca di Storia della Musica Dipartimento di Studi Greco-Latini, Italiani, Scenico-Musicali dell’Università degli Studi di Roma La Sapienza (Roma): LIBR  GO.2 / 1

Mião, G. Ricordi, 1955, 71p. Biblioteca del Dipartimento delle Arti – DAR – Sezione di Musica e Spettacolo – Alma Mater Studiorum – Università di Bologna – (Bologna); Biblioteca del Conservatorio di Musica Giuseppe Verdi (Milano): Libretti O.49; Sistema Bibliotecario di Milano – Biblioteca Sormani (Milano): MUS.D MUS.2.-71; Biblioteca della Fondazione Teatro Massimo (Palermo): LIBRETTI G PRAG 60; Biblioteca civica musicale Andrea della Corte – (Torino): L.O.3556; reimpr., 1960. Biblioteca Civica Giovanni Canna (Casale Monferrato): SPI.D.782.1.PRAGE.1 / CIV-177632; Biblioteca-Archivio del Teatro Municipale Romolo Valli  (Reggio nell’Emilia)

“Maria Tudor. / Drama lírico em 4 atos de Emilio Praga. Música de Carlos Gomes. Traduzido por Alberto de Gervais”. Rio de Janeiro: Livraria Cruz Coutinho, 1879. BAN-UFRJ: LIB 782.12 G633 8 (cópia eletrost.)
Local, época e argumento (resumo):
Londres, 1554. “A ação põe em cena a discutida rainha da Inglaterra e a sua corte dissoluta, descrevendo-nos o desespero da soberana ao ver que o italiano Fabiani, seu favorito, enredara-se em amores plebeus.” (Azevedo, 1938, p. 42)
Observações:
[1] Dedicada a Visconde de Taunay; [2] O Museu Carlos Gomes (Campinas) guarda documentação musical de trechos diversos, mas que não foram aqui incluídos por tratarem-se de cópias e arranjos (Nogueira, 1997, verbete 26); [3] O Museu Imperial (Petrópolis) guarda documentação relativa à cessão dos direitos a Tito di Giovanni Ricordi. (Milão, 01/09/1874)  e ao Editor Ricordi (Gênova, 29/03/1874): Museu Imperial: Gomes, Documentos Textuais / Gomes Antonio Carlos / I-DIG-01.09.1874-Gom.d1-2

Manuscrito(s) autógrafo(s)
Localização: Biblioteca Nacional (Rio de Janeiro) – Divisão de Música e Arquivo Sonoro
Descrição: “Originale / Preludio – Nº 1 – / [carimbo:] Museu Imperial – Arquivo / [tinta original:] Maria Tudor / Dramma lírico in 4 atti / di Emilio Praga / Musica di / A. Carlos Gomes / 1878 / [carimbo:] Museu Imperial / Divisão de Documentação / Histórica / Arquivo/ 13/49 / [outra tinta:] Registro Nº 2121 / Visto per la presentazione fatta alla R. Prefettura di Milano / dalla ditta Tito di Giovanni Ricordi Editrice di Musica / di questa città per gli effetti dele Leggi 25 Giugno 1865 Nº 2337 / e 10 Agosto 1875 Nº 2680 e del Regolamento pure del 10 Agosto / 1875 Nº 22680 sui diritti d’autore. / Milano 10 Aprile 1879 / Il Segretario di Prefettura / [assinatura] / [carimbo:] Preffetura di Milano / [carimbo:] Seção de Musica – Arquivo Sonoro / Biblioteca Nacional RJ” (frontispício, fl. 1)
Ms. aut, partt, 438f [VOL. I: Prelúdio e Ato I, 130f; VOL. II: Ato II, 86f; VOL. III: Ato III, 143f; VOL. IV: Ato IV, 79f]. “Original pertencente à Ricordi de Milão entregue a Sra. Itala Gomes Vaz de Carvalho, filha do compositor, e por esta doado ao Museu Imperial de Petrópolis. Em 1983 transferido a Biblioteca Nacional” (cf. DIMAS-BNRJ). BNRJ: MS/ A-VII-VIII/ G-I-m; BNRJ: microfilme BNRJ: M-78(1); BNRJ: objeto digital disponível em
http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_musica/mas617624/mas617624.pdf
http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_musica/mas617625/mas617625.pdf
http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_musica/mas617626/mas617626.pdf
http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_musica/mas617627/mas617627.pdf
e
http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_musica/mas617624/mas617624.html
http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_musica/mas617625/mas617625.html
http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_musica/mas617626/mas617626.html
http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_musica/mas617627/mas617627.html

“Gran Scena ed Aria. Finale IIº / Maria Tudor / Atto IIº / [carimbo:] Museu Imperial – Arquivo / [carimbo:] Seção de Música – Arquivo Sonoro / Biblioteca Nacional RJ.” [pág. tít., fl. 1]
Ms. aut., partt (canto e pf), 7f. Transferido, em 1983, do Museu Imperial de Petrópolis para a Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. BNRJ: MS/ G-I-25 e objeto digital disponível em:http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_musica/mas617601/mas617601.pdf

Partitura(s) redução para canto e piano
Localização: Biblioteca Nacional (Rio de Janeiro) – Divisão de Musica e Arquivo Sonoro; Universityof Texas-Austin Benson Latin American Collection
Descrição: “Maria Tudor /dramma lírico in quattro atti / di / Emilio Praga / musica di / A. Carlos Gomes / rappresentato per la prima volta nel Teatro Alla Scala in Milano / la Quaresima 1879 / opera completa per canto e pianoforte / riduzione di Nicolò Celega / Proprietá per tutti i paesi – Dep. All’Estero-Ent. Sta.Hall. / Diriti di traduzione riservati / Prezzo neto Fr.15 / Edizioni Ricordi / Milano Napoli Roma Firenze Londra / 265 Regent Street W. / Per la Francia Ed Il Belgio / Durdilly & C., Boulevard Haussmann, 11bis – Paris” [frontispício]
“All’autore del Romanzo brasiliano / “Innocencia” / A. D’Escragnolle Taunay / dedica di cuor el’amico / A. Carlos Gomes” [capa interna]
Edição: Rio de Janeiro: Milão, Ricordi, Ch. 45920, s.d., partt (canto e pf), 297p. BNRJ: M782.1 / G633m; Stanford University Music Library: M1503 G63M3 (Doação: George Purnell). Reimpressão: Edição Comemorativa do Sesquicentenário do Compositor, São Paulo, Ricordi Brasileira/ FUNARTE, 1986. BNRJ: M782.1 / G633m2; University of Texas-Austin Benson Latin American Collection: M 1503 G633 M3 1986

MARCHA NUPCIAL

marcha

c. 1896 (? cf Salles, 1996)

Instrumentação

banda; piano (solo); piano (4m)
[banda: (picc (Réb), fl, rqt, cln-I e II,cln.bx-I e II, tpt, ten-II, euf, cbx, bbdn-I e II, tpa-I e II, btn-I,ob,bbdão, sx-sop,.sx-auto, sx-ten, sx-btn, ten-I, sax-II, sax-III, btn-I e II, bug, tbn-bx, bss (Mib),  timp e  perc.)]

Local e ano de estreia: Rio de Janeiro, (Matriz da Glória) 1 fevereiro 1896
Observações:
[1] composta e dedicada para a solenidade de casamento de Maria Dolores de Albuquerque Melo (cf. Salles, Vicente. “Carlos Gomes compôs marcha nupcial para jovem paraense”, A Província do Pará, Belém, 15 abr. 1996)

Manuscrito(s) cópia(s)
Localização: Biblioteca Nacional – Divisão de Música e Arquivo Sonoro (Rio de Janeiro)

Descrição:
“[Pág. tít. de cada parte:] Marcha Nupcial de Carlos Gomes / [carimbo presente nas partes: “Biblioteca Nacional / Rio de Janeiro”
Ms. cópia, (divs., 27.06 – 08.07/1896), partes (Flautim em Réb/Flauta: “[carimbo:] P. M. D. F. / Grande Conjunto Musical / Em 8 de julho de 1896 / Copiado por Fernando / Eliezer F. Mello / R[? não decifrado] Filho d’O Apollo”, Requinta:  “[carimbo:] Regimento de Cavalaria / da / Brigada Policial / Musica / [carmbo:] P. M. D. F. / Grande Conjunto Musical / Em 27 de junho de 1896”, 2º Clarinetos: “Em 30 de Junho de 1896”, Trompettes: “Em 27 de Junho de 1896”, 2ºs Tenores: “Em 30 de Junho de 1896”, Euphonium, C. Basso (Sib): “Em 27 de Junho de 1896”, 2º Bombardino: “Em 7 de Julho de 1896 / [no verso:] Tem 32 parla / da marcha nupcial”, 2ºs Bombardinos: “Em 7 de Julho de 1896”, 1º Bombardino: “Em 30 de Junho de 1896”, 1º Barytono, Timpano, Oboi/Conductor: “Em 27 de Junho de [18]96”, Bombardom em Mib: “Em 30 de Junho de 1896”, Saxophone Baritono: “Em 27 de Junho de 1896”, Iº Clarineto Basso: “Em 4 de Julho de 1896”, 1º Tenor: “Em 27 de Junho de 1896”, 2º Clarineto Basso: “Em 30 de Junho de [18]96”, Saxopone em Sib: “Em 27 de Junho de 1896”, 1ºs Saxs.: “Em 29 de -6- de [18]96”, Saxophone Soprano: “Em 29 de Junho de 189[6 – mutilado], 2ºs Saxs.: “Em 27 de Junho de 1896 / [no verso:] Antonio Borges de Araujo”, Saxophone em Mib: “Em 29 de Junho de 1896”, 2º Barytono: “Em 30 de Junho de 1896”, Pancadaria: “Em 7 de Julho de 1896”, Bugles: “Em 30 de Junho de 1896”, Trombone Basso: “Em 2 de Julho de 1896”, 2ª Trompa: “Em 29 de Junho de 1896”, 3ºSax, 1ª Trompa: “Em 29 de Junho de [18]96, Basso em Mib: “Em 30 de Junho de 1896”), 35p. BNRJ: MS / G-I-5  e objeto digital disponível em: http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_musica/mas483431/mas483431.pdf.
S/ind, C, Láb, 20c; Cantabile, Réb, 52c; s/ind., Láb, 22c.

Edição(s)
Localização: Biblioteca Nacional – Divisão de Música e Arquivo Sonoro (Rio de Janeiro); Centro Cultural São Paulo – Discoteca Oneyda Alvarenga (São Paulo)

Descrição:
“[dedicatória, à caneta azul:] À Lygia Camila / com grande apreço e / admiração / of [assinatura não decifrada] / Rio, 30/1/1920 / [à tinta:] Marcha Nupcial / Expressamente escripta para / solemnisar feliz consorcio de / D. Maria Dolores / de Albuquerque Mello / por / Carlos Gomes / Rio de Janeiro”)
Rio de Janeiro, Buschman & Guimarães, Ch 3014, partt (pf 4m), 16p. BNRJ: M786.2 / G-I-2
Marcial energico, C, Sib, 18c; Cantabile, Mib, 50c; s/ind, Sib, 22c.

Rio de Janeiro: Sampaio Araújo & Cia. Ch 3664, partt (pf), 6p. BNRJ: M786.1 / G-I-5

Patrono da Música Brasileira: A Carlos Gomes. Rio de Janeiro, Arthur Napoleão, Ch AN-2121, 1968, partt (pf; transcr. Souza Lima), p.32-40. Reimpr. Comissão do Sesquicentenário de A. Carlos Gomes, Fermata do Brasil, 1983. BNRJ: M786.109 / G-II-3; CCSP-DOA: P-10.745

MAMMA DICE (Album Vocale II, Nº4)

canção (arietta)

Maggianico, julho 1881

Instrumentação

canto e piano
[canto (S, MS ou Btn) e pf]

Idioma: italiano
Libreto / Letra – Autor: Giuseppe Emilio Ducati ((1849-?) – Nascido em Villa Vicentina, faleceu em local e data ignorados. Poeta apresentado a Giulio Ricordi pelo próprio Carlos Gomes, em 1882. Escreveu os libretos das óperas Alda (musicado por Santana Gomes em 1904, que permanece inédita e Semira, do mesmo Santana Gomes, inacabada. (Tank, 1989, p. 81)

MAMMA DICE
Mamma dice che l’amore
È un orribile tormento
Ma davero quel ch’io sento
È tutto l’altro che dolor!
Mamma dice che l’amor
Apre in sen mortal ferita
Menzogna! Ei trasfonde nuova vita
Nuova vita nel mio cor.
Mamma dice che l’amor
Toglie il sonno e l ‘appetito
Ma il mio sonno è saporito
E alla mensa io mi fo’onor!
Dunque mamma sull l’amore
Non sa proprio quel che dice
Soll’amor può far felice
Non si vive che d’amor!
Mamma dice che l’amor
È una lotta senza gloria
Quanto a me, non c’è vittoria
Che nel campo dell’amor!
Mamma dice che l’amor
È la tomba della pace
Menzogna! Io sostengo ch’è la face,
L’astro, il faro d’ogni cor!
Mamma dice che l’amor
È malefico folletto…
A me pare un angioletto
Un celeste protetor!

Manuscrito(s) autógrafo(s)
Localização: Biblioteca Nacional – Divisão de Música e Arquivo Sonoro (Rio de Janeiro); Museu Carlos Gomes – Coleção Carlos Gomes (Campinas)

Descrição:
“Mamma dice…. / = Arietta per soprano = / Parole di G. E. Ducati / Musica di / A. Carlos Gomes / Luglio 1881 / Maggianico / [no topo, ao centro, em azul:] Nº 4 / [canto sup, dir., em verm.:] 21 / pág. tít.:] per soprano
Ms. aut., partt (canto [S] e pf), 9p. BNRJ: MS / G-I-56 (Coleção Funarte) e objeto digital disponível em http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_musica/mas1009737/mas1009737.pdf
Allegretto Brillante, Réb, 3/4, 3c; Com ingenuitá infantile, Lá, 7c; Allegro, 1c; Meno Mosso, 2c; Iº Tempo, Réb, 9c; Cantabile apassionato (Lostesso movimento), 10c; Lá, 7c; Allegro, 1c; Meno Mosso, 2c; Iº Tempo, Réb, 9c; Cantabile Apassionato (Lostesso movimento), 11c; Allegro, 2c.

“Mamma dice – Arietta para meio soprano”
Ms. aut., partt (canto [MS] e pf). MCG: ver Nogueira, 1997, verbete 11

Edição(s)
Localização: Biblioteca Nacional – Divisão de Música e Arquivo Sonoro (Rio de Janeiro); Centro Cultural Banco do Brasil  – Coleção Mozart de Araújo (Rio de Janeiro); Biblioteca del Conservatorio Statale di Musica Vincenzo Bellini (Palermo); Biblioteca del Conservatorio di Musica Giuseppe Verdi (Milano); Biblioteca Musicale Governativa del Conservatorio di Musica S. Cecilia (Roma); Bibliothèque Nationale de France (Paris); Biblioteca do Instituto d
Descrição:
Album Vocale [II, N. 4]. Milão, Ricordi, Ch 47903, 1882, partt (canto [S] e pf), 8p. Biblioteca del Conservatorio di Musica Giuseppe Verdi: A.55.77.40; Biblioteca del Conservatorio di Musica San Pietro a Majella: 165502 / ANTICO Arie App. G 38; Biblioteca del Conservatorio Statale di Musica Vincenzo Bellini: MUS. 18 C 332; Biblioteca Musicale Governativa del Conservatorio di Musica S. Cecilia: Diritti d’autore B.821.108; BNRJ: M784.3 / G-IV-32 (cópia eletrost)

Milão, G. Ricordi, Ch. nº E54192E, 1882, partt (canto [MS ou Btn] e pf), 9p (“transportata per mezzo sop. o bar.”). Biblioteca del Conservatorio di Musica Giuseppe Verdi: A.55.77.34

“Mamma dice: Arietta per soprano / Parole di G. Ducati / Musica di Carlos Gomes”
Rio de Janeiro, Sampaio Araujo, Ch 6719, partt (canto e pf), 7p. BNRJ: M784.3 / 6-IV-32a; FRBNF43019226 / Richelieu G-6361

“Romances, Melodias, Etc / Para canto com acompanhamento de Piano / Grande Estabelecimento de Pianos e Musicas / de / Arthur Napoleão & C. / Rio de Janeiro”
Rio de Janeiro: Arthur Napoleão & C., Ch 6719, partt (canto [S] e pf), 6p. CCBB-RJ: P646 (Coleção Mozart de Araújo)

“Canto italiano / Collecção de Romances, Melodias, Duettos etc etc. / Para canto com acompanhamento de Piano / Casa Arthur Napoleão / Establecimento de / Pianos e Musicas / de/ F. de Sampaio / Avenida Central, 122 / Rio de Janeiro [ex. com autógrafo de Paulo Fortes] / [alto relevo:] Coleção / Mozart de Araujo”
Rio de Janeiro, Casa Arthur Napoleão / F. de Sampaio, Ch 3555, partt (canto [MS] e pf), 6p. CCBB-RJ: P645 (Coleção Mozart de Araújo)
Allegretto Brillante, Sib, 3/4, 3c; Com ingenuitá infantile, Réb, 7c; Allegro, 1c; Meno Mosso, 2c; Iº Tempo, Sib, 9c; Com slancio e cantabile apassionato (Lostesso movimento), 10c; Réb, 7c; Allegro, 1c; Meno Mosso, 2c; Iº Tempo, Sib, 9c; Cantabile Apassionato (Lostesso movimento), 11c; Allegro, 2c.

Canções de Carlos Gomes. Rio de Janeiro, FUNARTE, 1986, partt (canto e pf). Niza de Castro Tank e Achille Picchi, revisão. BNRJ: M784.3 / G-II-54; BIA-UNICAMP: E-2437 / G585c; University of Texas-Austin Benson Latin American Collection: M 1620 G657 C3 1986; University of California Los Angeles – Southern Regional Library Facility: M1620.G653 C3 1986

TANK, Niza de Castro. Minhas pobres canções: Antônio Carlos Gomes. São Paulo, Algol, 2006, partt (canto e pf), Achille Picchi, revisão musicológica. BNRJ: DIMAS 780.092; BIA-UNICAMP: 780.981 / T156m; University of Texas-Austin Benson Latin American Collection: M 1620 G657 M56 2006; Stanford University Music Library: M1620 .G653 M56 2006

MA!

canção

Instrumentação

canto e piano
[Bar e pf]

Observações:
[1] Dedicada a Pilade Pollazzi (Florença, 1852-1940), escritor, jornalista, fundador e diretor da revista Scena illustrata (1865-1935).

Manuscrito(s) autógrafo(s)
Localização: Ms. aut. não localizado; apenas facsimile.

Descrição:
“Ma!” / al mio caro amico P. Pollazze / A. C. Gomes”
Ms. aut., (canto [Bar] e pf), 2p. Facsimile do ms aut., descrito como “ária inédita para baritono e piano”, foi publicado em Scena illustrada, 15 outubro 1931, volume comemorativo do 35º aniversário da morte de Carlos Gomes; e reproduzido em A. Carlos Gomes: Carteggi italiani 3. Parma: Tecnografica, 2002.
Andante, 6/8, Sib, 16c.

LONTANA!

canção

Instrumentação

canto e piano
[canto (MS) e pf)

Idioma: italiano
Libreto / Letra – Autor: : Alessandro Casati

LONTANA
Tu sei lungi da me, pur nel mio core
Parmi averti vicino,
E nell’effluvio del piú dolce amore
Carezzar le tue chiome, il tuo visino.
Tu sei lungi da me pur messaggero
-Se illusion non è-
E ratto come il volo del pensiero,
L’aura mi viene a favellar di te.
Tu sei lungi dame… ma la mattina
-Schiuse le luci al giorno-
Mi sembra di baciar la tua manina
E di vederti in ogni oggetto intorno,
E della voce tua la melodia
Parmi intender ognor;
Sebben lungi da me, diletta mia,
Per te sospiro e ti conservo in cor.

Observações:
[1] Dedicada à soprano dramático A[nna]. de Lacerner

Edição(s)
Localização: Biblioteca Nacional – Divisão de Música e Arquivo Sonoro (Rio de Janeiro); Centro Cultural Banco do Brasil – Coleção Mozart de Araújo (Rio de Janeiro); Biblioteca do Instituto de Artes – Universidade Estadual de Campinas; University of Texas-Austin Benson Latin American Collection; Stanford University Music Library; University of California Los Angeles

Descrição:
“All’esimia cantante / A. de Lacerner / Lontana!… / Parole di / Alessandro Casati / Musica di / A. C. Gomes / Pianos Musica / Isisdoro Bevilacqua / Rio de Janeiro / 43 Rua dos Ourives 43 / São Paulo 84 Rua S. Bento 84 / Officina Zinco – Typo – Tachigraphico-Musical. Systema privilegiado / [na folha de rosto:] per mezzo soprano [pág. tít., verso, poesia utilizada na composição] / [contracapa, anúncio de composições de A.] “Carlos Gomes FOGLI D’ALBUM /per pianoforte (3$000) 2553 – 1. Storiella marinaresca / 2657 -2. Spagnoletta / 2660 – 3. Da ridere / per soprano (2$000) 2640 – 4. Ave Maria / per mezzo soprano (2$000) 2643 – 4 (bis) Ave Maria / per mandollino e pianoforte (2$000) 2655 – 5. Al chiaro di luna, meditazione / ROMANZE / per mezzo soprano (2$000) 2646 – 6. Dolce rimprovero / per soprano o mezzo soprano (2$000) 2644 – 7. Lontana / per soprano o tenore (1$500) 2648 – 8. Tu m’ami / per basso (1$500) 2649 – 9. Notturno /  per soprano o mezzo soprano (1$50) 2659 – 9 (bis) Notturno / per mezzo soprano (2$000) 2641 – 10. Sempre teco / per mezzo soprano o barítono (1$500) 2650 – 11. Addio”
I. Bevilacqua (RJ/SP), Ch. nº 2644, partt (canto [MS] e pf), 4p. CCBB-RJ: P644 (Coleção Mozart de Araújo); BNRJ: Império / B-II-81 e objeto digital disponível em http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_musica/mas518917/mas518917.pdf
http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_musica/mas518917/mas518917.html
Andante, Mib, 3/4, 17c; Poco Piú Animato, Sol, 6c; Mib, 19c.

Canções de Carlos Gomes. Rio de Janeiro, FUNARTE, 1986, partt (canto e pf). Niza de Castro Tank e Achille Picchi, revisão. BNRJ: M784.3 / G-II-54; BIA-UNICAMP: E-2437 / G585c; University of Texas-Austin Benson Latin American Collection: M 1620 G657 C3 1986; University of California Los Angeles – Southern Regional Library Facility: M1620.G653 C3 1986

TANK, Niza de Castro. Minhas pobres canções: Antônio Carlos Gomes. São Paulo, Algol, 2006, partt (canto e pf), Achille Picchi, revisão musicológica. BNRJ: DIMAS 780.092; BIA-UNICAMP: 780.981 / T156m; University of Texas-Austin Benson Latin American Collection: M 1620 G657 M56 2006; Stanford University Music Library: M1620 .G653 M56 2006

LO SIGARETTO (Album Vocale I, Nº1)

canção (canzonatura)

Milão, janeiro 1881

Instrumentação

canto e piano
[canto (T) e pf]

Idioma: italiano
Libreto / Letra – Autor: Antonio Ghislanzoni ((1824-1893)  – “Libretista e literato italiano, estudou medicina e iniciou carreira de cantor (baritono), dedicando-se, em seguida, ao jornalismo e a literatura. Foi Diretor da Rivista Minima (1865-1878) e redator da Gazzetta Musicale di Milano (1866-1872). Autor de novelas em versos e romances, escreveu cerca de 85 libretos entre os quais Edmea (1866) para Catalani, Aida (1870) e a nova versão de La Forza del Destino (1869) para Verdi.” (Tank, 1989, p. 88)

LO SIGARETTO
Io so che di fumare
Prendi talor diletto;
Ecco lo sigaretto
Ch’io preparai per te.
Delle tue labra care
I premiti amorosi
Rimandin gli odorosi
Globi di fumo a me.
E mi parrà, spirando
La nube profumata,
Un’aura imbalsamata
Di tua beltà gioir.
E mi parrà baciando
Quei globuli fuggenti
Baciarti i labbri ardenti
E suggerne i sospir.

Manuscrito(s) cópia(s)
Localização: Biblioteca Alberto Nepomuceno – Escola de Música – Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro)

Descrição:
“Lo sigaretto / Canzonatura / Tenore / Gennaio 1881 / (canto e piano) / Edição Ricordi”
Ms. cópia, partt (canto [T] e pf), 3p. BAN-UFRJ: MS / G-II-34

Edição(s)
Localização: Biblioteca Nacional – Divisão de Música e Arquivo Sonoro (Rio de Janeiro); Biblioteca del Conservatorio di Musica Giuseppe Verdi (Milano); Biblioteca Musicale Governativa del Conservatorio di Musica S. Cecilia (Roma); Biblioteca del Conservatorio di Musica San Pietro a Majella (Napoli); Biblioteca do Instituto de Artes – Universidade Estadual de Campinas; University of Texas-Austin Benson Latin American Collection; Stanford University Music Library; University of Californ
Descrição:
Album vocale : 5 canzonature [I, N. 1]. Milão, Ricordi, Ch 47895, 1882, partt (canto [T] e pf). Biblioteca del Conservatorio di Musica Giuseppe Verdi: A.55.77.39; Biblioteca Musicale Governativa del Conservatorio di Musica S. Cecilia: Diritti d’autore B.821.107.1; Biblioteca del Conservatorio di Musica San Pietro a Majella; BNRJ: M784.3 / G-IV-34

Canções de Carlos Gomes. Rio de Janeiro, FUNARTE, 1986, partt (canto e pf). Niza de Castro Tank e Achille Picchi, revisão. BNRJ: M784.3 / G-II-54; BIA-UNICAMP: E-2437 / G585c; University of Texas-Austin Benson Latin American Collection: M 1620 G657 C3 1986; University of California Los Angeles – Southern Regional Library Facility: M1620.G653 C3 1986

TANK, Niza de Castro. Minhas pobres canções: Antônio Carlos Gomes. São Paulo, Algol, 2006, partt (canto e pf), Achille Picchi, revisão musicológica. BNRJ: DIMAS 780.092; BIA-UNICAMP: 780.981 / T156m; University of Texas-Austin Benson Latin American Collection: M 1620 G657 M56 2006; Stanford University Music Library: M1620 .G653 M56 2006

LO SCHIAVO

ópera

Milão, 1883-1889

Instrumentação

vozes solistas, coro e orquestra
[solistas (2S,1T,2Bar,3B), coro (SATB) e orq (picc, fl-I e II, ob-I e II, cl-I e II, fg-I e II, tpa-I, II, III e IV, tpt-I e II (trombe), tpt-III e IV (cornette), tbn-I, II e III, tba (cimbasso) / hpa / timp, perc [sinos, cariilhão, bombo, pratos, tambores, trg], vln-I, vln-II, vla, vlc, ctb, música de cena (misuca di scena)]

Local e ano de estreia: Rio de Janeiro, Teatro Lírico (Imperial Teatro D. Pedro II), 27 setembro 1889; Carlos Gomes, reg.
Idioma: italiano
Atos/movimentos: 4
Personagens e vozes: Iberê (bar.), Ilara (sop.), Conde Rodrigo (b.), Américo (ten.), Condessa de Boissy (sop.), Gianfera (bar.), Goitacá (b.) e Lion (b.)
Libreto / Letra – Autor: Rodolfo Paravicini (1828-1900); baseado no argumento de Alfredo d’Escragnolle Taunay, Visconde de Taunay (1843-1899).

“Lo Schiavo / Drama Lirico in Quattro Atti / di / Alfredo Taunay i Rodolfo Paravicini / Musica di / A. Carlos Gomes / Proprietá degli Editori per tuttit i paesi. – Deposto a scena dei trattati internazionali. / Tutti i diriti d’esecuzione, rappresentazione, riproduzione, traduzione e transcrizione sono riservati.”
Milão: G. Ricordi & C., [18–?], 55p. [libreto, p. 1-47; catálogo da editora, 49-55]. BAN-UFRJ: LIB 782.12 G633 1a ex. 1, ex.2 e ex.3.
Library of Congress (Washigton, D.C.), Albert Schatz Collection: ML48 [S3996]. Objeto digital disponível em:
https://lccn.loc.gov/2010662196
http://hdl.loc.gov/loc.music/musschatz.15585

Objeto digital disponível em:
https://archive.org/details/loschiavodrammal00gome
https://ia600300.us.archive.org/24/items/loschiavodrammal00gome/loschiavodrammal00gome.pdf

Local, época e argumento (resumo):
Brasil, 1567 (alteração do original de Taunay, séc. XVIII).
“Baseada em um argumento brasileiro, retratando índios e colonizadores. Descreve Iberê, um escravo, obrigado por seu senhor, Conde Rodrigo, a casar-se com a índia Ilara, a quem ama, porém considera como uma irmã, uma vez que tem conhecimento que seu coração pertence a Américo, o filho do conde, o qual havia se apaixonado por ela, sendo correspondido. Iberê, então, controla-se, pois é eternamente grato a Américo, que certa vez preveniu-lhe por ser açoitado pelo administrador do manor. O conde planeja o casamento de Iberê com Ilara para mantê-la distante de seu filho, uma vez que considera tal união um dissabor para o seu lar. Libertos, Ilara e Iberê vivem na floresta, onde os homens da tribo de Iberê procuram-no, para que ele assuma a chefia e liderem-nos na luta contra os homens brancos. (contexto da Conferederação dos Tamoios). Solidário com os da sua raça, Iberê é forçado a traí-los, quando, sendo responsável por Américo, quando este é trazido a ele como prisioneiro, liberta-o, permitindo Ilara partir com o amado. Então, diante da multidão que está se aproximando e reclamando a vida do prisioneiro, o índio sacrifica-se, oferecendo-se, assim, como um holocausto em troca da liberdade de Américo.” (Azevedo 1947: 10).
Observações:
[1] Dedicada a Princesa Isabel; [2] Estreada no aniversário da Princesa Isabel, 27 setembro 1889;

Manuscrito(s) autógrafo(s)
Localização: Não localizado.
Descrição:

Manuscrito(s) cópia(s)
Localização: Sucursal da Ricordi, São Paulo; Acervo Particular Roberto Duarte (cópias xerográficas).
Descrição: O material [de orquestra utilizado na época] se encontra com a sucursal brasileira da casa G. Ricordi & C. [não localizado]. (Azevedo, 1938, p. 43)

MATERIAL RICORDI 1
“Carlo Gomes  / Lo Schiavo / Atto I” (vol. I, 198p); “Carlo Gomes  / Lo Schiavo / Atto II” (vol. II, 187p); “A. C. Gomes  / Lo Schiavo / Melodramma lirico in 4 atti / Atto 3º” (vol. III, 158p), [carimbo no rodapé da página 3:] “Proprietá / G. Ricordi & C. Milano”; [anot. post., outra caligrafia:] “Eleazar de Carvalho / 1942”; [anot, post., outra caligrafia:] “Mario de Bruno / 1950-1959”; “Carlo Gomes / Lo Schiavo / Atto 4º” (vol. 4, 175p). [Os volumes apresentam várias caligrafias]

MATERIAL RICORDI 2
“A. Carlos Gomes / Lo Schiavo / Opera in 4 Atti / Atto 1º // [topo da página à direita:] 8029/4 ”, [carimbo:] “Arquivo OSMG – FCS / Autor Nº 0021 / Peça Nº 020” (vol. 1, p. 1-187); “Atto 2º // [topo da página à direita:] 8029/4”” (vol. 2, p. 188-338); “Atto 3º // [topo da página à direita:] “8029/4”, [carimbo:] “Arquivo OSMG – FCS / Autor Nº 0021 / Peça Nº 020” (vol. 3, p. 340-468); “Atto IV // [topo da página à direita:] “8029/4”, [carimbo:] “Arquivo OSMG – FCS / Autor Nº 0021 / Peça Nº 020” (vol. 3, p. 470-617). [Todos os volumes com a mesma caligrafia].

Obs.: Descrição do material feita com base nas cópias eletrostáticas do maestro Roberto Duarte, gentilmente cedidas para consulta.

Partitura(s) completa(s)
Localização: FUNARTE
Descrição: “A. Carlos Gomes / Lo Schiavo / Drama Lírico em 4 atos / Libreto de Rodolfo Paravicini, / sobre um original de Alfredo Taunay”
Edição: Rio de Janeiro, FUNARTE / Duarte Produções de Arte, 2016. Revisão e edição de Roberto Duarte. (4 vols. [vol I: Preludio e Ato I, 154p.; vol II: Ato II.,133p.; vol III: 118p.; vol IV: ato Ato IV, 140p], 545p.). O volume I inclui foto de Carlos Gomes; transcrição da dedicatória “À Sua Alteza Imperial / a sereníssima Princeza d. Izabel / Condessa d’Eu / Regente do Império”; facsimile da carta manuscrita, 2p., de Carlos Gomes oferecendo a opera à Princesa Izabel, datada “Milão 29 de Julho / de 1888”; orquestração; lista de personagens/vozes; e sumário geral da obra.
Esta edição moderna substituiu trecho do Ato IV, conforme edição de época:
Finale Quarto “Ah”sciagurati” [acrescentou trecho em substituição aos compassos 1-7] de Finale Quarto “Ah! Olà! Ché tardi?”
“Os compassos de A até W [c. 1-22] não constam das cópias manuscritas existentes (não originais) das partituras orquestrais, mas estão na primeira edição da redução para canto e piano. A orquestração é do revisor.” (Duarte, p. 361)

Edições do Prelúdio (orquestra)
“Lo schiavo / Il mattino. Preludio / A. C. Gomes / riduzione per piccola orchestra di Vincenzo Billi”
Ed. Milão: G. Ricordi & C. (1927), Ch. 120642, partt (pf, fl, ob, cl, fag, cor, tr, trb,  trb2, trb3, perc, harm, vl-condut, vl-ob, vl2, vla, vlc, cb). Biblioteca del Conservatorio di Musica Domenico Cimarosa (Avellino) e Biblioteca Nazionale Centrale (Florença)

“Lo Schiavo / ato IV-prelúdio orquestral-Alvorada / A. Carlos Gomes”
Edição: São Paulo, Ricordi Brasileira/FUNARTE, 1986, partt (orq), 24p. + partes. BNRJ: M785.1 / G-I-10a (Edição comemorativa do sesquicentenário do compositor cf DIMAS-BNRJ)

“Lo Schiavo / atto 4o. preludiointermezzo / Alvorada / A. Carlos Gomes”
Edição? Ms? (cópia eletrost.), partt (18p) + partes (45p), 63p. BNRJ: M785.1 / G-I-10

Partitura(s) redução para canto e piano
Localização:
Descrição: “Lo Schiavo / opera completa per canto e pianoforte / Carlos Antonio Gomes / dramma lirico in quattro atti di Rodolfo Paravicini / riduzione di G. Loscar / [dedicatória:] alla princ. D. Izabel Condessa d’Eu Regente do Imperio, 1888/ [2ª dedicatória:] al mio caro compagno d’arte L[eopoldo]. Mugnone, 1890 / Primma rappresentazione: Rio de Janeiro, Teatro Imperiale Don Pedro II, 27 settembre 1889”
Edição: Milão: Ricordi (1888), Ch 52989, [redução] partt (canto e pf), 394p. BNRJ: OR/ A-II/ M-102 (‘Exemplar com dedicatória autografada do compositor’ cf DIMAS-BNRJ); Biblioteca comunale Sabino Loffredo (Barletta), Biblioteca civica Angelo Mai e Archivi storici comunali (Bergamo) [coleção] MUSIC.4.319, Biblioteca musicale Gaetano Donizetti (Bergamo), Biblioteca comunale (Como), Biblioteca del Conservatorio di musica Giuseppe Verdi (Milão), Biblioteca dell’Accademia nazionale di scienze, lettere ed arti (Módena), Biblioteca del Conservatorio statale di musica Vincenzo Bellini (Palermo), Biblioteca e Archivio musicale dell’Accademia nazionale di S. Cecilia (Roma) [coleção] V. Bellezza Spart.23 e Biblioteca della Fondazione Ugo e Olga Levi (Veneza) [coleção] Levi C.1654

“Lo Schiavo / opera completa per canto e pianoforte / Carlos Antonio Gomes / dramma lirico in quattro atti di Rodolfo Paravicini / riduzione di G. Loscar / [dedicatória:] A Sua Alteza Imperial a Serenissima Princeza D. Izabel condessa d’Eu regente do Imperio”
Edição: Milão: G. Ricordi & C. (1889?), Ch. 52989, [redução] partt. (canto, coro e pf), 402p. Biblioteca Palatina. Sezione musicale (Parma)

“Lo Schiavo / dramma lirico in quattro atti / di Rodolfo Paravicini / musica di A. Carlos Gomes”
Edição: Milão: G. Ricordi & C. (1927?), Ch. 52989, [redução] partt. (canto e pf), 394p. Biblioteca civica Angelo Mai e Archivi storici comunali (Bergamo) e Biblioteca musicale Gaetano Donizetti (Bergamo).
“Lo schiavo / dramma lirico in 4 atti / di Rodolfo Paravicini / musica di A. Carlos Gomes / opera completa per canto e pianoforte riduzione di G. Loscar / [dedicatória:] alla principessa Izabel”
Ed. Milão: G. Ricordi & C. (1919), Ch 52989, partt. (canto e pf), 394p. Archivio musicale Fondazione Teatro alla Scala (Milão)

“La Schiavo / dramma lirico in quattro atti di Rodolfo Paravicini / musica di A. Carlos Gomes / opera completa per canto e pianoforte, riduzione di G. Loscar”
Ed. Milão: G. Ricordi & C. (191?), Ch 52989, partt. (canto e pf), 392p. Museo internazionale e Biblioteca della musica di Bologna (Bolonha), Biblioteca del Dipartimento delle Arti – Alma Mater Studiorum – Università di Bologna (Bolonha) e Biblioteca del Conservatorio di musica S. Giacomantonio (Cosença)

“Lo Schiavo / Dramma lirico in quattro atti di Alfredo Taunay e Rodolfo Paravicini / Riduzione per canto e pianoforte di G. Loscar”
Ed. Milão: G. Ricordi e C. (1955), Ch 52989, partt (canto e pf), 371p. BNRJ: M782.1/ G633s3; Biblioteca del Dipartimento di musicologia e beni culturali dell’Università di Pavia (Cremona), BNCFirenze e BNCRoma. Reimpressão: Edição Comemorativa do Sesquicentenário do Compositor, São Paulo/ Rio de Janeiro, Ricordi Brasileira/ FUNARTE, 1986, partt (canto e pf), 371p.  BNRJ: M782.1/ G633s2.

Edição: Rio de Janeiro, Fundação Nacional de Arte – FUNARTE / Duarte Produções de Arte Ltda., 2016. (redução para piano e revisão de Roberto Duarte). partt. (canto e pf), 372p.

Edições do Prelúdio (redução para piano solo ou 4 mãos)
“Lo Schiavo / A Manha / Prelúdio / transcrição de Souza Lima”
Edição: São Paulo, Ricordi Brasileira, 1985, Ch. B.R. 357, partt (pf solo), 6p. BNRJ: M786.109 / G-I-19a

“Lo Schiavo / A Manha / Prelúdio para piano a duas mãos / transcrição de Souza Lima”
Edição: São Paulo, Ricordi Brasileira (19–), Ch. B.R. 7171, partt (pf 4m), 7p. BNRJ: M786.109 / G-I-19

LISA ME VOSTU BEN?

canção (canzonetta veneziana)

Milão, 12 junho 1869

Instrumentação

canto e piano

Idioma: italiano
Libreto / Letra – Autor: autor desconhecido

LISA, ME VOS TU BEN?
Sempre me disse Piero,
Lisa, me vos tu ben?
E mi, per dir el vero
De si che digo in pien.

Ma un si che in certo modo
No par fio de l’amor
Un si che lassa un vodo
Da far tremar il cor.

Un si che no xe si
E no xe gnanca no
Un si che so dir mi
Per la rason che go.

Esta rason xe ora
E dirvela convien…
Per far ch’el diga ancora
Lisa, me vos tu ben?

Observações:
[1] Dedicada a Antonio Pavan

Manuscrito(s) autógrafo(s)
Localização: Biblioteca Nacional – Divisão de Música e Arquivo Sonoro (Rio de Janeiro)
Descrição:
“Al mio distinto amico / Cavº Antonio Pavan / “Lisa me vostumi vos’ tuben?” / Canzonetta Veneziana / Parole di / Musica di / A. Carlos Gomes / Milano 12 Giugno / 1869 / Nº 18164. / Proprietá / [não decifrado] li 17 Giugno 1869 / [não decifrado] 4. / [carimbos:] Museu Imperial / Divisão de Documentação / Histórica / Arquivo / 36/49 [e] M.E.C. – Museu Imperial / Casa Cláudio de Souza / Reg. Geral nº 15.669 / Reg. nº 1477 / [pág. tít., carimbo:] Museu Imperial/ Arquivo” (acompanha cópia integral da poesia utilizada na composição [ms.,1p.])
Ms. aut., partt (canto e pf), 4p. BNRJ: MS / G-I-34 e objeto digital disponível em http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_musica/mas617649/mas617649.pdf
Allegro leggero brillante, Mib, 3/4, 8c; Andantino Mosso, 8c; Piú animato assai, 8c; Allegro leggerissimo staccato, 5c; Andantino mosso, 8c; Allegro leggero staccato, 7c; Largo spressivo, C, 2c; Allegro leggerissimo, 3/4, 10c. (alguns compassos não preenchidos ao fim da 4ª e da última seção)

Edição(s)
Localização:  Biblioteca del Conservatorio di Musica Giuseppe Verdi (Milão); Archivio Musicale del Seminario Diocesano (Brescia); Biblioteca del Conservatorio Statale di Musica A. Pedrollo (Vicenza); Biblioteca Nacional – Divisão de Música e Arquivo Sonoro (Rio de Janeiro); Biblioteca do Instituto de Artes – Universidade Estadual de Campinas (Campinas, SP); University of Texas-Austin Benson Latin American Collection; Stanford University Music Library; Univer
Descrição:
“Lisa me vostu ben? / canzonetta veneziana / in chiave di Sol con accomp.to di pianoforte / musica di A. Carlos Gomes // [topo do frontispício:] “Al mio distinto amico Cav. Antonio Pavan”
Milão, F. Lucca, Ch 18164, [c. 1860], partt (canto e pf), 4p. Biblioteca del Conservatorio di Musica Giuseppe Verdi (Milano): RIMUS.E.196.8; Archivio Musicale del Seminario Diocesano (Brescia); Biblioteca del Conservatorio Statale di Musica A. Pedrollo (Vicenza)

Canções de Carlos Gomes. Rio de Janeiro, FUNARTE, 1986, partt (canto e pf). Niza de Castro Tank e Achille Picchi, revisão. BNRJ: M784.3 / G-II-54; BIA-UNICAMP: E-2437 / G585c; University of Texas-Austin Benson Latin American Collection: M 1620 G657 C3 1986; University of California Los Angeles – Southern Regional Library Facility: M1620.G653 C3 1986

TANK, Niza de Castro. Minhas pobres canções: Antônio Carlos Gomes. São Paulo, Algol, 2006, partt (canto e pf), Achille Picchi, revisão musicológica. BNRJ: DIMAS 780.092; BIA-UNICAMP: 780.981 / T156m; University of Texas-Austin Benson Latin American Collection M 1620 G657 M56 2006; Stanford University Music Library M1620 .G653 M56 2006

LIÇÃO DE MANDOLINO – BRINCADEIRA MUSICAL

1890

Instrumentação

bandolim

Manuscrito(s) cópia(s)
Localização: Biblioteca Alberto Nepomuceno – Escola de Música – Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro)

Descrição:
“Á gentil Menina Palmira de Freitas / [papel timbrado:] Priprietá del R. Stabilimento Musicale Tito di Gio Ricordi – Milano”
Ms. cópia, partt (bandolim), 8p. Doação Ilara Gomes Grosso. BAN-UFRJ: MS / G-II-7

LAUDAMUS E GRATIAS

música sacra

c. 1868

Instrumentação

solista, coro e orquestra
[solista (S), coro (SATB) e orq (vln-I, vln-II, vla, vlc, bx, fl, ob-I, ob-II, cln-I, cln-II, fg-I, fg-II, tpt-I, tpt-II, tpa-I, tpa-II, tpa-III, tpa-IV, tbn-I, tbn-II, tmp)]

Idioma: latim
Atos/movimentos: II
Observações:
[1] Dedicada a Francisco Manuel da Silva (1795-1865)

Manuscrito(s) autógrafo(s)
Localização: Museu Carlos Gomes – Coleção Carlos Gomes (Campinas)

Descrição:
“Solo de Soprano / Laudamus e Gratias de / Carlos Gomes / Respeitosamente dedicado ao Merito do Sr. Maestro / Francisco Manuel da Silva / Mestre de Capella / e / Camara de S. M. o Imperador / Official da Imperial Ordem da Rosa / e / Diretor do Conservatorio de Musica do Rio de Janeiro”
Ms. aut., partt (S solo, coro [SATB] e orq) + partes (Emigdio, 1868; Sant’Anna Gomes; s/ass, s/d). MCG: Ver Nogueira, 1997, verbete 10