Faça uma busca ou veja a lista completa das obras:
preludietto
piano (solo)
Manuscrito(s) cópia(s)
Localização: Biblioteca Alberto Nepomuceno – Escola de Música – Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro); Biblioteca Nacional – Divisão de Música e Arquivo Sonoro (Rio de Janeiro); Museu Carlos Gomes – Coleção Carlos Gomes (Campinas)
Descrição:
“Inédito / [carimbo:] Biblioteca da Escola Nacional de Música – UF.R.J. / Rio de Janeiro / [manuscrito:] ~ Anemia ~ / [carimbo:] Biblioteca / da / Escola Nacional de / Musica / Obra Nº 30604 / [manuscrito:] ~ Preludietto ~ / -di- / Carlo [sic] Gomes”
Ms. cópia, partt (pf), 2p. BAN-UFRJ: MS G-II-3 e BNRJ: M786.1 / G-X-42 (cópia eletrost.)
Andante calmo, calmissimo molto legato, 6/8, Sol, 24c.
“Anemia / Preludietto / di / Carlo [sic] Gomes / [outra grafia, no topo:] Inedito”
Ms. cópia, (aut.?). MCG (Nogueira, 1997, verbete 1)
Edição(s)
Localização: Biblioteca Nacional – Divisão de Música e Arquivo Sonoro (Rio de Janeiro); Mediateca di Fondazione Scuole Civiche di Milano (Milano); University of Texas-Austin Benson Latin American Collection; University of California Los Angeles
Descrição:
O Piano Brazileiro de Carlos Gomes. Rio de Janeiro, FUNARTE, 1986, partt (pf), p. 41-42. BNRJ: M786.1 / G-I-56; Mediateca di Fondazione Scuole Civiche di Milano: 11G1 14; University of Texas – Austin Benson Latin American Collection: M 22 G663 P5 1986; University of California Los Angeles – Southern Regional Library Facility: M22.G667 O2 1986
canção (romance)
[c. 1859]
canto e piano
itlaliano
Libreto / Letra – Autor: Poesia de autor desconhecido.
Poesia publicada sob o título “Gemo na dura prisão” in Trovador, colleccção de modinhas, recitativos, arias, lundús, etc. Nova Edição, Correcta, Vol. I. Rio de Janeiro, Livraria Popular de A. A. da Cruz Coutinho – Editor – (Rua de São José, 75), impresso em Portugal, na cidade do Porto, Typ. de Antonio José da Silva Teixeira (Rua da Cancella Velha, 62), 1876, na seção “Modinhas” , p. 81:
GEMO NA DURA PRISÃO
Quando de Analia eu reparo
A sublime perfeição,
Cáio nos laços de amor,
Gemo na dura prisão.
De Analia vencer não posso
A menor contemplação,
Cadêas, ferros arrasto,
Gemo na dura prisão.
Se a linda Analia quizesse
Socegar meu coração…
Mas não quer, sou desgraçado,
Gemo na dura prisão.
Observações:
[1] dedicado a Maria das Dôres Alvares
Edição(s)
Localização: Biblioteca Nacional – Divisão de Música e Arquivo Sonoro (Rio de Janeiro); Centro Cultural Banco do Brasil – Coleção Mozart de Araújo (Rio de Janeiro); Biblioteca do Instituto de Artes – Universidade Estadual de Campinas (Campinas, SP); University of Texas-Austin Benson Latin American Collection (Austin, Texas, USA); Stanford University Music Library (Stanford, California, USA); University of California Los Angeles
&n
Descrição:
[pág. tít.:] “Analia Ingrata / Romance / Música de A. Carlos Gomes. / Á Illma. Sra. D. Maria das Dôres Alvares. poesia de xxx / Preço 1$000 / Rio de Janeiro” // [rodapé:] “Abelha 48.”
Edição: Rio de Janeiro. Arthur Napoleão & Cia (Rua do Ouvidor, 89), Ch. 538, partt (canto e pf), 4p, Colleção de modinhas, romances, nº 31. Publicado originalmente na coleção “Abelha Musical”, nº 48, 1859 (cf. Mercedes Reis Pequeno, 1962, p. 30, verbete 87). CCBB-RJ: P609 (Coleção Mozart de Araújo); BNRJ: Império / N-VII-46 e objeto digital disponível em http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_musica/mas178490/mas178490.pdf
e http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_musica/mas178490/mas178490.html#page/1/mode/1up
Allegretto Gracioso, Mib, 3/4, 142c.
Canções de Carlos Gomes. Rio de Janeiro, FUNARTE, 1986, partt (canto e pf). Niza de Castro Tank e Achille Picchi, revisão. BNRJ: M784.3 / G-II-54; BIA-UNICAMP: E-2437 / G585c; ; University of Texas-Austin Benson Latin American Collection: M 1620 G657 C3 1986; University of California Los Angeles – Southern Regional Library Facility: M1620.G653 C3 1986
TANK, Niza de Castro. Minhas pobres canções: Antônio Carlos Gomes. São Paulo, Algol, 2006, partt (canto e pf), Achille Picchi, revisão musicológica. BNRJ: DIMAS 780.092; BIA-UNICAMP: 780.981 / T156m; University of Texas-Austin Benson Latin American Collection M 1620 G657 M56 2006; Stanford University Music Library M1620 .G653 M56 2006
canção
1884; álbum publ. 1885
Libreto / Letra – Autor: Antonio Ghislanzoni (Nº1, 2, 7e 8)
Francesco Giganti (Nº3 e 4)
Emilio Praga (Nº5 e 6)
Rodolfo Paravicini (Nº9)
Observações:
Nº1 Spirto Gentil (invocazione)
Nº2 Divorzio (strofe)
Nº3 Rondinella (idílio)
Nº4 Oblio (bozzeto)
Nº5 Il Brigante (strofa)
Nº6 Bella Tosa (canzonetta milanese)
Nº7 Cos’é l’Amore? (canzonetta)
Nº8 La Piccola Mendicante (lamento)
Nº9 Civettuola (canzonetta)
(informações detalhadas nos verbetes individuais)
Edição(s)
Localização:
Descrição:
Album Vocale. Milão, Ricordi, Ch 49538, 49539, 49540, 49541, 49542, 49543, 49544, 49545, 49546, 49547 (completo), 1885, partt (canto e pf), . BNRJ: MS / G-I-37 e BNRJ: M784.3 / G-IV-35; Biblioteca del Conservatorio Statale di Musica Nicolò Paganini (Genova): Giovanni Elia Z. 2. 21. 5 / Dedica autogr. di Gomes; Biblioteca del Conservatorio di Musica Giuseppe Verdi (Milano): A.55.77.44. Biblioteca del Conservatorio di Musica San Pietro a Majella (Napoli)
In: Canções de Carlos Gomes. Rio de Janeiro, FUNARTE, 1986, partt (canto e pf). Niza de Castro Tank e Achille Picchi, revisão. BNRJ: M784.3 / G-II-54; BIA-UNICAMP: E-2437 / G585c; University of Texas-Austin Benson Latin American Collection: M 1620 G657 C3 1986
In: TANK, Niza de Castro. Minhas pobres canções: Antônio Carlos Gomes. São Paulo, Algol, 2006, partt (canto e pf), Achille Picchi, revisão musicológica. BNRJ: DIMAS 780.092; BIA-UNICAMP: 780.981 / T156m; University of Texas-Austin Benson Latin American Collection: M 1620 G657 M56 2006; Stanford University Music Library: M1620 .G653 M56 2006
canção
1881; álbum publ. maio 1882
Libreto / Letra – Autor: Antonio Ghislanzoni (Nº1 e 5)
Carlo D’Ormeville (Nº2)
Marco Marcelliano Marcello (Nº3)
Emilio Ducati (Nº4)
Observações:
Nº1 Preghiera dell’Orfano (canzonatura)
Nº2 Sul Lago di Como / La Regata (barcarola)
Nº3 Aurora e Tramonto (meditazione)
Nº4 Mamma Dice (arietta)
Nº5 Realtà (meditazione)
(informações detalhadas nos verbetes individuais)
Edição(s)
Localização:
Descrição:
Album Vocale. Milão, Ricordi, Chs 47900, 47901, 47902, 47903, 47904, 1882, 5 partt (canto [MS ou Btn] e pf), 31p. Biblioteca del Conservatorio di Musica Giuseppe Verdi (Milano): A.55.77.40; Biblioteca del Conservatorio di Musica San Pietro a Majella (Napoli): 165502 / ANTICO Arie App. G 38; Biblioteca del Conservatorio Statale di Musica Vincenzo Bellini (Palermo): MUS. 18 C 332; Biblioteca Musicale Governativa del Conservatorio di Musica S. Cecilia (Roma): Diritti d’autore B.821.108; CCBB-RJ (Coleção Mozart de Araújo): P651 (ap. Ch 47900, Preghiera dell’orfano); BNRJ: M784.3 / G-IV-32 e M784.3 / G-IV 33 (cópia eletrost. Ch 47902 Aurora e tramonto e Ch 47903 Mamma dice)
In: Canções de Carlos Gomes. Rio de Janeiro, FUNARTE, 1986, partt (canto e pf). Niza de Castro Tank e Achille Picchi, revisão. BNRJ: M784.3 / G-II-54; BIA-UNICAMP: E-2437 / G585c; University of Texas-Austin Benson Latin American Collection: M 1620 G657 C3 1986
In: TANK, Niza de Castro. Minhas pobres canções: Antônio Carlos Gomes. São Paulo, Algol, 2006, partt (canto e pf), Achille Picchi, revisão musicológica. BNRJ: DIMAS 780.092; BIA-UNICAMP: 780.981 / T156m; University of Texas-Austin Benson Latin American Collection: M 1620 G657 M56 2006; Stanford University Music Library: M1620 .G653 M56 2006
canção
1881; álbum publ. maio 1882
canto e pf
Idioma: italiano
Libreto / Letra – Autor:
Antonio Ghislanzoni (Nº 1, 3 e 4)
Emilio Ducati (Nº2 e 5)
Observações:
Nº1 Lo Sigaretto (canzonatura)
Nº2 Beato Lui! (canzonatura)
Nº3 Giulietta mia! (serenata-canzonatura)
Nº4 Celia d’amor (canzonatura)
Nº5 Qui pro quo (canzonatura)
(informações detalhadas nos verbetes individuais)
Edição(s)
Localização: Biblioteca del Conservatorio di Musica Giuseppe Verdi (Milano); Biblioteca Musicale Governativa del Conservatorio di Musica S. Cecilia (Roma); Biblioteca del Conservatorio di Musica San Pietro a Majella (Napoli); Biblioteca Nacional – Divisão de Música e Arquivo Sonoro (Rio de Janeiro)
Descrição:
“Album vocale : 5 canzonature / musica di A. Carlos Gomes / Milano : Ricordi”.
Album vocale : 5 canzonature. Milão, Ricordi, Ch 47895, 47896, 47897, Ch 47898, Ch 47899, 1882, partt (canto e pf). Biblioteca del Conservatorio di Musica Giuseppe Verdi (Milano): A.55.77.39; Biblioteca Musicale Governativa del Conservatorio di Musica S. Cecilia (Roma): Diritti d’autore B.821.107; Biblioteca del Conservatorio di Musica San Pietro a Majella (Napoli); BNRJ: M784.3 / G-IV-34
In: Canções de Carlos Gomes. Rio de Janeiro, FUNARTE, 1986, partt (canto e pf). Niza de Castro Tank e Achille Picchi, revisão. BNRJ: M784.3 / G-II-54; BIA-UNICAMP: E-2437 / G585c; University of Texas-Austin Benson Latin American Collection: M 1620 G657 C3 1986
In: TANK, Niza de Castro. Minhas pobres canções: Antônio Carlos Gomes. São Paulo, Algol, 2006, partt (canto e pf), Achille Picchi, revisão musicológica. BNRJ: DIMAS 780.092; BIA-UNICAMP: 780.981 / T156m; University of Texas-Austin Benson Latin American Collection: M 1620 G657 M56 2006; Stanford University Music Library: M1620 .G653 M56 2006
meditação
violino e piano
Manuscrito(s) cópia(s)
Localização: Biblioteca Nacional – Divisão de Música e Arquivo Sonoro (Rio de Janeiro)
Descrição: “Violino/ Al Chiaro di Luna/ (Meditazione)/ A. Carlos Gomes”
Ms cópia (doação Luís Heitor Correia Azevedo) partt. 5p. e parte. BNRJ: MS/ G-I-2 e objeto digital disponível em http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_musica/mas372175/mas372175.pdf
Edição(s)
Localização: Centro Cultural Banco do Brasil – Coleção Mozart de Araújo (Rio de Janeiro); Biblioteca Nacional – Divisão de Música e Arquivo Sonoro (Rio de Janeiro)
Descrição: “Al Chiaro di Luna / “MEDITAZIONE” / Musica de / A. CARLOS GOMES / EDIÇÃO BELIVACQUA / E. S. MANGIONE / EDITOR AUTORISADO / N. 2655 / Rs. 3$000 / A. MELODIA / Secção de Músicas / E. S. MANGIONE / R. Gonçalves Dias, 40 – Tel. 22-2209 – RIO / [alto relevo:] / Coleção Mozart de Araujo / [na contracapa:] Musicas de / A. Carlos Gomes / AVE MARIA, para soprano e meio soprano / QUEM SABE?!… (Tão longe de mim distante) MODINHA / AL CHIARO DI LUNA “Meditazione” / A’ MOCIDADE ACADEMICA / Hymno / DOLCE RIMPROVERO Romance / ADDIO. Romance para meio soprano ou barítono / GRAPHICA MANGIONE / RUA DA LIBERDADE, 96 / Telephone, 2-3095 / S.PAULO / [carimbo:] 0021”
Ed. Rio de Janeiro: E. Bevilacqua / E. S. Mangione, Ch 2655, partt (vln e pf), 4p + pte (vln), 1p, 5p. CCBB: P608 (Coleção Mozart de Araújo)
Andante Tranquillo, Sol, 6/8, 27c., s/ind. , Ré, 15c. , 1º tempo, Sol, 17c. , s/ind. , 9/8, 1c. , 1º tempo, Sol, 6/8, 11c.
Rio de Janeiro, Bevilacqua,Ch. nº 2655, 1923, (bandolim, pf), partt.6p. e parte. BNRJ: M787.65/G-I-1
ópera
Rio de Janeiro, 1861
vozes solistas, coro e orquestra
[solistas (S, MS, 2T, 2Btn, B), coro (SATB) e orq]
Local e ano de estreia: Rio de Janeiro, Teatro Lírico Fluminense, 04 setembro 1861, Julio José Nunes, reg.
Idioma: português
Atos/movimentos: 3
Personagens e vozes: Leonor (S), Conde Orlando (Btn), Henrique (T), Fernando (T), Inez(MS), Raimundo (Btn), um pajem (B) e Roberto.
Libreto / Letra – Autor: Antônio José Fernandes dos Reis (1830 – posterior a 1868), baseado em poema homônimo (1836) de Antônio Feliciano de Castilho (1800-1875).
“A noite do castelo. Ópera lírica em 3 atos por A. J. Fernandes dos Reis”. Rio de Janeiro. Tip. de B. X. Pinto de Sousa, 1861. BAN:LIB 782.12 G633 9 (cópia eletrost.)
Local, época e argumento (resumo):
Europa, séc XI. “Um cruzado, ao voltar da Terra Santa, depois de ser dado como morto, descobre os amores de sua prima e noiva Inez com o castelão vizinho; desafio-o, mata-o e, afinal, é morto pelo pai de sua amada” (Azevedo, 1938, p. 36-7)
Observações:
(1) “S[ua].M[majestade].I[mperial].” cf edição RJ, Rafael Coelho Machado; (2) Ms. cópia, partes (Pagem, Raymundo, 2T I, 2T II, 2B, 1fl I, 1ob, 1clIe II, 1fg I e II, 1trp I e II, 1tpt I e II, 1bn I e II, 1of, tmp, 1vln principal, 1vln I, 2vln II, 1vla, 1vlc, 1ctb.), ref. excerto “A noite do castelo. Nestes sitios que viram minha infancia] A noite do Castello [música manuscrita] :Recvº Romance e Coro”. BAN: MS G-II-40 [Parte de ‘Raymundo’ com o carimbo da ‘Sociedade Campezina’ e o número de ordenação ‘12’”].
Manuscrito(s) autógrafo(s)
Localização: Instituto de Estudos Brasileiros – Universidade de São Paulo (São Paulo)
Descrição: “Original / Ópera em 3 actos A Noite do Castelo / Libreto do Sr. A. J. Fernandes dos Reis Muzica de A. Carlos Gomes”.
Ms. aut. 2vol, partt (canto e orq), [VOL. I, Preludio e Ato I, 275fls.; VOL II, Atos II e III, 355 fls.], 630fls. IEB-USP: DA-TEX-001 (vol. I) e DA-TEX-002 (vol. II)
Manuscrito(s) cópia(s)
Localização: Museu Carlos Gomes – Coleção Carlos Gomes (Campinas)
Descrição:
“A Noite do Castelo / Libreto do Snr A. P. Fernandes dos Reis / Em três Attos / Musica do Snr Mtro / Antonio Carlos Gomes / 1861”
Ms. cópia. (desc, c. 1860), [“ópera completa em 4 cadernos”]. MCG: Ver Nogueira, 1997, verbete 21
Ms. cópia, partes (vl-I e II, vlc, ctb / picc,, ot, ob-I e II, fg-I e II, tmp). MCG: Ver Nogueira, 1997, verbete 21
“Noite do Castelo / opera em atos / do Mtro. Antonio Carlos Gomes / Propriedade de Itala Gomes Vaz de Carvalho”
[PRELUDIO] Ms. cópia (Emygdio, 1868; Sant’Anna Gomes, s.d.), partes (vl-I e II, vla, vlc, ctb, fl e picc, cl-I e II, fg-I e II, tpt-I e II, tpt solo, tpa-I e II, tbn-I e II, ofc, bbdao, timm, bbo). MCG: Ver Nogueira, 1997, verbete 21
Partitura(s) redução para canto e piano
Localização: Biblioteca Nacional – Divisão de Música e Arquivo Sonoro (Rio de Janeiro); Biblioteca Musicale Gaetano Donizetti (Bergamo)
Descrição:
“A noite do castello / opera nacional em 3 actos / poesia de A. J. Fernandes Dos Reis / musica de Antonio Carlos Gomes / Dedicada a S. M. I. / reducçao para canto e piano revista pelo autor / Propriedade do Editor Rafael Coelho Machado, 43 rua da Quitanda, loja de pianos e música”
Rio de Janeiro, Raphael Machado Coelho, partt (red. canto e pf), 337p, [1861 (cf. Azevedo, 1938, p. 37)]. BNRJ: M782.1 / G-I-633n; Biblioteca Musicale Gaetano Donizetti
Redução para piano:
Localização: Biblioteca Nacional – Divisão de Música e Arquivo Sonoro (Rio de Janeiro)
“A Noite do Castello / poesia de A. J. Fernandes dos Reis : Reducção para piano só pelo editor.”
Rio de Janeiro, Raphael Coelho Machado, partt (pf solo), 152p, [s.d.]. BNRJ: M786.109 / G-I-633n
dança
Campinas, jun-out 1856
piano (solo)
Observações:
[1] Esta peça aparece em outra versão na suíte Quilombo, quadrilha sobre os motivos dos negros; [2] Carlos Penteado de Rezende, “A música em São Paulo” (1967, p. 266) datou essa peça como 1857. Magaldi (1994, p. 288) oferece uma prova definitiva de que o anúncio da partitura dessa peça aparece no Jornal do Commercio, 8 outubro 1856. (Volpe, 2001, p. 44). Ver anúncio em Hemeroteca Digital Brasileira disponível em http://memoria.bn.br/DocReader/364568_04/10494
Jornal do Commercio, 8 outubro 1856, p. 3, seção “Annuncios”, alto da página à direita: “A CAJUMBA [sic], DANSA DOS NEGROS, composta por A. Carlos Gomes, para piano, só $500. Á venda no Imperial Estabelecimento Musical de [Teotonio Borges] Diniz, Praça da Constituição n. 11.”; [3] Dedicada a Ernest Maneille, em sociedade com o qual o compositor ofereceu aulas de música em Campinas em 1857.
Manuscrito(s) cópia(s)
Localização: Biblioteca Nacional – Divisão de Música e Arquivo Sonoro (Rio de Janeiro); Biblioteca Alberto Nepomuceno – Escola de Música – Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro)
Descrição:
“A Cayumba / Dança dos negros / para piano / A seu amigo E[rnest]. Maneille”
Ms. cópia, partt (pf), 3p. BAN-UFRJ: MS G-II-2
“A Cayumba / Dança dos negros / Passo de dança humorística / para piano / A seu amigo E[rnest]. Maneille” / [carimbo:] Doação / Ilara Gomes Grosso / [verso da pág. de rosto:] À boa amiga Itala / em lembrança do nosso Concerto em Campinas a 25/9/36 / Candido de A. Botelho / [outro lugar:] Carminha”
Ms. cópia (…?, S.P., 1936), partt (pf), 3p. BAN-UFRJ: MS G-II-2a
“A seu amigo E[rnest]. Maneille / A Cayumba / Dansa dos negros / para Piano / A. Carlos Gomes / Á brilhante pianista Senhora Yolanda Moreaux / oferece afetuosamente a única “dança” para piano / de Carlos Gomes. / Itala Gomes Vaz de Carvalho / Rio de Janeiro 29 de Julho de 1946”
Ms. cópia (Rio de Janeiro, 1946), partt 3p. BNRJ: MS / G-I-1 e
objeto digital disponível em http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_musica/mas211138/mas211138.pdf
Andante, Sol, 2/4,[introdução] 3c; (Segno) tempo de chula, 24c; Ré, 8c; Sol, 24c. (Fim); s/ind, Dó, 16c (Dal Segno al fine).
Edição(s)
Localização: Centro Cultural Banco do Brasil – Coleção Mozart de Araújo (Rio de Janeiro); Centro de Documentação de Música Contemporânea – Universidade Estadual de Campinas; Biblioteca Nacional (Rio de Janeiro) – Divisão de Música e Arquivo Sonoro; Centro Cultural São Paulo – Discoteca Oneyda Alvarenga (São Paulo); Mediateca di Fondazione Scuole Civiche di Milano (Milano); University of Texas-Austin Benson La
Descrição:
“[pág. tít.:] A SEU AMº. E. MANEILLE. / A CAYUMBA / DANÇA DOS NEGROS / PARA PIANO / por / A. CARLOS GOMES. / EDEN / MUSICAL / Nº. 2. / Preço 500 / IMPERIAL / Estabelecimento musical / de / T. B. DINIZ / Praça da Constituição / Nº. 11 / Rio de Janeiro / [verso das págs., carimbo:] MEIRA S/A. / Agência Tijuca / Rua Carlos Vasconcelos, 111 / Tel. 28-8558 / Rio de Janeiro”
Edição de época: Rio de Janeiro, Imperial Estabelecimento Musical de T.B.Diniz, Ch 111, 1856, partt (pf), coleção Eden Musical nº2. CCBB-RJ: P 618 exs. 1 e 2 (Coleção Mozart de Araújo); CDMC-UNICAMP: CBRAS BBZ00084 – Ps20
Andante, Sol, 2/4, [introdução] 3c; (Segno) tempo de chula, 24c; Ré, 8c; Sol, 24c (Fim); Dó, 16c (Dal Segno ao Fine).
Patrono da Música Brasileira: A Carlos Gomes. Rio de Janeiro, Arthur Napoleão, Ch AN-2121, 1968, partt (pf; transcr. Souza Lima), p.16-19. Reimpr. Comissão do Sesquicentenário de A. Carlos Gomes, Fermata do Brasil, 1983. BNRJ: M786.109 / G-II-3; CCSP-DOA: P-10.745
O Piano Brazileiro de Carlos Gomes. Rio de Janeiro, FUNARTE, 1986, partt (pf), p. 31-34. BNRJ: M786.1 / G-I-56; Mediateca di Fondazione Scuole Civiche di Milano: 11G1 14; University of Texas – Austin Benson Latin American Collection: M 22 G663 P5 1986; University of California Los Angeles – Southern Regional Library Facility: M22.G667 O2 1986
Tangos, milongas and other Latin-American dances: for solo piano. Selected and with an introduction and notes by Joseph Smith. Mineola, NY, Dover, 2003, partt (pf), p. 18-21. Visualização disponível em https://books.google.com.br/books?id=l8M2DwAAQBAJ&printsec=frontcover&hl=pt-BR&source=gbs_ViewAPI&redir_esc=y#v=onepage&q=cayumba&f=false. University of California Los Angeles – Music Library: M30 .T36 2003
hino
Salvador, Bahia, maio 1880
vozes solistas, coro, orquestra, banda e fanfarra; coro e piano; piano (4m)
[solistas (S, C, T, Btn, B), coro (SSATTBtnB), orq (picc, fl, ob-I e II, cln-I e II, rqt, fg-I e II, tpa-I, II, III e IV, tpt-I e II, tbn-I, II e III, ofc (tb), timp, cx e ptos, bbo., vln-I e II, vla, vlc, ctb) banda (cln-I e II, clne, cnt-I, II e III, tbn, I, II e III, bbdn, bss)]
Local e ano de estreia: Salvador, Bahia, Teatro São José, 26 maio 1880; em cerimônia comemorativa oficial: Rio de Janeiro, Imperial Theatro D. Pedro II, 10 Junho 1880
Idioma: português
Libreto / Letra – Autor: João de Brito
A CAMÕES
O teu dia irrompera da historia
sobra n’elle opulencia e fulgor!
Gloria a quem grande foi na dor!
Mas a penna que foi te invejada
da gloria ainda mais te augmentou!
Glória a Camões!
Observações:
[1] Enrico Bernardi (1838-1900), maestro e compositor italiano que atuou no Brasil (Belém do Pará; Bento Gonçaves-RS) entre as décadas de 1880 e 1890 [ver verbete Nella Luna deste catálogo]. [2] João de Brito, possivelmente João de Brito e Lima (Bahia, 1671-1747), capitão, membro fundador da Academia Brasílica dos Esquecidos (ver Joaquim Manuel de Macedo, Anno biographico brazileiro, vol. 3, Rio de Janeiro, Typographia e Lithographia do Imperial Instituto Artistico, 1876, p. 459-460).
Manuscrito(s) autógrafo(s)
Localização: Museu Histórico Nacional (Rio de Janeiro); Biblioteca Alberto Nepomuceno – Escola de Música – Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro); Biblioteca Nacional – Divisão de Música e Arquivo Sonoro (Rio de Janeiro)
Descrição:
“Propr. de Itala Gomes Vaz de Carvalho. / à Camões / Hymno Triumphal / Coro Orquestra e Banda / musica di / A. Carlos Gomes / Bahia, 26 e [sic] maio de / 1880. [carimbo:] Museu Histórico Nacional / Arquivo”
Ms. aut., partt (coros e red. pf), 20p. MHN: CG 15
Fanfarra, C, Sib, 7c; s/ind., 19c; Cantabile, Mib, 29c; s/ind, Sib, 14c; Poco più animato, 17c.
“Propr. de Itala Gomes Vaz de Carvalho / à Camões / Inno Trionfale / a grande Ochestra [e] Banda / Musica di / A. Carlos Gomes / Bahia, 26 Maggio 1880 / [carimbo:] Museu Histórico Nacional / Arquivo”
Ms. aut., partt (orq, fanf e banda), 25c. MHN: CG 15/1
Andante majestoso e marcate; Non tropo largo, Sib, C, 25c; s/ind, Mib, 8c; Cantabile spressivo, 21c; I Tempo, Sib, 14c; Più Animato, 17c.
“À Camões / Inno Trionfale / Carlos Gomes / NB / Para produzir um certo effeito, me parece que esta Banda e Fanfarra deve ficar um pouco afastada da orchestra / C. Gomes / NB / Istrumentazione per Fanfarra e Banda [da]l Maestro Enrico Bernardi / [carimbo:] Miguez / carimbo:] Bibliotheca do Instituto Nacional de Música”
Ms. aut., partt (banda) 10p. BAN-UFRJ: MS G-II-1; BNRJ: M785.3 / G-I-2 (cópia eletrost.)
“À Camões / Inno Trionfale a Grande Orchestra / Bahia 26 Maggio 1880 / Copia extratta dall’originale dal Maestro Enrico Bernardi / Bahia / [carimbo:] Miguez / [carimbo:] Bibliotheca do Instituto Nacional de Música” (“Partitura danificada e restaurada indevidamente cf BAN-UFRJ)
Ms. cópia autorizada, partt (orq., fanf. e banda), 18p. BAN-UFRJ: MS G-II-1.1
Manuscrito(s) cópia(s)
Localização: Biblioteca Nacional – Divisão de Música e Arquivo Sonoro (Rio de Janeiro)
Descrição:
“[pág. tít. Ottavino:] Carlos Gomes / A Camões = / HymnoTriumphal / Ottavino] / [carimbo:] Museu Imperial / Arquivo / [carimbo:] Museu Imperial / Divisão de Documentação / Histórica / 62/50 / [carimbo:] Museu Imperial / Casa Cláudio de Souza / 52687 / 2545 / [carimbo:] Biblioteca Nacional/ Rio de Janeiro”
Ms. cópia, partes (Ottavino, Flauto, Oboé 1º, Oboé 2º, 1º Clarinetto Sib, Clarinetto 2º Sib, 1º Fagotto, Fagotto 2º, Corno 1º in Fá, Corno 2do in Fá, Corno 3º in Fá, Corno 4º in Fá, Cornetta 1ª Sib, Cornetta 2da Sib, Trombone 1º, Trombone IIº, Trombone IIIº, Oficleide (Tuba), Timpani (Sib-Fa), G[ran]. C[assa]. e Piatti, Tamburo, 1º Violino (8), 2º Violino (7), Viola (4), Viloncello (4), C. Basso (4), Requinta (Mib), [Banda:] Clarinetto 1º Sib, Clarinetto 2º Sib, Claroni Sib, Cornetta 1ª Sib, 2ª Cornetta Sib, 3ª Cornetta Sib, 1º Trombone, 2º Trombone, Bombardino, Basso Sib, 1º Soprano Solo, 1º Contralto Solo, 1º Tenore Solo, 1º Baritono Solo, 1º Basso Solo, 1miSoprani (5), 2diSoprani (5), Contralti (5), Tenori 1mi(5), Tenori 2di (5), Baritoni (5), Bassi (5)), 197p. BNRJ: MS/ G-I-3 e objeto digital disponível em: http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_musica/mas617603/mas617603.pdf
Edição(s)
Localização: Biblioteca Nacional – Divisão de Música e Arquivo Sonoro (Rio de Janeiro); Centro Cultural Banco do Brasil – Coleção Mozart de Araújo (Rio de Janeiro); Biblioteca Alberto Nepomuceno – Escola de Música – Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro); Biblioteca do Instituto de Estudos da Linguagem – Universidade Estadual de Cammpinas (Campinas) – Biblioteca Maldura dell’Università degli Studi di Padova; Bibliothèque Nation
Descrição:
“A Camões / Hymno Triumphal / Para Grande Orchestra e Banda / Por / A. Carlos Gomes / Reducção para Piano a 2 mãos / Expressamente escripta para o grande festival do terceiro / centenario de Luiz de Camões, e executada em 10 de Junho de 1880/ no Imperial Theatro D. Pedro 2º do Rio de Janeiro. / Imperial Estabelecimento de Pianos e Musicais / Narciso, Arthur Napoleão Miguéz. / Rua do Ouvidor Nº 89 / Rio de Janeiro / Lith. Impr. de Narciso, Arthur Napoleão & Miguéz / [margem superior, carimbo:] Coleção Ayres de Andrade / [margem inferior, anot. post. letra cursiva:] offerta do Archivo / de Agostinho D. N. d’Almeida”
Rio de Janeiro: Narciso, Arthur Napoleão & Miguez, Ch 2164, [1880], partt (pf), 5p. BNRJ: Império / N-VII-64 e objeto digital disponível em http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_musica/mas458218/mas458218.pdf; CCBB-RJ: P 638 (Coleção Mozart de Araújo).
Edição facsimile por ocasião das comemorações do 3º centenário da morte de Camões: Rio de Janeiro, Ministério da Educação e Cultura / Departamento de Assuntos Culturais, 1970, partt (pf, red), 5p. BNRJ: M784.7 / G-I-4 (Coleção Ayres de Andrade); CCBB-RJ: P 637 exs. 1 e 2 (Coleção Mozart de Araújo)
Edição facsimile por ocasião das comemorações do 4º centenário da morte de Camões: À Camões: Hymno triumphal, Marcha elegíaca, Marcha heróica, Rio de Janeiro, Biblioteca Nacional, 1980, p. 10-25. Apresentação Plínio Doyle; estudio crítico Eurico Nogueira França. Contém o programa das festas do 3º centenário de Luiz de Camões e o poema “Camões entre dous mundos” de Rozendo Moniz. BNRJ: M786.108 / A-I-1 (Coleção J. Olympio); CCBB-RJ: P 631 (Coleção Mozart de Araújo); BIEL-UNICAMP: 786.44 / g585C; Biblioteca Maldura dell’Università degli Studi di Padova e Biblioteca Nazionale Centrale (Roma); FRBNF39690132 / Richelieu VMB-4723; University of Texas-Austin Benson Latin American Collection: M 35 G663 H9
Andante Gracioso e non troppo largo, C, Sib, 26c; Cantabile, Mib, 29c; Iº Tempo, Sib, 14c; Poco più animato (Fanfarra), 17c.
“Hymno Triumphal / Para Grande Orchestra e Banda / Por / A. Carlos Gomes / Reducção para piano a 4 mãos / Expressamente escripta para o grande festival do terceiro / centenario de Luiz de Camões, e executada em 10 de Junho de 1880 / no Imperial Theatro D. Pedro II, do Rio de Janeiro. / Imperial Estabelecimento / de pianos e musica / Narciso, Arthur Napoleão & Miguez / Rua do Ouvidor, nº 89 / Rio de Janeiro / Lith. Imp. de Narciso, Arthur Napoleão & Miguez / [p.1: poesia utilizada na composição, transcr. completa] / Bahia / 28 d’Abril de 1880 / Dr. João de Britto”
Rio de Janeiro, Narciso, Arthur Napoleão & Miguez, partt (red. pf 4m), 10p. CCBB-RJ: P 636 (Coleção Mozart de Araújo); Library of Congress – Music Division (Washington, DC, USA): 103/1124 e objeto digital disponível em https://www.loc.gov/item/ihas.100000638/
Andante majestoso e marcato non tropo largo, C, Sib, 26c; s/ind, Mib, 29c; Iº Tempo, Sib, 31c.
Bahia/Rio de Janeiro, Sampaio Araújo & Cia, Ch 2.154 – série As Duas Pianistas, partt (pf 4m), 11p. BNRJ: M786.2 / G-I-4
“A Camões/ inno trionfale per grande orchestra / música di Carlos Gomes”
Rio de Janeiro, Ministério da Educação e Cultura / Departamento de Assuntos Culturais, partt (orq), 19p. BNRJ: M785.3 / G-I-168 (“Ed. comemorativa do IV centenario da publicação de Os Lusiadas; Copia MS em reprodução fotográfica” cf DIMAS-BNRJ)