A VIDA E A OBRA DO MAESTRO

OBRAS

Faça uma busca ou veja a lista completa das obras:

Filtros
Título

Título

Gênero

Local e ano de composição

SE SA MINGA

revista musical

Milão, dezembro 1866

Instrumentação

vozes solistas, coro e orq

Local e ano de estreia: Milão, Teatro Fossati, 9 dezembro 1866
Idioma: Italiano
Personagens e vozes: O Tempo, A História, O Ano de 1866, A Opinião Pública, O Ano de 1867, Uma Máscara de Se Sa Minga, A Moda, A Africana, O Domicílio Vulgar, O Último Marengo, O Agiota, O Banco Popular, O Orgulho Nacional, A Gangue, A Ignorância, O Fuzil de Agulha, O Boletim Oficial, O Exército, Cappelini, O Heroísmo,
Libreto / Letra – Autor: Antonio Scalvini (Milão, 1835 – Turin, 1881).
Edição: Roma, Puccinelli Gio., 1871, 13p.:
Biblioteca della Fondazione Giorgio Cini  (Veneza): ROLANDI RIVISTE P-Z
“SE SA MINGA / Rivista / Carlos Gomes / libretto / Antonio Scalvini”

Local, época e argumento (resumo):
Retrospectiva crítico-humorística dos acontecimentos na Itália durante ano de 1866.
Observações:
[1] Dedicada a Lauro Rossi. [2] Segundo José Penalva (1986, p. ), um “Prelúdio” para orquestra, depositado no Museu Carlos Gomes de Campinas, é, provavelmente, a primeira versão do Prelúdio de Se Sa Minga. [3] “Apenas o título da obra está em dialeto milanês; o texto das canções estão em puro e bom italiano. Quando o texto falado, com exceção com de um intermezo recitado pelo Sessantasei, que se encontra no libreto da revista, não se tem notícia de sua localização e, portanto, não se pode saber se está em dialeto ou não. […] De fato, era comum, e muito próprio da comunidade citadina milanesa se usar esta expressão ‘Se Sa Minga’, que quer dizer ‘Não se sabe’”” (Virmond, 2014, p. 44-45).

Manuscrito(s) autógrafo(s)
Localização: Biblioteca Nacional (Rio de Janeiro), Divisão de Música e Arquivo Sonoro; Museu Histórico Nacional (Rio de Janeiro).
Descrição: “Se sa minga : canzone / nella rivista de 1866 di Antonio Scalvini ; música di A. Carlos Gomes”. Ms aut, partt (solo, coro masculino e pf), 21p. Transferência do Museu Imperial de Petrópolis. BNRJ: MS G-I-28

“Se sa minga : custoza, marcia e côro fúnebre / rivista del 1866 di Antonio Scalvini ; musica di A. Carlos Gomes”.
Ms aut, partt (vl, coro e pf), 8p. Acompanha folha avulsa com a poesia ms. Transferência: Museu Imperial de Petrópolis. BNRJ: MS G-I-29

“Preludio / nº 1 / Se se minga / Rivista del 1866 / di / A. Scalvini / Musica di / A. Carlos Gomes / Milano Dicembre / 1866” [frontispício]. MHN-RJ: CG03 032.314

Manuscrito(s) cópia(s)
Localização: Biblioteca Alberto Nepomuceno da Escola de Música-UFRJ (Rio de Janeiro).
Descrição: “Se sa minga / revista de 1866 / L’anno della carta : coro di Ragazzi / [ao pé da página; Edição Lucca-Ricordi”.
Ms cópia, partt (pf), 2p. “L’anno della carta : coro di Ragazzi”. Doação: Illara Gomes Grosso. BAN-UFRJ: MS G-II-32

Edição(s)
Localização: Biblioteca Nazionale Centrale (Firenze); Biblioteca del Conservatorio di Musica Giuseppe Verdi (Milano); Biblioteca dell’Accademia Nazionale di Scienze, Lettere ed Arti (Modena); Biblioteca di Storia Moderna e Contemporanea (Roma); Biblioteca Civica (Verona); Archivio Musicale del Seminario Diocesano (Brescia); Biblioteca della Fondazione Giorgio Cini (Venezia); Biblioteca Nacional – Divisão de Música e Arquivo Sonoro (Rio de Janeiro);Centro Cultural São Paulo – Discotec
Descrição:
Se sa minga, “Canzone e Coro”: (1) L’ anno della carta : coro di ragazzi; (2) Canzone con coro; (3) Custoza : marcia e coro fúnebre; (4) Il fucile ad ago : canzone. Milão, Nápoles, Florença, R, Stabilimento Tito di G. Ricordi, Ch. 40451, 40452, 40453 e 40459, 1866, partt (canto e pf), 4 spartiti, 26p. “Rid.e per canto e pianoforte dell’autore”. “Dedicata ao suo caro Maestro / Cavº / Lauro Rossi”. “Rappresentata al / Teatro Fossati in Milano”. “Prop[rietá]. dell’Editore”. Biblioteca nazionale centrale – Firenze: [P] FI0098 – CFICF; Biblioteca del Conservatorio di musica Giuseppe Verdi – Milano: MI0344 – LO109; Biblioteca dell’Accademia nazionale di scienze, lettere ed arti – Modena: MO0052 – MODAC; Biblioteca di storia moderna e contemporanea – Roma: [P] RM0255 – IEI02; Biblioteca Civica di Verona: VR0059 – ZVR02 / A 297 24; BNRJ: M784.2 G-I-19 e M782.2 G-I-20.

Se sa minga, “Canzone e Coro”. Milão, Nápoles, Florença, R, Stabilimento Tito di G. Ricordi, Ch.40462, 40463, 40464, 40465, 1867, partt (pf), 18p. – Biblioteca del Conservatorio di musica Giuseppe Verdi Milano: MI0344 – LO109 [collocazione] 1.A.268.4; Archivio Musicale del Seminario diocesano Brescia: BS0419 – LO184

Se sa minga [Titulo paralelo: “No si sa”]. Roma, Puccinelli Gio., 1871, libreto, 13p. Biblioteca della Fondazione Giorgio Cini – Venezia: VE0239 – VEAFC [fondo/collocazione] ROLANDI RIVISTE P-Z

Alfredo Napoleão (autor?), Se sa minga, “Polka”. [Rio de Janeiro], Narcizo, Ch. 70, [18–], partt (pf), 3p. “Album de dansa nº 11”. BNRJ: Império N-VII-53

Se Sa minga, “Il fucile ad ago”. Patrono da Música Brasileira: A Carlos Gomes. Rio de Janeiro, Arthur Napoleão, Ch AN-2121, 1968, partt (pf; transcr. Francisco Mignone), p.29-31. Reimpr. Comissão do Sesquicentenário de A. Carlos Gomes, Fermata do Brasil, 1983. BNRJ: M786.109 / G-II-3; CCSP-DOA: P-10.745; FRBNF44443012 / Richelieu VMG-61429

Se sa minga, “Canzone com coro”. Rio de Janeiro, FBN DIMAS, Projeto MIDI, 1998, partt (coro masc e acomp instr), 20p. BNRJ: M782.2 G-I-19a

SALVATOR ROSA

ópera

Milão, 6 fevereiro 1874

Instrumentação

vozes solistas, coro e orquestra
[solistas (4S, 3T, 3B, Btn,  coro (STB) e orq (picc, fl, ob-I e II,  cl-I e II, fg-I e II, tpa-I, II, III e IV, tpt-I, II e III, tbn-I, II e III, cimbasso, perc (timp., cx e ptos), hpa,
vln-I, vln-II, vla, vlc, ctb]

Local e ano de estreia: Gênova, Teatro Carlo Felice,1 Março 1874, Giovanni Rossi, reg. Estreia Brasil: RJ, 17 agosto 1880.
Idioma: italiano
Atos/movimentos: 4
Personagens e vozes: Salvator Rosa (T), Isabella (S), Duque D’Arcos (B), Tommaso Aniello ou Masaniello (Btn), Gennariello (S), Conde de Badajoz (T), Fernandez (T), Corcelli (B), Bianca (S), Suor Ines (S) e Fra Lorenzo (B)
Libreto / Letra – Autor: Antonio Ghislanzoni (1824 – 1893), baseado na obra Masaniello (1851), de Eugene de Mirecourt, pseudônimo de Charles Jean-Baptiste Jacquot (1812-1880)

“Salvator Rosa. Drama lírico em quatro atos de Antonio Ghislanzoni”. Rio de Janeiro: Typografia Americana, 1876. (cf Azevedo 1938: p. 41)

[capa ilustrada:] “Salvator Rosa / Dramma Lirico in 4 Atti / Di / Antonio Ghislanzoni / Musica / di / Carlo Gomes / Proprietà Letteraria / Prezzo netto Lire 1.50 / R. Stabilimento Ricordi” //  [frontispício:] “Salvator Rosa / Dramma Lirico in 4 Atti / di / Antonio Ghislanzoni / Musica di / A. Carlos Gomes / Milano – Teatro alla Scala / Autunno 1874 / Regio Stabilimento Ricordi / Milano / Firenze Roma Napoli / Londra / 23. Charles Street, Middlesex, Hospital. W.” // [seq. 4:] “Proprietà per tutti i paesi. / Deposto all’Estero. — Ent. Sta. Hall. / Diritti di traduzione riservati.” // [seq. 6:] “Maestro concertatore e e direttore per le Opera, Franco Faccio [segue lista completa da equipe]”
Edição: Edição: Milão: Ricordi, [1878], libreto em italiano, 66p. Toronto: Thomas Fisher Libretti Collection: LIB PAM 01316. Objeto digital disponível em: https://archive.org/details/salvatorrosadram00gome
https://ia600504.us.archive.org/11/items/salvatorrosadram00gome/salvatorrosadram00gome.pdf

[capa ilustrada:] “Salvator Rosa / Dramma Lirico in 4 Atti / Di / Antonio Ghislanzoni / Musica / di / Carlo Gomes / Proprietà Letteraria / Prezzo netto Lire 1. / R. Stabilimento Ricordi” // [frontispício:] “Salvator Rosa / Dramma Lirico in 4 Atti / di / Antonio Ghislanzoni / Musica di / A. Carlos Gomes / Firenze – Teatro Pagliano / Autunno 1878 / Regio Stabilimento Ricordi / Milano / Firenze Roma Napoli / Londra / 265.Regent Street.W.” // [seq. 4:] “Proprietà per tutti i paesi. / Deposto all’Estero. — Ent. Sta. Hall. / Diritti di traduzione riservati.” // [seq. 5:] “Marino Mancinelli / Maestro Concertatore e Direttore d’Orchestra”.
Edição: Milão: Ricordi, [1878], libreto em italiano, 66p. University of Toronto: Thomas Fisher Libretti Collection: LIB PAM 01314. Objeto digital disponível em:
https://archive.org/details/salvatorrosadram00gome_1
https://ia600503.us.archive.org/34/items/salvatorrosadram00gome_1/salvatorrosadram00gome_1.pdf
Congress Library (Washington, DC), Albert Schatz Collection: ML48 [S3995]
Objeto digital disponível em
https://lccn.loc.gov/2010662197

Local, época e argumento (resumo):
Revolução de Napoles em 1674. A revolução é liderada pelo herói-pescador que se levanta contra a opressão espanhola. O pintor Salvator Rosa, seu associado, está secretamente apaixonado por uma donzela, que mais tarde descobre ser a própria filha do tirano espanhol, o duque de Arcos. A revolução é vitoriosa e o tirano tem que se submeter às imposições do povo, após refugiar-se em Castelnuovo nos arredores da cidade. Isabela corresponde ao amor de Salvator Rosa, mas seu pai, afim de opor-se à união impossível, a encaminha a um convento, ao mesmo tempo que tira vantagem da insatisfação de Corcelli, o bandido, que havia vindo em socorro dos napolitanos, ao jogá-lo, juntamente com seus seguidores, contra Mesaniello e capturar Salvator Rosa. O duque promete à sua filha libertar o pintor se ela aceitar a mão do marido que ele havia escolhido para ela, que é o capitão Fernandez, comandante das tropas espanholas. Isabella submete-se, contudo ingere um veneno que irá levá-la à morte antes da realização da cerimônia de casamento. Salvator Rosa, liberto, não entende o sacrifício da moça e considera-se traído. Mesaniello morre, num templo, pela emboscada dos bandidos de Corcelli. Salvator Rosa deseja vingá-lo, mas o duque mais uma vez ordena as capturas, enquanto Isabella, com a adaga que o seu amado havia atirado aos seus pés, apressa a morte à qual havia se condenado, transpassando com ela o seu peito. (Azevedo 1947: 7-8)
Observações:
[1] “Dedica: All’ottimo Amico / Dottore André Rebouças / com affetto dedica / A Carlos Gomes” (dedicatória impressa cf edição red. canto e pf Milão: Ricordi, [c. 1874] Ch. 43683; [2]  Ed. Milão Ricordi, (ano?), Ch ?,partt (pf solo? canto c/pf?).Biblioteca della Fondazione Ugo e Olga Levi (Venezia): LEVI C.1159; [3] Ms. cópias (partes) ref excertos Romanza e Scena e Duetto Isabel e Salvador sob guarda do Museu Carlos Gomes (Nogueira. 1997, verbete 24); [4] Ms Cópia (partt e partes) ref. aos excertos Sinfonia (MS G-II-41e  MS G-II-41ª) e Mia Piccirela (BAN:MS G-II-41.1 e MS G-II-41.1a) sob guarda da BAN; [5] Ms. cópia (divs. [1891-1900]), partt e partes ref. ao excerto “Marcia. Coro. Finale secondo. / Riduzione per banda dal Mº / Luigi Preite”, Biblioteca dell’Istituto Vittorio Emanuele II (Giovinazzo – BA): Ms 591.1-26; [6] Ms. cópia (Frances Pieruggi [1901-1910]), partt (red. canto c/pf), ref. ao excerto Scena e Dueto [Isabela e Salvatore]”.Archivio Diocesano (Molfetta–BA): Peruzzi MS.6.11

Manuscrito(s) autógrafo(s)
Localização: Biblioteca Nacional (RJ), Divisão de Música e Arquivo Sonoro
Descrição: Ms. aut. partt (canto e orq), 656p, 4v. [VOL. I, Sinfonia e Ato I, 188f; VOL. II, Ato II, 229f; VOL. III, Ato III, 125f; VOL. IV, Ato IV, 114f). “Original pertencente à Ricordi de Milão, entregue a Sra. Ítala Gomes Vaz de Carvalho, filha do compositor, e por esta doado ao Museu Imperial de Petrópolis. Em 1983 transferido a Biblioteca Nacional” (cf DIMAS-BNRJ).
”Salvator Rosa / Melodramma in Quattroatti / di / A. Ghislanzoni / Musica di / A. Carlos Gomes / Milano li 6 Febbrajo / 1874 / Atto Iº / Originale / [carimbo:] Museu Imperial / Divisão de Documentação / Histórica / Arquivo / 9/49 / [carimbo:] Seção de Música – Arquivo Sonoro / Biblioteca Nacional RJ.”(vol. I, fl 1,frontispício)
“Atto 3º / Salvator Rosa / Opera-Ballo in 4 atti / di A. Ghislanzoni / Musica di / A. Carlos Gomes / [carimbo:] Museu Imperial / Divisão de Documentação / Histórica / Arquivo / 11/49 / [outra tinta, outra caligrafia:] R[eal]. Prefettura della Provincia di Milano / Regsitro Nº 950 / Visto per la presentazione / fatta alla R[eal]. Prefettura di Milano / dal Signor Tito di Giovanni Ricordi editore di Musica, per gli / efetti della Legge 25 Giugno 1860 e del Regolamento 13 Febbrajo 1867 / sui diretti d’autore. / Milano 14 Agosto 1874 / L’Uffiziale Incaricato / [carimbo:] Prefettura di Milano / [assinatura] / [carimbo:] Seção de Música e Arquivo Sonoro / Biblioteca Nacional RJ.” (v. III, f. 418, frontispício) [registro autoral].BNRJ: MS / A-VII-VIIIG-I-s; microfilme:M-77 (1);
http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_musica/mas617636/mas617636.pdf
http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_musica/mas617637/mas617637.pdf
http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_musica/mas617638/mas617638.pdf
http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_musica/mas617639/mas617639.pdf
e
http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_musica/mas617636/mas617636.html
http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_musica/mas617637/mas617637.html
http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_musica/mas617638/mas617638.html
http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_musica/mas617639/mas617639.html

Manuscrito(s) cópia(s)
Localização: Museu Carlos Gomes (Campinas) – Coleção Carlos Gomes; Biblioteca Nacional (Rio de Janeiro) Divisão de Música e Arquivo Sonoro – Coleção Josephina Mignone; Archivio Diocesano (Molfetta – BA)
Descrição: Ms. (cópia? aut.?/ copistas divs.), partes (picc fl, ob-I e II, cl-I e II, fg, tpa-I/II e III, tbn I/II e III, tb, timp, cx. hrp-I e II, vln-I, vln-II,vla, vlc e ctb) (cf Nogueira 1997 verbete nº 24)

“Salvator Rosa / sinfonia / C. Gomes”. Ms. (cópia? aut.?), partt. (orq.), 61p. BNRJ: MS G-I-srA-VII-VIII (Coleção Maria Josephina Mignone)

Ms. cópia (Frances Peruzzi, [1901-1910]), partt e partes. Archivio Diocesano – Molfetta – BA: Peruzzi MS.13.2.1-21

Partitura(s) redução para canto e piano
Localização: Biblioteca Nacional (Rio de Janeiro) – Divisão de Música e Arquivo Sonoro; Biblioteca dell’Istituto Musicale G. B. Pergolesi (Ancona); Biblioteca Civica Angelo Mai (Bergamo); Biblioteca Musicale Gaetano Donizetti (Bergamo); Biblioteca Comunale Aurelio Saffi (Forlì); Biblioteca del Dipartimento di Storia dell’ Arte, della Musica e dello Spettacolo dell’Università degli Studi di Milano; Biblioteca Casa di Riposo per Musicisti Fondazione Giuseppe Verdi
Descrição: “Salvator Rosa: dramma lirico in 4 atti / di Antonio Ghislanzoni / riduzione per canto e pianoforte di N. Celega” Edição: Milão, Ricordi, s.d., Ch. 43683, partt (canto e pf), 420p.. BNRJ: M782.1 G633sa e OR A-II M-4

Edição(s)
Localização: Biblioteca Nacional (Rio de Janeiro) – Divisão de Música e Arquivo Sonoro; Biblioteca del Conservatorio di Musica Giuseppe Verdi (Milano); Biblioteca Musicale Gaetano Donizetti (Bergamo);Biblioteca Comunale (Como)
Descrição: “Salvator Rosa /dramma lirico in 4 atti / di Antonio Ghislanzoni / riduzioni per pianoforte di N. Celega”.Milão: Ricordi [c.1874], Ch 43985, partt (red. pf solo), 225p.Biblioteca Del Conservatorio di musica Giuseppe Verdi: MI: 1.A.268.1; idem, s.d., Ch43.983-44174, idem. BNRJ: M786.109 G633sa eOR A-II M-197; idem, [1877], Ch 45422, idem, 232p. Biblioteca Musicale Gaetano Donizetti: s/cota e Biblioteca Comunale: s/cota

[Sinfonia:] Salvator Rosa / sinfonia nell’opera / riduzione per piccola orchestra di L. Alkan”. Milão: Ricordi, s.d., Ch. m110459m. partes (peq. orq.), Série Intermezzi musicali, 307. BNRJ:M785.409 G-I-l

“Salvator Rosa /dramma lirico / di Antonio Ghislanzoni / riduzioni di N. Celega”. Milão, Ricordi, s.d., Ch. 743984 y, partt (red. pf 4 mãos), 23p. BNRJ: M786.209 G-I-15

“Salvator Rosa / sinfonia / A. Carlos Gomes” Milão, Ricordi, s.d.,Ch 43683 partt (red. pf solo), 20p. BNRJ: M786.1 G-II-34 (Coleção Maria Josephina Mignone)

SACRA BANDEIRA

marcha

Instrumentação

piano (solo)

Manuscrito(s) cópia(s)
Localização: Biblioteca Nacional – Divisão de Música e Arquivo Sonoro (Rio de Janeiro)

Descrição:
“Sacra Bandeira / Carlos Gomes”
Ms. cópia, partt (pf), 2p. BNRJ: MS / G-I-8

Edição(s)
Localização: Biblioteca Nacional – Divisão de Música e Arquivo Sonoro (Rio de Janeiro)

Descrição: Rio de Janeiro: FBN/DIMAS, 1998, partt (pf), 2p. BNRJ: M786.1 / G-II-36 (Projeto MIDI)
S/ind., C, Sib, 18c.

RONDINELLA (Album Vocale III, Nº3)

canção (idilio)

Maggianico, 2 setembro 1884

Instrumentação

canto e piano
[canto (S, MS ou T) e pf]

Idioma: italiano
Libreto / Letra – Autor: Francesco [Giacinto] Giganti – tenente, instrutor do filho do compositor no Real Colégio Militar Longone de Milão.

RONDINELLA
Come la rondine
Che va lontan
Pellegrinando
Dal monte al pian
Ritorna ancor
Cosi quest’anima
Torna ai tuoi baci
Cerce i tuoi limpidi
Occhi vivaci
Cerca l’amor
Come la rondine
Che va lontan
Ritorna ancor
Cerca l’amor
Observações:
[1] dedicada a Elvira e Vincenzo Appiani

Manuscrito(s) autógrafo(s)
Localização: Biblioteca Nacional – Divisão de Música e Arquivo Sonoro (Rio de Janeiro)

Descrição:
“Ai mei carissimi amici / Elvira e Vincenzo Appiani / Rondinella / Idillio / Poesia di Francesco Giganti / Musica di / A. Carlos Gomes / 49540-47 / [canto sup. dir., em verm.:] Voce? / [em cinza:] Sopr., 1/2 Sopr., o Ten. / {em azul:] Vedere / nota incisore / a pag. 1 e 2 / [últ. pág.:] Maggianico 2 Settembre/ 1884 / [carimbos:] Museu Imperial / Arquivo / 21/49 [e] M. E. C. – Museu Imperial / Casa Claudio de Souza / Reg. Geral nº 15.665 / Reg. nº 1463 / [trasncr. integral da poesia utilizada na composição] / [pág. tít., carimbo:] Museu Imperial / Arquivo”
Ms. aut., partt, 3p. BNRJ: MS / G-I-21 e objeto digital disponível em: http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_musica/mas617612/mas617612.pdf
Allegro a capriccio, Solb, 6/8, 4c; Andante Pastoreale, 18c; Primo tempo Allegro, 3c; Lento, 4c.

Edição(s)
Localização: Biblioteca Nacional – Divisão de Música e Arquivo Sonoro (Rio de Janeiro); Centro Cultural Banco do Brasil – Coleção Mozart de Araújo (Rio de Janeiro); Biblioteca del Conservatorio di Musica Giuseppe Verdi (Milano);  Biblioteca del Conservatorio Statale di Musica Nicolò Paganini (Genova); Biblioteca del Conservatorio di Musica San Pietro a Majella (Napoli); Biblioteca do Instituto de Artes – Universidade Estadual de Campinas; University of
Descrição:
Ed. Milão: Ricordi (1885), partt (canto [S, MS ou T] e pf. Biblioteca del Conservatorio di Musica Giuseppe Verdi (Milão)

Album Vocale [III N. 3]. Milão, Ricordi, 1885, Ch 49540, partt (canto [MS] e pf). BNRJ: M784.3 / G-IV-35 (cópia eletrost), Biblioteca del Conservatorio Statale di Musica Nicolò Paganini (Gênova): Giovanni Elia Z. 2. 21. 5 / Dedica autogr. di Gomes, Biblioteca del Conservatorio di Musica Giuseppe Verdi (Milão): A.55.77.44; Biblioteca del Conservatorio di Musica San Pietro a Majella (Nápoles)

Ed. s/l, Sociedade Carlos Gomes, s.d., partt (canto e pf), 3p. CCBB-RJ: P660 exs. 1, 2 e 3 (Coleção Mozart de Araújo); BNRJ: M784.3 / G-II-41a (Cópia eletrost.); University of California Los Angeles – Southern Regional Library Facility: M1689 .G58r

Ed. sl: “Mario, Gravador”, 1948, partt (canto e pf), 2p. CCBB-RJ: P661 (Coleção Mozart de Araújo) [ex. com autógrafo de Paulo Fortes] e BNRJ: M784.3 / G-II-41

Canções de Carlos Gomes. Rio de Janeiro, FUNARTE, 1986, partt (canto e pf). Niza de Castro Tank e Achille Picchi, revisão. BNRJ: M784.3 / G-II-54; BIA-UNICAMP: E-2437 / G585c; University of Texas-Austin Benson Latin American Collection: M 1620 G657 C3 1986; University of California Los Angeles – Southern Regional Library Facility: M1620.G653 C3 1986

TANK, Niza de Castro. Minhas pobres canções: Antônio Carlos Gomes. São Paulo, Algol, 2006, partt (canto e pf), Achille Picchi, revisão musicológica. BNRJ: DIMAS 780.092; BIA-UNICAMP: 780.981 / T156m; University of Texas-Austin Benson Latin American Collection: M 1620 G657 M56 2006; Stanford University Music Library: M1620 .G653 M56 2006

ROMANCE

romance

Instrumentação

vln-I, vln-II, vla, vlc, fl, cl-I, cl-II, tpt-I, tpt-II, tpa-I, tpa-II, tnb-I, tbn-II, tbn-III

Manuscrito(s) autógrafo(s)
Localização: Museu Carlos Gomes – Coleção Carlos Gomes (Campinas)

Descrição:
Material misto (“provável ms. aut. e Emygdio” cf Nogueira, 1997). MCG: Ver Nogueira 1997, verbete 16, duplicado no verbete 20.

REALTÀ (Album Vocale II, Nº5)

canção (meditazione)

Maggianico, 15 Agosto 1881

Instrumentação

canto e pf
[canto (MS) e pf]

Idioma: italiano
Libreto / Letra – Autor: Antonio Ghislanzoni ((1824-1893) – “Libretista e literato italiano, estudou medicina e iniciou carreira de cantor (baritono), dedicando-se, em seguida, ao jornalismo e a literatura. Foi Diretor da Rivista Minima (1865-1878) e redator da Gazzetta Musicale di Milano (1866-1872). Autor de novelas em versos e romances, escreveu cerca de 85 libretos entre os quais Edmea (1866) para Catalani, Aida (1870) e a nova versão de La Forza del Destino (1869) para Verdi.” (Tank, 1989, p. 88)

REALTÀ!
Allor ch’io sarò morto
I bianchi nidi alla casuccia mia
Le rondinelle apprenderanno ancor;
All’alito d’april rifioriran nell’orto
Le mammolette e le ginnchiglir d’or.
Do profumi e canti si alleterà il mattino
Gli astri radianti a sera
Sfavilleranno nell’azzurro ciel.
E là, fra l’erbe ei dumi
Sotto la croce nera
Sarà eterno il silenzio, eterno il geil.

Manuscrito(s) autógrafo(s)
Localização: Centro Cultural Banco do Brasil – Coleção Mozart de Araujo (Rio de Janeiro)

Descrição:
“Realtà! / Meditazione / (1/2 Sopr.) / Parole di A. Ghislanzoni / Musica di / A. Carlos Gomes / Maggianico 15 Agosto / 1881 / 47904 / Elzenir / Poesia 1ª pag. / Spazio / [indecifrado] / e dedica / (no topo, centralizado, em azul:] Nº 5 / [canto sup, dir., em verm.:] 33 / [etiqueta na contracapa / datilogr.:] Êste manscrito autógafo de Antonio Carlos Gomes / foi presente de D. Ítala Gomes Vaz de Carvalho, fi- / lha do ilustre campineiro, á Sigrid Nepomu- / ceno Alvim Correia, filha de Alberto Nepomuceno e / sua grande amiga. / Rio de Janeiro, 13 de março de 1948”
Ms. aut., partt (canto [MS] e pf), 4p. CCBB: P 659 (Coleção Mozart de Araujo)
Lento e Grave, Mib, 3/4, 40c.

Manuscrito(s) cópia(s)
Localização: Biblioteca Alberto Nepomuceno – Escola de Música – Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro); Biblioteca Nacional (Rio de Janeiro) – Divisão de Música e Arquivo Sonoro

Descrição:
“Realtà / Meditazione / mezzo soprano / Maggianico 15 Agosto 1881 / Edição Ricordi”
Ms. cópia, partt (canto [MS] e pf), 3p. BAN-UFRJ: MS-G-II-31; BNRJ: M784.3 / G-IV-42 (cópia eletrost.)

Edição(s)
Localização: Biblioteca del Conservatorio di Musica Giuseppe Verdi (Milano), Biblioteca del Conservatorio Statale di Musica Vincenzo Bellini (Palermo); Biblioteca Musicale Governativa del Conservatorio di Musica S. Cecilia (Roma); Biblioteca Nacional – Divisão de Música e Arquivo Sonoro (Rio de Janeiro); Biblioteca do Instituto de Artes – Universidade Estadual de Campinas; University of Texas-Austin Benson Latin American Collection; Stanford University Music Library

Descrição:
Album Vocale [II, N. 5]. Milão, Ricordi, Ch 47904, 1882, partt (canto [MS ou Btn] e pf). Biblioteca del Conservatorio di Musica Giuseppe Verdi (Milano): A.55.77.40; Biblioteca del Conservatorio di Musica San Pietro a Majella (Napoli): 165502 / ANTICO Arie App. G 38; Biblioteca del Conservatorio Statale di Musica Vincenzo Bellini (Palermo): MUS. 18 C 332; Biblioteca Musicale Governativa del Conservatorio di Musica S. Cecilia (Roma): Diritti d’autore B.821.108.5

Canções de Carlos Gomes. Rio de Janeiro, FUNARTE, 1986, partt (canto e pf). Niza de Castro Tank e Achille Picchi, revisão. BNRJ: M784.3 / G-II-54; BIA-UNICAMP: E-2437 / G585c; University of Texas-Austin Benson Latin American Collection: M 1620 G657 C3 1986

TANK, Niza de Castro. Minhas pobres canções: Antônio Carlos Gomes. São Paulo, Algol, 2006, partt (canto e pf), Achille Picchi, revisão musicológica. BNRJ: DIMAS 780.092; BIA-UNICAMP: 780.981 / T156m; University of Texas-Austin Benson Latin American Collection: M 1620 G657 M56 2006; Stanford University Music Library: M1620 .G653 M56 2006

QUIPROQUÒ (Album Vocale I, Nº5)

canção (scherzo-canzonatura)

Maggianico, julho 1881

Instrumentação

canto e piano
[canto (T ou Btn) e pf]

Idioma: italiano
Libreto / Letra – Autor: Giuseppe Emilio Ducati ((1849-?) – Nascido em Villa Vicentina, faleceu em local e data ignorados. Poeta apresentado a Giulio Ricordi pelo próprio Carlos Gomes, em 1882. Escreveu os libretos das óperas Alda (musicado por Santana Gomes em 1904, que permanece inédita e Semira, do mesmo Santana Gomes, inacabada. (Tank, 1989, p. 81)

QUI PRO QUO
So che ti dissero
Che dopo il ballo
Colla Ninetta
M’han colto in fallo
Tilde, perdonami,
Via, te ne prego!
Baciai la Nina,
Non te lo nego.
Ma furo i brindisi
Di Quella festa
Che m’hanno fatto
Girar la testa.
Col capo in cimberli
Mi son sbalgiato:
Tilde credendola,
Nina ho baciato.
Il vino incolpane
Dunque, o diletta,
Se presi equivoco
Fra te e Ninetta.
Torna a sorridere
E ti consola
Poi che in spirito
Baciai te sola.

Manuscrito(s) autógrafo(s)
Localização: Biblioteca Nacional – Divisão de Música e Arquivo Sonoro (Rio de Janeiro)

Descrição:
“Quiproquò / Scherzo-Canzonatura (tenore) / Parole di G. E. Ducati / Musica di / A. Carlos Gomes / Maggianico Luglio / 1881 / 47899 / [no topo, ao centro, em azul:] nº 5 / [canto sup. dir., em verm.:] 32 / [carimbo:] Museu Imperial / Divisão de Documentação / Histórica / Arquivo / 35/49 [pág. tít., carimbo:] Museu Imperial / Arquivo [poesia utilizada na composição transcrição integral]”
Ms. aut., partt (canto e pf)., 5p. BNRJ: MS / G-I-32 e objeto digital disponível em http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_musica/mas617647/mas617647.pdf
Allegro Mosso, Sib, 6/8, 24c; Iº Tempo, 2/4, 4c; Meno Mosso, 6/8, 4c; Iº Tempo, 22c; Iº Tempo, 2/4, 4c; Meno Mosso, 6/8, 5c (corte de 5c. na 4ª pág. supostamente feito pelo compositor).

Edição(s)
Localização: Biblioteca Nacional – Divisão de Música e Arquivo Sonoro (Rio de Janeiro); Biblioteca del Conservatorio di Musica Giuseppe Verdi (Milano); Biblioteca del Conservatorio di Musica San Pietro a Majella (Napoles); Biblioteca Musicale Governativa del Conservatorio di Musica S. Cecilia (Roma); Biblioteca do Instituto de Artes – Universidade Estadual de Campinas; University of Texas-Austin Benson Latin American Collection; Stanford University Music Library

Descrição:
Album vocale : 5 canzonature. Milão, Ricordi, Ch 47899, 1882, partt (canto e pf). Biblioteca del Conservatorio di Musica Giuseppe Verdi (Milão): A.55.77.39; Biblioteca Musicale Governativa del Conservatorio di Musica S. Cecilia (Roma): Diritti d’autore B.821.107.5; Biblioteca del Conservatorio di Musica San Pietro a Majella (Napoles); BNRJ: M784.3 / G-IV-34

Canções de Carlos Gomes. Rio de Janeiro, FUNARTE, 1986, partt (canto e pf). Niza de Castro Tank e Achille Picchi, revisão. BNRJ: M784.3 / G-II-54; BIA-UNICAMP: E-2437 / G585c; University of Texas-Austin Benson Latin American Collection: M 1620 G657 C3 1986

TANK, Niza de Castro. Minhas pobres canções: Antônio Carlos Gomes. São Paulo, Algol, 2006, partt (canto e pf), Achille Picchi, revisão musicológica. BNRJ: DIMAS 780.092; BIA-UNICAMP: 780.981 / T156m; University of Texas-Austin Benson Latin American Collection: M 1620 G657 M56 2006; Stanford University Music Library: M1620 .G653 M56 2006

QUILOMBO, QUADRILHA SOBRE OS MOTIVOS DOS NEGROS

suíte

Campinas, 1856-8

Instrumentação

piano (solo)

Atos/movimentos: Nº1 A Cayumba; Nº2 Bananeira; Nº3 Quingombô; Nº4 Bamboula; Nº5 Final
Observações:
[1] Magaldi (1994, p. 252-257 e 284-291) descobriu que as peças “Bamboula” e “Bananeira” da suite Quilombo, de Carlos Gomes, são, na verdade, versões simplificadas das peças de Gottschalk sob o mesmo título, especificamente, a Bamboula, Danse de Nègre, Fantasie pour piano, Op. 2 (1844-5) sobre ritmos creole de New Orleans, and Le Bananier (1845-6), derivada da canção creole  “En avan’ Grenadie” (Volpe, 2001, p. 45); [2] “A Cayumba” foi publicada originalmente como peça separada (ver verbete individual deste catálogo) e figura nesta suite em versão simplificada (ver análise comparativa entre as duas versões em Magaldi,  1994, p. 289-290).

Edição(s)
Localização: Biblioteca Nacional – Divisão de Música e Arquivo Sonoro (Rio de Janeiro); Centro Cultural São Paulo – Discoteca Oneyda Alvarenga (São Paulo); Mediateca di Fondazione Scuole Civiche di Milano (Milano); University of Texas-Austin Benson Latin American Collection; University of California Los Angeles

Descrição:
Edição de época: Rio de Janeiro, Filippone & Tornaghi, c. 1857-8, coleção Ramalhete de quadrilhas nº22. [Não localizada]

Patrono da Música Brasileira: A Carlos Gomes. Rio de Janeiro, Arthur Napoleão, Ch AN-2121, 1968, partt (pf; transcr. Souza Lima), p.41-49. Reimpr. Comissão do Sesquicentenário de A. Carlos Gomes, Fermata do Brasil, 1983. BNRJ: M786.109 / G-II-3; CCSP-DOA: P-10.745

O Piano Brazileiro de Carlos Gomes. Rio de Janeiro, FUNARTE, 1986, partt (pf), p. 7-13. BNRJ: M786.1 / G-I-56; Mediateca di Fondazione Scuole Civiche di Milano (Milano): 11G1 14; University of Texas – Austin Benson Latin American Collection: M 22 G663 P5 1986; University of California Los Angeles – Southern Regional Library Facility: M22.G667 O2 1986

Nº1 Cayumba, Sol, 2/4, 32c.
Nº2 Bananeira, mi, 2/4, 8c. Dó, 24c.
Nº3 Quingombô, lá, 6/8, 36c.
Nº4 Bamboula, Ré, 2/4, 24c.
Nº5 Final, Sol, 2/4, 16c. Ré, 16c

QUI TOLLIS

musica sacra

Rio de Janeiro, 16 novembro 1860

Instrumentação

quarteto vocal e piano
[4tt (SATB) e pf]

Idioma: latim
Observações:
partt c/algumas indicações ref. orquestração

Manuscrito(s) autógrafo(s)
Localização: Museu Histórico Nacional (Rio de Janeiro) e Biblioteca Nacional – Divisão de Música e Arquivo Sonoro (Rio de Janeiro)

Descrição:
“Carlos Gomes / Quitollis = Quartetto / Per Sop., Contralto, Tenore e Basso / [outra grafia:] Itala Gomes Vaz de Carvalho / [carimbo:] Museu Historico Nacional / 79 / Arquivo / Col. Carlos Gomes / [últ. pág:] Rio 16 de 9bro 1860.”
Ms. aut., partt (4tt vocal c/ pf), 15p. MHN: CG11 / 032.322  e BNRJ: M784.1 / G-I-17 (cópia eletrostática)
S/ind, 3/4, Mib, 24c; s/ind, 9/8, 82c.

QUEM SABE?!…

canção (modinha)

Instrumentação

canto e piano

Libreto / Letra – Autor: Francisco Leite Bittencourt Sampaio (1834-1895) – integrou a turma de acadêmicos do Largo São Francisco (1855 – 1859; foi “poeta da moda” enquanto estudante. Depois de formado, estabeleceu-se no Rio de Janeiro, chegando a eleger-se deputado, junto a Assembleia Geral, na década de 1860; governou a província do Espírito Santo (1867 – 1868); republicano, estudioso do espiritismo, foi autor de diversas obras literárias, filosóficas e poéticas. (Tank, 1989, p. 67)

QUEM SABE?
Tão longe, de mim distante,
Onde irá teu pensamento?
Quisera saber agora
Se esqueceste o juramento.
Quem sabe se és constante,
S’inda é meu teu pensamento?
Minh’alma toda devora
Da saudade agro tormento.
Vivendo de ti ausente
Ah: meu Deus, que amargo pranto:
Suspires, angústia e dores
São as vozes do meu canto.
Quem sabe, pomba inocente,
Se também te corre o pranto?
Minh’alma cheia de amores
Te entreguei já neste canto.
Observações:
[1] Dedicada a E. E. Correa do Lago

Manuscrito(s) cópia(s)
Localização: Biblioteca Nacional – Divisão de Música e Arquivo Sonoro (Rio de Janeiro); Biblioteca Alberto Nepomuceno – Escola de Música – Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro)

Descrição:
“[Pág. tít.:] Quem Sabe?!… / Poesia do Dr. F. L. Bittencourt Sampaio / A. Carlos Gomes / Modinha / [carimbo:] Coleção Alexandre Glinsky”
Ms. cópia, partt (canto e pf), 4p. BNRJ: MS / G-I-51 e objeto digital disponível em http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_musica/mas731194/mas731194.pdf
Andante com expressão, Dó, C, 50c.

“Ao meu amigo E. E. Correia do Lago / Quem sabe?!… / Modinha”
Ms. cópia, partt (canto e pf), 6p. BAN-UFRJ: MS G-II-30

“Moda. oferecida a Mel. Franco. Ramos / “Tão longe de mim distante” / (por…) / Modinha / com acompanhamto. de Piano / por / A. Carlos Gomes / offerecida / a minha irmãa [sic] a Exma. Snra. Dona / Izabel Maria Ramos Pereira da Sa. / [carimbo:] Bibliotheca / do / Instituto Nacional de Musica / Obra nº 4806 / Volume nº 3984 / [carmbo:] Biblioteca da Escola Nacional de Música – UFRJ / [lápis verm., no topo à esq.:] 38 / [lápis verm., lateral esq.:] 2
Ms cópia, partt (canto e pf), 7p. BAN-UFRJ: s/cota (Coleção Guilherme de Mello) e objeto digital disponível em: http://docvirt.com/docreader.net/docreader.aspx?bib=BibDigENM3&pasta=&pesq=tao%20longe%20de%20mim%20distante
Andante, Ré, 51c.

Edição(s)
Localização: Biblioteca Nacional – Divisão de Música e Arquivo Sonoro (Rio de Janeiro); Centro Cultural Banco do Brasil – Coleção Mozart de Araujo); Bibliothèque Nationale de France (Paris); University of Texas-Austin Benson Latin American Collection; University of California Los Angeles – Southern Regional Library Facility; Stanford University Music Library

Descrição:
“[pág. tít.:] Ao meu amigo E. E. Correia do Lago / “Preço 1.500 / [últ. capa] Canto Portuguez / Colleção de romances, modinhas, lundus, etc / com acompanhamento de piano”
Rio de Janeiro: Arthur Napoleão & Cia / Sampaio Araujo, Ch  2276, partt (canto e pf), 4p. CCBB: P652 exs. 1, 2 e 3 (Coleção Mozart de Araujo), BNRJ: Imperio / N-VI-23 e objeto digital disponível em http://objdigital.bn.br/acervo_digital/div_musica/mas178692/mas178692.pdf

“[capa:] Canto Portuguez / [pág. tít.:] Ao meu amigo E. E. Correia do Lago”Rio de Janeiro / São Paulo: E. Bevilacqua&C., Ch 1469, partt (canto e pf) 3p. CCBB: P653, P656, P657 (Coleção Mozart de Araujo), BNRJ: Imperio / B-II-16 e objeto digital disponível em http://objdigital.bn.br/acervo_digital/div_musica/mas233150/mas233150.pdf

Redução para piano:
São Paulo; Rio de Janeiro, Mangione & Filhos; São Paulo, A. Bevilacqua, Ch 10.441, 1941, partt (Italo Izzo, transcr. p/ pf), 4p. “Gravada em discos Odeon por Agnaldo Timoteo”. – Cop. E. Bevilacqua & Cia. 1910 et 1939. FRBNF44443022 / Richelieu VMG-61430

Canções de Carlos Gomes. Rio de Janeiro, FUNARTE, 1986, partt (canto e pf). Niza de Castro Tank e Achille Picchi, revisão. BNRJ: M784.3 / G-II-54; BIA-UNICAMP: E-2437 / G585c; ; University of Texas-Austin Benson Latin American Collection: M 1620 G657 C3 1986; University of California Los Angeles – Southern Regional Library Facility: M1620.G653 C3 1986

TANK, Niza de Castro. Minhas pobres canções: Antônio Carlos Gomes. São Paulo, Algol, 2006, partt (canto e pf), Achille Picchi, revisão musicológica. BNRJ: DIMAS 780.092; BIA-UNICAMP: 780.981 / T156m; University of Texas-Austin Benson Latin American Collection M 1620 G657 M56 2006; Stanford University Music Library: M1620 .G653 M56 2006