A VIDA E A OBRA DO MAESTRO

OBRAS

Faça uma busca ou veja a lista completa das obras:

Filtros
Título

Título

Gênero

Local e ano de composição

QUADRIGLIA

suite

Milão, 20 maio 1867

Instrumentação

piano (solo); orquestra
[pf ou orq (fl, ob, fg, cln-I e II, tpa-I e II, tbn-I, I e III, timp, vln, vla, vlc, ctb)]

Atos/movimentos: I – Caxoeira; II – Santa Maria; III – Morro alto; IV – Saltinho; V – Mogy Guassú
Observações:
[1] Dedicada ao Comendador Francisco Teixeira Vilella

Manuscrito(s) autógrafo(s)
Localização: Biblioteca Alberto Nepomuceno – Escola de Música – Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro)

Descrição:
Ms aut. partes de orq. BAN-UFRJ: ms não proces. (cf. Volpe, 1994, verbete nº 222)

Manuscrito(s) cópia(s)
Localização: Biblioteca Alberto Nepomuceno – Escola de Música – Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro); Museu Carlos Gomes – Coleção Carlos Gomes (Campinas)

Descrição:
Ms. cópia, partes (fl, ob, fg, cln-I e II, tpa-I e II, tbn-I, II e III, timp, vln, vla, vlc, ctb). BAN-UFRJ: MS-G-II-29.1

“Quadriglia”
Ms. cópia, partt (pf), 9p. BAN-UFRJ: MS-G-II-29

“Caxoeira – Quadrilha para orchestra Composta e dedicada / Ao seu amigo Comendador / Francisco Teixeira Vilella por / Antonio Carlos Gomes (Milano em 20 de maio de 1867) Arranjado pª orchestra por Sant’Anna Gomes / Campinas 2 de 10br  de 1867”
Ms. cópia (1869), partes (vln-I e II, vlc, ctb, fl, cln-I e II, pist-I e II, tbn-I e II, of, bbdn). MCG: Ver Nogueira, 1997, verbete 2

Edição(s)
Localização: Biblioteca Nacional – Divisão de Música e Arquivo Sonoro (Rio de Janeiro); Biblioteca Alberto Nepomuceno – Escola de Música – Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro); Mediateca di Fondazione Scuole Civiche di Milano (Milano); University of Texas-Austin Benson Latin American Collection; University of California Los Angeles

Descrição:
“Caxoeira – Quadriglia / per / pianoforte / Expressamente Composta e Dedicata / Al Suo Amico / F. Teixeira Vilella / (di Campinas) / da / A. Carlos Gomes / 16579 / Fr. 2,25 / Propr. dell’Editore / Milano F. Lucca / Firenze, Ducci / Torino, Blachi / Napoli Girardi e C. / Chiasso, Eterpe Ticinese / [carimbo:] UFRJ – Escola Nacional de Música / Biblioteca Alberto Nepomuceno / [canto sup., à dir., ms:] Oferecido ao Museu pelo / sr. Antonio Mosso em / 19-9-58”
Milão, F. Lucca, Ch 16579, partt (pf solo), 6p. BAN-UFRJ: s/cota
[Caxoeira] s/ind, 2/4, Lá, 32c; [Santa Maria] s/ind, 2/4, Ré, 24c; [Morro Alto], 6/8, si, 34c; [D.S. al fine] 24c; [Saltinho] 2/4, Sol, 24c; [D. S. al Fine] 8c; [Mogy Guassú] 2/4, Sol, 48c.

O Piano Brazileiro de Carlos Gomes. Rio de Janeiro, FUNARTE, 1986, partt (pf), p. 15-22. BNRJ: M786.1 / G-I-56; Mediateca di Fondazione Scuole Civiche di Milano (Milano): 11G1 14; University of Texas – Austin Benson Latin American Collection: M 22 G663 P5 1986; University of California Los Angeles – Southern Regional Library Facility: M22.G667 O2 1986

PROGRESSO!

hino

Lecco, 22 março 1885

Instrumentação

canto e orquestra
[orq (picc, fl, ob-I e II, cl-I e II, fg, tpt-I e II, tpa-I, II, III e IV, cnt-I e II, tbn-I, II e III, bbdão, sstr)]

Local e ano de estreia: Campinas, Exposição Regional de Campinas, 25 Dezembro 1885
Idioma: português
Libreto / Letra – Autor: Carlos Augusto Ferreira (1846 – 1912)
Observações:
[1] dedicado ao povo de Campinas, cidade natal do compositor; [2] Instituído como hino oficial da cidade de Campinas (Lei 7.945, de 27 de junho de 1.994), [3] Carlos Augusto Ferreira – jornalista, proprietário da Gazeta de Campinas [4] Ms (partes) ref arr p/ banda ((Sant’Anna Gomes, 1 março 1900). Ver Nogueira, 1997 verbete 4.

Manuscrito(s) autógrafo(s)
Localização: Biblioteca Nacional – Divisão de Música e Arquivo Sonoro (Rio de Janeiro); Museu Carlos Gomes – Coleção Carlos Gomes (Campinas)

Descrição:
“Progresso! / coro triumphal con accompanhamento de orchestra, banda fanfarras / poesia de Carlos Ferreira / música do campineiro A. Carlos Gomes / Espressamente composto para solemnizar a abertura da Exposição Regional di Campinas no anno de 1885”
Ms. aut. partt (coro e orq), 15p. BNRJ: MS / G-I-p

“Progresso! – Coro Triunfal ao Povo de Campinas / [na vertical:] Proprietá del R. Stablimento Musicale TITO  DI GIO. RICORDI-Milano”
Ms. aut. [?], partes (vl-I e II, vla, vlc, ctb, ftm, fl, ob-I e II, cln-I e II, fg, tpt-I e II, tpa-I, II, III e IV, cnt-I e II, tbn-I, II e III, bbdão, sistro). MCG: Ver Nogueira 1997, verbete 3

“Ao Povo Campineiro / Coro Triumphal / Espressamente composto / para solemnisar a abertura da / Exposição Regional / de Campinas / no anno de / 1885 / Por A. Carlos Gomes / [pt tbn, à lápis:] Trombone em São Paulo / Verissimo Augusto da Gloria”
Ms. aut.[?], partt (red pf). MCG: Ver Lenita, 1997, verbete 3

Edição(s)
Localização: Biblioteca Nacional – Divisão de Música e Arquivo Sonoro (Rio de Janeiro)

Descrição:
“Ao Povo Campineiro / Coro Triumphal / Espressamente composto / para solemnisar a abertura da / Exposição Regional / de Campinas / no anno de / 1885 / com accompanhamento de / Orquestra, Banda e Fanfarra / Poesia de / Carlos Ferreira / Musica de A. Carlos Gomes / (Redução para Coros com acompanhamento de Piano) / Por / G. L. Oscar / Propriedade do Editor / 49792, Fr. 4 / Edizioni Ricordi / Milano – Roma- Napoli – Firenze / Londra, 265, Regent Street. W. / [topo, à dir., carimbo:] Biblioteca / dal Conservatorio G. Verdi / Milano / [rodapé, à esq., carimbo:] Centro Culturale Italo Brasiliano / [p. 1, texto utilizado na composição impresso na íntegra]”
Milão: Ricordi, 1885, Ch j49792j, partt (solo, coro e pf), 7p. BNRJ: M784.2 / G-I-1
Maestoso Energico e Marcate, Non troppo largo, C, Sol, 45c; s/ind, Dó, 23c; CODA, Sol, 7c.

PREGHIERA DELL’ORFANO (Album Vocale II, Nº1)

canção

Milão, janeiro 1881

Instrumentação

canto e pf

Idioma: italiano
Libreto / Letra – Autor: Antonio Ghislanzoni ((1824-1893) – “Libretista e literato italiano, estudou medicina e iniciou carreira de cantor (baritono), dedicando-se, em seguida, ao jornalismo e a literatura. Foi Diretor da Rivista Minima (1865-1878) e redator da Gazzetta Musicale di Milano (1866-1872). Autor de novelas em versos e romances, escreveu cerca de 85 libretos entre os quais Edmea (1866) para Catalani, Aida (1870) e a nova versão de La Forza del Destino (1869) para Verdi.” (Tank, 1989, p. 88)

PREGHIERA DELL’ORFANO
Sonno andato al cimitero
A trovar la madre mia;
Ho baciato il marmore nero
Ove dorme quella pia
E parlandole siccome
Le parlavo lieti dì,
Col suo dolce santo nome
Dal mio cor tal prece usci:
Sarà vero, o madre amata,
Ch’io potrò vederti ancora?
Oltre l’urna desolata
Splende al morti un’altra aurora?
Deh! Tu, o madre, al cor dubbioso
Svela un lembo del tuo ciel
Un abisso tenebroso
S’apre ai varchi dell’avel;
Della vita e della morte
Meditando il gran mister
La mia fede andò smarrita
Si fe notte il mio pensier
Se per sempre orfano io sono
Se qui tutto ha da finir
Troppo orrendo è l’abbandono
Troppo amaro è il sovvenir!

Manuscrito(s) autógrafo(s)
Localização: Biblioteca Nacional – Divisão de Música e Arquivo Sonoro (Rio de Janeiro)

Descrição:
“Preghiera dell’orfano / Parole di A. Ghislanzoni / Musica di / A. Carlos Gomes / Gennaio 1881 / Milano / separati / e complato / 47900 / [no topo, ao centro, em azul:] N. 1 / [canto sup. dir., em verm.:] Voce? 31 / [em cinza:] Sopr. O Tenore / [carimbos:] Museu imperial / Arquivo / 42/49 [e] M.E.C. – Museu Imperial / Casa Claudio de Souza / Reg. Geral nº 15.675 e Reg. nº 1483 / [pág. tít., carimbo:] Museu Imperial / Arquivo”
Ms. aut., partt (canto e pf), 8p. BNRJ: MS / G-I-35  e objeto digital disponível em http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_musica/mas617650/mas617650.pdf
Lentamente, molto languido, Réb, 6/8, 4c; Lento Assai, 8c; Piú mosso e declamano, quase parlato, 5c; Cantabile, Lostesso movimento, 3/4, 17c; Iº Tempo, 6/8, Lá, 4c; Lentamente, come prima, Réb, 8c; Piú mosso, declamato, 5c; Cantabile Lostesso movimento, 3/4, 9c; S/ind., 6/8, 8c.

Edição(s)
Localização: Biblioteca Nacional – Divisão de Música e Arquivo Sonoro (Rio de Janeiro)  Centro Cultural Banco do Brasil – Coleção Mozart de Araujo (Rio de Janeiro)  Biblioteca del Conservatorio di Musica Giuseppe Verdi (Milano), Biblioteca del Conservatorio Statale di Musica Vincenzo Bellini (Palermo) e Biblioteca Musicale Governativa del Conservatorio di Musica S. Cecilia (Roma); Biblioteca do Instituto de Artes – Universidade Estadual de Campinas; University of Texas-A
Descrição:
Album Vocale [II, N. 1]. Milão, Ricordi, Ch 47900, 1882, partt (canto [MS ou Btn] e pf). Biblioteca del Conservatorio di Musica Giuseppe Verdi: A.55.77.40; Biblioteca del Conservatorio di Musica San Pietro a Majella: 165502 / ANTICO Arie App. G 38; Biblioteca del Conservatorio Statale di Musica Vincenzo Bellini: MUS. 18 C 332; Biblioteca Musicale Governativa del Conservatorio di Musica S. Cecilia: Diritti d’autore B.821.108.1; CCBB: P651 (Coleção Mozart de Araújo)

Canções de Carlos Gomes. Rio de Janeiro, FUNARTE, 1986, partt (canto e pf). Niza de Castro Tank e Achille Picchi, revisão. BNRJ: M784.3 / G-II-54; BIA-UNICAMP: E-2437 / G585c; University of Texas-Austin Benson Latin American Collection: M 1620 G657 C3 1986; University of California Los Angeles – Southern Regional Library Facility: M1620.G653 C3 1986

TANK, Niza de Castro. Minhas pobres canções: Antônio Carlos Gomes. São Paulo, Algol, 2006, partt (canto e pf), Achille Picchi, revisão musicológica. BNRJ: DIMAS 780.092; BIA-UNICAMP: 780.981 / T156m; University of Texas-Austin Benson Latin American Collection: M 1620 G657 M56 2006; Stanford University Music Library: M1620 .G653 M56 2006

POVERA BAMBOLA

canção

c. 1885-1890

Instrumentação

canto e piano
[canto (MS) e pf]

Idioma: italiano
Libreto / Letra – Autor: Carlos Gomes (cf. edição Arturo Demarchi, 1889-90 e Tank, 1990, p. 57, 113 e 267)

POVERA BAMBOLA!

Mamma! guarda… la barnbola é caduta
S’è fatta male… tutta rovinata!

Guarda… non vedi?
La manina cadendo s’e guastata…
E il suo visino… e quel nasino… ohimé!
Non ti viene da piangere anche a te?

Povera bambola,
Tanto carina…
Cosi obbediente.
Cosi bellina…

Con quegli occhietti
Con quel visino…
Con quel rossetti,
Da cherubino!

Mamma… alla fiera prendimi con te…
E un’altra bambola compra per me!

Observações:
[1] Dedicada a Clotilde Guimarães

Edição(s)
Localização: Biblioteca Nacional – Divisão de Música e Arquivo Sonoro (Rio de Janeiro); Biblioteca del Conservatorio di musica San Pietro a Majella – (Napoli); Biblioteca del Conservatorio di Musica Giuseppe Verdi (Milano); Biblioteca Musicale Governativa del Conservatorio di Musica S. Cecilia (Roma); Biblioteca do Instituto de Artes – Universidade Estadual de Campinas; University of Texas-Austin Benson Latin American Collection; Stanford University Music Library
Descrição:

“Povera bambola / A. Carlos Gomes / “alla gentile signorina Clotilde Guimarães (di Rio Janeiro)”
Milão, Arturo Demarchi, Ch 312, 1889-1890, partt (canto e pf), 4p. BNRJ: M784.3 / G-IV-30 (cópia eletrost.); Biblioteca del Conservatorio di Musica Giuseppe Verdi (Milano): 46730 / A.55.77.37; Biblioteca Musicale Governativa del Conservatorio di Musica S. Cecilia (Roma): Diritti d’autore B.875.88

“Povera bambola / A. Carlos Gomes / a intelligente menina Clotilde Guimarães”
Ed. s/l, [1896], partt (canto e pf), 3p. Biblioteca del Conservatorio di musica San Pietro a Majella (Napoli): Arie App. G 31

Canções de Carlos Gomes. Rio de Janeiro, FUNARTE, 1986, partt (canto e pf). Niza de Castro Tank e Achille Picchi, revisão. BNRJ: M784.3 / G-II-54; BIA-UNICAMP: E-2437 / G585c; University of Texas-Austin Benson Latin American Collection: M 1620 G657 C3 1986

TANK, Niza de Castro. Minhas pobres canções: Antônio Carlos Gomes. São Paulo, Algol, 2006, partt (canto e pf), Achille Picchi, revisão musicológica. BNRJ: DIMAS 780.092; BIA-UNICAMP: 780.981 / T156m; University of Texas-Austin Benson Latin American Collection: M 1620 G657 M56 2006; Stanford University Music Library: M1620 .G653 M56 2006

PICCOLA POLKA

18 novembro 1867

Instrumentação

piano (solo)

Observações:
[1] Dedicada ao Dr. Theodoro Langgaard

Manuscrito(s) autógrafo(s)
Localização: Biblioteca Nacional – Divisão de Música e Arquivo Sonoro (Rio de Janeiro)

Descrição:
“All’Amico / Cav: Dr: Theodoro Langgaard / Picola = Polka / per Pianoforte / da / A. Carlos Gomes / Nº 16946 / [indecifrado] / [indecifrado] li 18 9bre67. / [rubrica] / [canto sup. esq., em azul:] 794 / [canto sup. dir., em verm.:] 30”
Ms. aut., partt (pf), 7p. BNRJ: MS / G-I-6 e objeto digital disponível em http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_musica/mas483429/mas483429.pdf
Introduzione, Mi, 2/4, 12c; Polka, 28c.; s/ind., Lá, 16c; Mi, 24c; s/ind., Lá, 16c; s/ind., Mi, 11c, [D.C. al segno]; Coda, 17c (vários compassos anulados ao longo da partt).

Manuscrito(s) cópia(s)
Localização: Biblioteca Alberto Nepomuceno – Escola de Música – Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro)

Descrição:
“Piccola Polka / per pianoforte / All’Amico Cava Dre. Theodoro Langgaard”
Ms. cópia, partt (pf) 5p. BAN-UFRJ: MS-G-II-6

Edição(s)
Localização: Biblioteca Nacional – Divisão de Música e Arquivo Sonoro (Rio de Janeiro); Biblioteca Nazionale Centrale (Firenze)

Descrição:
“Piccola polka per pianoforte / di A. Carlos Gomes / All’amico cav.re d.r Teodoro Langgard di Copenaghen”
Milão, F. Lucca, Ch 16946, [1866?], partt. (pf), 5p. Coleção L’ allievo di Terpsicore: collezione di balli da sala per pianoforte dei migliori autori. Serie 4.a. Biblioteca Nazionale Centrale: FI0098 CFICF MUS.a.94/5

Rio de Janeiro, FBN/DIMAS, 1998, partt (pf), 10p. BNRJ: M786.1 / G-X-59a (Projeto MIDI)

“[pág. tít., canto sup, à dir., à lápis:] Sr. Puppo / [últ. pág., carimbo:] Maria Cristina / Prieto Moraes / Campinas-SP. / [alterações informadas pelo editor em notas de rodapé]).
Edição DeltaPy (Brasil), partt (pf), 4p. BNRJ: M786.1 / G-X-59

Ed. s/l: s/ed., partt (pf), 4p. BNRJ: M786.1 / G-X-59 (cópia eletrost.)

PER ME SOLO

canção (bozzetto)

Instrumentação

canto e pf
[canto (Btn) e pf]

Idioma: italiano
Libreto / Letra – Autor: Giuseppe Emilio Ducati ((1849-?) – Nascido em Villa Vicentina, faleceu em local e data ignorados. Poeta apresentado a Giulio Ricordi pelo próprio Carlos Gomes, em 1882. Escreveu os libretos das óperas Alda (musicado por Santana Gomes em 1904, que permanece inédita e Semira, do mesmo Santana Gomes, inacabada. (Tank, 1989, p. 81)

PER ME SOLO
Se m’ami davver
Non dirlo ad alcun
Che questo mister
Penetri nessun.
Rifleti, mia vita,
Che ai giovini scaltri
Par più saporita
La donna degli altri.
Io viver desio
Senz’ombra di duolo
E voglio il ben mio
Per me, per me solo.

Observações:
[1] Dedicada a Giuseppe Cervini

Edição(s)
Localização: Biblioteca Nacional – Divisão de Música e Arquivo Sonoro (Rio de Janeiro); Biblioteca del Conservatorio di Musica San Pietro a Majella (Napoli); Biblioteca del Conservatorio di Musica Tito Schipa (Lecce); Biblioteca del Conservatorio di Musica Giuseppe Verdi (Milano); Biblioteca Musicale Governativa del Conservatorio di Musica S. Cecilia (Roma); Biblioteca do Instituto de Artes – Universidade Estadual de Campinas; University of Texas-Austin Benson Latin American
Descrição:
“Per me solo! / bozzetto per voce di baritono / parole di E. Ducati / musica di Carlos Gomes / All’amico ed esimio interprete Giuseppe Cervini”
Milão, Arturo Demarchi, Ch 311, [189-],  partt (canto [Btn] e pf), 4p. BNRJ: M784.3 / G-IV-31 (cópia eletrost.); Biblioteca del Conservatorio di Musica San Pietro a Majella: Arie App. G 32; Biblioteca del Conservatorio di Musica Tito Schipa: S 02 02 01 / inv 4674; Biblioteca del Conservatorio di Musica Giuseppe Verdi A.55.77.36; Biblioteca Musicale Governativa del Conservatorio di Musica S. Cecilia: Diritti d’autore B.875.87

Canções de Carlos Gomes. Rio de Janeiro, FUNARTE, 1986, partt (canto e pf). Niza de Castro Tank e Achille Picchi, revisão. BNRJ: M784.3 / G-II-54; BIA-UNICAMP: E-2437 / G585c; University of Texas-Austin Benson Latin American Collection: M 1620 G657 C3 1986

TANK, Niza de Castro. Minhas pobres canções: Antônio Carlos Gomes. São Paulo, Algol, 2006, partt (canto e pf), Achille Picchi, revisão musicológica. BNRJ: DIMAS 780.092; BIA-UNICAMP: 780.981 / T156m; University of Texas-Austin Benson Latin American Collection: M 1620 G657 M56 2006; Stanford University Music Library: M1620 .G653 M56 2006

PENSA ou SEMPRE TECO!…

canção (melodia)

Instrumentação

canto e piano
[canto (MS ou A) e pf]
[canto (Btn) e pf]

Local e ano de estreia: Milão, Theatro alla Scala, 17 fevereiro 1882
Idioma: italiano
Libreto / Letra – Autor: Antonio Ghislanzoni ((1824-1893) – “Libretista e literato italiano, estudou medicina e iniciou carreira de cantor (baritono), dedicando-se, em seguida, ao jornalismo e a literatura. Foi Diretor da Rivista Minima (1865-1878) e redator da Gazzetta Musicale di Milano (1866-1872). Autor de novelas em versos e romances, escreveu cerca de 85 libretos entre os quais Edmea (1866) para Catalani, Aida (1870) e a nova versão de La Forza del Destino (1869) para Verdi.” (Tank, 1989, p. 88)

PENSA
Se, quando preghi in lacrime
Nella solinga stanza,
Dei lieti di che furono
Ti assal la rimembranza
Pensa cha all’ora stessa
Parlo coi fiori anch’io,
Che il tuo pensiero e il mio
Si radunan lassu.
Se, contemplando al vespro
Qualche romita stella
A te vede sorridere
Luminosa e piu bella,
Pensa che all’astro stesso
Si afissa il guardo m1o
E che gli parlo anch’io
Mentre gli parli tu!
Se, respirando i balsimi
Dei campi al sol d’aprile,
Di qualche rivo al margine
Tu cogli un fior gentile,
Premilo al labro e pensa
Che anch’io ribacio un fiore
Quello che sul mio core
Un di posaste tu!

[acresc. versão Sempre Teco:] Pensa a me

Observações:
[1] “‘Pensa’, com original escrito para mezzo soprano e uma versão para baritono, do próprio Gomes, com final modificado que recebeu o título de ‘Sempre Teco’” (Tank, 1990, p. 89); Na versião ‘Sempre Teco’, nos últimos cinco compassos existe o texto ‘pensa a me’ [segue exemplo musical nº26] (Tank, 1990, p. 202-203); [2] Originalmente dedicado à Giunta Municipale e Società Orchestrale di Gambolò ed Uniti di Milano por ocasião da reapresentação da récita em benefício; [3] Versão “Sempre Teco” dedicada a Manoel Guimarães

Manuscrito(s) cópia(s)
Localização:  Biblioteca del Conservatorio di Musica Luca Marenzio (Brescia)

Descrição:
“Pensa : Melodia / di A. Carlos Gomes / parole di A. Ghislanzoni / [abaixo do título:] inedita”
Ms. cópia, [“prima del 1882”], partt (canto [MS ou A] e pf), 4p. Biblioteca del Conservatorio di Musica Luca Marenzio (Brescia): M442 / PASIN.234.a

Edição(s)
Localização: Biblioteca Costantino Locatelli di Ca’ Berizzi (Corna Imagna); Archivio Musicale del Seminario Diocesano Brescia; Biblioteca del Conservatorio di Musica Giuseppe Verdi (Milano); Biblioteca del Conservatorio di Musica Giuseppe Verdi (Como); Biblioteca del Conservatorio di musica San Pietro a Majella (Napoli), Biblioteca Musicale Governativa del Conservatorio di Musica S. Cecilia (Roma); Biblioteca Nacional – Divisão de Música e Arquivo Sonoro (Rio de Janeiro); Centro Cultural Ba
Descrição:
“Pensa / melodia per mezzo soprano o contralto / parole di A. Ghislanzoni / musica di A. Carlos Gomes / Alla Giunta Municipale e Società Orchestrale di Gambolò ed Uniti / in occasione della riesposizione. / Veglia di beneficenza 17 feb. 1882 nel Teatro alla Scala”
Milão, F. Lucca, 1882, partt (canto [MS ou A] e pf), 4p. Biblioteca Costantino Locatelli di Ca’ Berizzi (Corna Imagna): MUS  277 / FCL M.276; Archivio Musicale del Seminario Diocesano Brescia: 3732 / FISO.ST.74.o; Biblioteca del Conservatorio di Musica Giuseppe Verdi (Milano): 46750 / A.55.77.41; Biblioteca del Conservatorio di Musica Giuseppe Verdi (Como): R  2091 / CARD.S.30.17; Biblioteca del Conservatorio di musica San Pietro a Majella (Napoli): 165501 / ANTICO Arie App. G 39; Biblioteca Musicale Governativa del Conservatorio di Musica S. Cecilia (Roma): Diritti d’autore B.821.106 / INV: 449.686

“Ao meu querido amigo Manoel Guimarães / Sempre / Teco!… / Parole di / A. Ghislanzoni / Musica di / A. Carlos Gomes / Pianos Musica / Isidoro Bevilacqua / Rio de Janeiro / 43 Rua dos Ourives 43 / São Paulo (Casa Filial) / 84 Rua de S. Bento 84 / Officina Zinco-Typo – Tachigraphico  Musical – systema privilegiado”
Rio de Janeiro, I. Bevilacqua, Ch 2641, [c.1890-6], partt (canto e pf), 5p. BNRJ: M784.3 / G-I-42a; Reimpr. São Paulo, E. S. Mangione, Ch 2641, [c. 1930-1940], partt (canto e pf), 3p. BNRJ: M784.3 / G-I-42) e CCBB:
Andante giusto, Mi, 6/8, 66c.

Canções de Carlos Gomes. Rio de Janeiro, FUNARTE, 1986, partt (canto e pf). Niza de Castro Tank e Achille Picchi, revisão. BNRJ: M784.3 / G-II-54; BIA-UNICAMP: E-2437 / G585c; University of Texas-Austin Benson Latin American Collection: M 1620 G657 C3 1986; University of California Los Angeles – Southern Regional Library Facility: M1620.G653 C3 1986

TANK, Niza de Castro. Minhas pobres canções: Antônio Carlos Gomes. São Paulo, Algol, 2006, partt (canto e pf), Achille Picchi, revisão musicológica. BNRJ: DIMAS 780.092; BIA-UNICAMP: 780.981 / T156m; University of Texas-Austin Benson Latin American Collection: M 1620 G657 M56 2006; Stanford University Music Library: M1620 .G653 M56 2006

PARADA E DOBRADO (SOBRE UM MOTIVO DO TROVADOR DE VERDI)

parada e dobrado

Campinas,1856

Instrumentação

banda (ftm, rq, cl-I cl-II, cl-III, cl-IV, pist-I, pist-II, tpa-I, tpa-II, sxh-I, sxh-II, tbn-I, tbn-II, ofc-I, ofc-II, ofc-III,ofc-IV, bbo

Atos/movimentos: II
Manuscrito(s) autógrafo(s)
Localização: Museu Carlos Gomes – Coleção Carlos Gomes  (Campinas)

Descrição:
“Parada e Dobrado (sobre um motivo do Trovador de Verdi) / [últ. pág.:] N.B. Este é arranjo e cópia autêntica do Gomes (Antonio Carlos Gomes) que, quando escreveu tinha a idade de 20 anos?!… cuja capacidade e / vocação para a composição já se manisfestava desde a infância / Sant’Anna Gomes / Aos 29 de dezembro de 1907”
Ms. aut. partt (banda). MCG: Ver Nogueira, 1997, verbete 15

OBLIO (Album Vocale III, Nº4)

canção (bozzetto)

Instrumentação

canto e piano
[canto (Btn ) e pf]

Idioma: italiano
Libreto / Letra – Autor: Francesco [Giacinto] Giganti- tenente, instrutor do filho do compositor no Real Colégio Militar Longone de Milão.

OBLIO
Ho pur girato il mondo
L’oblio sperando ognor
Ma sempre un duol profondo
Ho fitto qui nel cor.

Nell’anima commossa
È il duol che mi piagò
Sol nella fredda fossa
L’oblio per sempre avrò.

Manuscrito(s) autógrafo(s)
Localização: Biblioteca Nacional – Divisão de Música e Arquivo Sonoro (Rio de Janeiro)

Descrição:
“Oblio / Bozzetto / Poesia di / Francesco Giganti / Musica di / A. Carlos Gomes / 49541-47 / A. Carlos Gomes / [canto sup. dir., em azul:] 4 / [canto sup. dir., em verm.:] Voce? / [carimbo:] Museu Imperial / Arquivo / 22/49 / [transcr. Integral da poesia utilizada na composição] / [pág. tít., carimbo:] Museu Imperial / Arquivo”
Ms. aut., partt (canto e pf), 2p. BNRJ: MS / G-I-39 e objeto digital disponível em http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_musica/mas617615/mas617615.pdf
Brillante e deciso, Réb, 2/4, 8c; Lento Meno Messo, 4c; Andante giusto, 7c; Iº Tempo Allegro, 3c

Edição(s)
Localização: Biblioteca Nacional – Divisão de Música e Arquivo Sonoro (Rio de Janeiro); Centro Cultural Banco do Brasil – Coleção Mozart de Araújo (Rio de Janeiro); Biblioteca del Conservatorio di Musica Giuseppe Verdi (Milano);  Biblioteca del Conservatorio Statale di Musica Nicolò Paganini (Genova);  Biblioteca del Conservatorio di Musica San Pietro a Majella (Napoli); Biblioteca do Instituto de Artes – Universidade Estadual de Campinas; Un
Descrição:
Album Vocale [III. N. 4]. Mião, Ricordi, Ch 49541, 1885, partt (canto [Btn] e pf), BNRJ: M784.3 / G-IV-35 (cópia eletrost), Biblioteca del Conservatorio Statale di Musica Nicolò Paganini (Genova): Giovanni Elia Z. 2. 21. 5 / Dedica autogr. di Gomes, Biblioteca del Conservatorio di Musica Giuseppe Verdi (Milano): A.55.77.44 e Biblioteca del Conservatorio di Musica San Pietro a Majella (Napoli)

Ed. s/l: “Mário, gravador”, 1948, partt (canto e pf), 2p, exemplar com autógrafo de Paulo Fortes, [alto relevo:] “Coleção Mozart de Araújo”. CCBB-RJ: 649 (Coleção Mozart de Araújo)

Edição: Sociedade Carlos Gomes (Oscar Carvaho, ed.), partt (canto e pf), 2p. CCBB-RJ: P650 (Coleção Mozart de Araújo); BNRJ: M784.3 / G-II-43a (cópia eletrost.)

Edição: s/l: partt (canto e pf), 3p. BNRJ: M784.3 / G-II-43

Canções de Carlos Gomes. Rio de Janeiro, FUNARTE, 1986, partt (canto e pf). Niza de Castro Tank e Achille Picchi, revisão. BNRJ: M784.3 / G-II-54; BIA-UNICAMP: E-2437 / G585c; University of Texas-Austin Benson Latin American Collection: M 1620 G657 C3 1986; University of California Los Angeles – Southern Regional Library Facility: M1620.G653 C3 1986

TANK, Niza de Castro. Minhas pobres canções: Antônio Carlos Gomes. São Paulo, Algol, 2006, partt (canto e pf), Achille Picchi, revisão musicológica. BNRJ: DIMAS 780.092; BIA-UNICAMP: 780.981 / T156m; University of Texas-Austin Benson Latin American Collection: M 1620 G657 M56 2006; Stanford University Music Library: M1620 .G653 M56 2006

NOTTURNO

canção (noturno)

novembro 1886

Instrumentação

canto e piano
[canto (B prof.) e pf]

Idioma: italiano
Libreto / Letra – Autor: Emilio Praga (1839-1875) – escritor, poeta, pintor e libretista italiano, expoente do movimento Scapigliatura.

NOTURNO
Vado di notte come fa la luna
Ricantando un mio canto antico e bello
Ma nium responde ai teneri richiami
Del canto antico e bello

Bruna è la stanza,
Tace l’amanza,
Tace l’augello!

Tace l’amanza nell’alcova bruna,
Tace nel bosco l’assopito augel

E vado come fa la luna
E solo intanto, senza fortuna,
Si perde il canto antico e bel!

Manuscrito(s) autógrafo(s)
Localização: Biblioteca Nacional – Divisão de Música e Arquivo Sonoro (Rio de Janeiro)

Descrição:
“Notturno / Gomes / Emilio  Praga / Lastre / 53403 / [canto sup. esq., em verm.: ] 28 / [transcr. integral da poesia utilizada na composição] / [últ. pág.:] 1886-9bre” (pág. tít. indica “Basso profondo”; partt. c/mutilações)
Ms. aut., partt (canto [B] e pf), 3p. BNRJ: MS / G-I-49 (Coleção Hélio Pinheiro) e objeto digital disponível em http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_musica/mas722497/mas722497.pdf
Andante mesto e moderato, Sol, [C], 28c.

Edição(s)
Localização: Bibliotca Nacional – Divisão de Música e Arquivo Sonoro (Rio de Janeiro); Biblioteca Musicale Gaetano Donizetti (Bergamo), Biblioteca del Conservatorio di Musica Giuseppe Verdi (Milano); Biblioteca Casa di Riposo per Musicisti Fondazione Giuseppe Verdi (Milano); Biblioteca del Conservatorio di Musica San Pietro a Majella (Napoli); Biblioteca Musicale Governativa del Conservatorio di Musica S. Cecilia (Roma); Biblioteca do Instituto de Artes – Universidade Estadual de
Descrição:
Milão, Ricordi & Cia, Ch 53403, 1889, partt (canto [B] e pf), 3p. BNRJ: M784.3 / G-IV-29 (cópia eletrost.); Biblioteca Musicale Gaetano Donizetti (Bergamo), Biblioteca del Conservatorio di Musica Giuseppe Verdi (Milano): A.55.77.33; Biblioteca Casa di Riposo per Musicisti Fondazione Giuseppe Verdi (Milano); Biblioteca del Conservatorio di Musica San Pietro a Majella (Napoli): Arie App. G 33; Biblioteca Musicale Governativa del Conservatorio di Musica S. Cecilia (Roma): Diritti d’autore B.522.25 / INV: G.D.A.28877

“[frontispício, carimbo:] Coleção Alexandre Glinsky”/ “per basso” [respectiva extensão vocal e número da chapa] / sop o MezzoSop [respectiva extensão vocal] / [chapa nº] 2659”
Rio de Janeiro/São Paulo. I. Bevilacqua, Ch 2649, partt (canto [B] e pf), 5p. BNRJ: Imperio / B-II-97  objeto digital disponível em http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_musica/mas731181/mas731181.pdf e http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_musica/mas731181/mas731181.html

Canções de Carlos Gomes. Rio de Janeiro, FUNARTE, 1986, partt (canto e pf). Niza de Castro Tank e Achille Picchi, revisão. BNRJ: M784.3 / G-II-54; BIA-UNICAMP: E-2437 / G585c; University of Texas-Austin Benson Latin American Collection: M 1620 G657 C3 1986; University of California Los Angeles – Southern Regional Library Facility: M1620.G653 C3 1986

TANK, Niza de Castro. Minhas pobres canções: Antônio Carlos Gomes. São Paulo, Algol, 2006, partt (canto e pf), Achille Picchi, revisão musicológica. BNRJ: DIMAS 780.092; BIA-UNICAMP: 780.981 / T156m; University of Texas-Austin Benson Latin American Collection: M 1620 G657 M56 2006; Stanford University Music Library: M1620 .G653 M56 2006