A VIDA E A OBRA DO MAESTRO

OBRAS

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Título

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Gênero

Local e ano de composição

CONDOR

ópera

Milão, c. setembro 1890 – c. fevereiro 1891

Instrumentação

vozes solistas, coro e orquestra
[solistas (3S,1T,1Bar,1B), coro (SATB) e orq]

Local e ano de estreia: Milão, Teatro alla Scala, 21 fevereiro 1891. Leopoldo Mugnone, regente.
Idioma: Italiano
Atos/movimentos: 3
Personagens e vozes: Odalea (sop.), Zuleida (m.sop.), Adin (sop.), Condor (ten.), Almazor (b.) e Mufti (bar.)
Libreto / Letra – Autor: Mario Canti

“Côndor / Azione Lirica in tre atti / di Mario Canti / Musica di Carlo Gomes / Teatro All Scala / Stagione di Carnevale-Quaresima 1890-91 / Impresa Fratelli Corti / Milano / Stabilimento Tipografico Enrico Reggiani / 15 – Via della Signora – 15 / 1891.”
University of Toronto, Thomas Fisher Libretti Collection: lib pam 01313.
Edição: Milão, Enrico Reggiani, 1891, libretto impresso, 56p.
Disponível em
https://archive.org/details/cndorazioneliric00gome
https://ia600300.us.archive.org/30/items/cndorazioneliric00gome/cndorazioneliric00gome.pdf

Local, época e argumento (resumo):
Samarcanda, século XVII. “Odaléa, rainha de Samarcanda, é amada por um impetuoso filho do deserto, espécie de Siegfried ardente e ingênuo, que desconhece completamente o terror. Impõe-se ao coração da soberana pela audácia de seus gestos. E quando a orgulhosa Odaléa se rende a essa paixão nascente, o povo, revoltado, exige a morte do infiel que ousara pretender o amor da Soberna; Côndor, para não perecer às mãos da turba enfurecida, suicida-se, diante da cidade presa das chamas, ateadas pelos insurretos”. (Azevedo, 1956, p. 44)

Observações:
[1] Dedicada a Theodoro Teixeira Gomes, da Bahia. [2] Os mss. Auts. BAN-UFRJ e MCG são complementares: o ms aut MCG é parte do ms. aut. rascunho cujo conjunto maior se encontra na BAN-UFRJ; o ms. aut. MCG é um rascunho para canto e pf de trechos que faltam no ms. aut. rascunho da BAN-UFRJ; o ms. aut. MCG está na caligrafia do compositor e apresenta distribuição gráfica muito semelhante ao ms. aut. BAN-UFRJ (cf. Virmond email 2016). [3] O MCG, Campinas guarda documentação musical de trechos diversos, mas que não foram aqui incluídos por tratarem-se de cópias de autoria desconhecida (Nogueira, 1997, verbete 28). [4] A redução para canto e pf, da edição de Arturo Demarchi, é provavelmente do próprio compositor, que assina “Loscar”, anagrama de Carlos, acompanhada da abreviatura “G.” de Gomes (cf. Virmond 2007, p. 159-160). [5] Mario Canti, que assina o libreto, é autor desconhecido e tem suscitado diversas hipóteses (ver Virmond 2007, p. 124-126 e p. 131). [6] Outros títulos: Odalea (posterior; ver Virmond 2007, p. 129-136). [7] O ms. aut. BAN-UFRJ trata-se do único rascunho autógrafo para canto e piano quase completo deixado por Gomes para uma de suas óperas (cf. Virmond 2007 e consultoria 2016). [8] A datação da composição foi minuciosamente discutida por Vimond 2007, p. 168.

Manuscrito(s) autógrafo(s)
Localização: Museu Histórico Nacional (Rio de Janeiro); Biblioteca Nacional – Divisão de Música e Arquivo Sonoro (Rio de Janeiro); Biblioteca Alberto Nepomuceno – Escola de Música – Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro); Biblioteca del Conservatorio di Musica Giuseppe Verdi (Milano); Museu Carlos Gomes – Coleção Carlos Gomes (Campinas)

Descrição:
“[anot. post.:] Propriedade de Itala Gomes Vez de Carvalho / [caligrafia aut.:] Côndor / azione lírica in 3 atti / di Mario Canti / música di A. Carlos Gomes / Atto 1mo. / [carimbo:] Museu Histórico Nacional / 72 / Arquivo / Col. Carlos Gomes” [vol. I, frontispício]
“Visto per le prezentazione fatta alla Prefettura di Milano dai Signori / fratelli Cesare e Enrico Corti di Milano, per gli effetti del testo unico / dalle leggi 25 Giugno 1865, Nº 2337, de 10 agosto 1875 Nº 2652, 18 Maggio 1882 Nº 756 / (Serie 3º) approvato con Regio Decreto 19 Settembre 1882 Nº 1012 (Serie 3º) e dal / Regolamento della stessa data Nº 1013 (Serie 3º) sui diritti di Autore / Milano 5 Marzo 1891 / L’ufficiale Incaricato / Marzela” (vol. 1, p. 196) [registro autoral].
Ms. aut., partt. (canto e orq), 713p. e partes [VOL. I: Ato I, 197p.; VOL. II: Ato II, 262p.; VOL. III: Ato III, 220p.; caderno com texto do balé, 63p.]. MHN-RJ: CG06 032.317; BNRJ: microfilme

Ms. aut. rascunho (Ato I e II, quase inteiro; Ato III, quarteto completo e outros trechos), partt. (canto e pf), 210p. [VOL. I: Preludio e Ato I, ?p.; VOL. II: Ato II, ?p.; VOL. III: Ato III, ?p. e caderno com texto do balé. ?p.]. No final do 2 ato: “2 sett [18]90”. Manuscrito com páginas soltas e algumas do Ato I foram coladas fora de ordem. Manuscrito sem indicação de autoria, porém a caligrafia é certamente do compositor. Na capa da encadernação de cada volume lê-se “[caligrafia à tinta:] Originale dell’autore / [letras impressas:] Carlo Gomes / Côndor / Partitura Atto II / [caligrafia à tinta:] Partitura / Autografa”. BAN-UFRJ: MS G-II-36

Ms. aut. [ária “Ohimè! Ohimè! Non va di questo…”]. “Da Odalea – rifacimento del Condor”, 1p. Biblioteca del Conservatorio di Musica Giuseppe Verdi (Milano): M.S. Aut. 26/3

Ms. aut? (Atos I, II e III completos; falta o Preludio), s.d. MCG
Ms aut? (Ato II, incompl), s.d. “Condor / azione lírica in 3 atti / di Mario Conti / Musica del Maestro Carlos Gomes / Atto 2do. / Partitura”. MCG
Ms. aut. rascunho (Ato II, cena 3), s.d,, 22 folhas. [anot. post.:] “Este manuscrito me foi dado/ pelo maestro Sant’Anna Gomes / e eu o entrego ao Archivo do / Centro de S. L. e Artes / Campinas 21 e junho de 1931 / José de Campos Novais”. MCG
Ms. aut. incompl. (Ato II, cena 3, incompleto; coro e orq; partes sem começo), s.d. MCG
Ms. aut. incompl. (orq) “Ballalibi”, s.d. MCG

Manuscrito(s) cópia(s)
Localização: Acervo Ricordi Brasileira (São Paulo); Museu Carlos Gomes – Coleção Carlos Gomes (Campinas)

Descrição:
“Condor [título original ocultado por papel colado sobreposto:] ‘Odalêa / (Ex- Côndor) / Opera-Baile em 3 atos / de / Carlos Gomes / Propriedade do autor em todos os paizes’ / Azione lírica in 3 Atti / di / Mario Canti / Musica di / Carlo Gomes / Atto 1º / Partitura” [idem no material dos Atos II e III]
Ms. cópia [autorizada], Copisteria Achille Bernardi, partt (canto e orq) e partes [Atos I, II e III] (péssimo estado de conservação; material utilizado nas récitas de 1890-1891). Acervo Ricordi Brasileira (São Paulo)

“Condor [título original ocultado por papel colado sobreposto:] ‘Odalêa / (Ex- Côndor) / Opera-Baile em 3 atos / de / Carlos Gomes / Propriedade do autor em todos os paizes’ / Azione lírica in 3 Atti / di / Mario Canti / Musica di / Carlo Gomes / Atto 1º / Partitura” [idem no material do Ato II e balé]
Ms. cópia [autorizada], Copisteria Achille Bernardi, partt (canto e orq) [Atos I e II e balé]. MCG

Partitura(s) completa(s)
Localização: Museu Histórico Nacional (Rio de Janeiro)
Descrição: Ms. voz e orquestra; partt e partes. MHN-RJ

Partitura(s) redução para canto e piano
Localização: Biblioteca Nacional – Divisão de Música e Arquivo Sonoro (Rio de Janeiro); Biblioteca del Conservatorio di Musica Giuseppe Verdi (Milano); Bibliothèque Nationale de France (Paris); University of Chicago Library; University of Texas-Austin Benson Latin American Collection;  Library of Congress (Washington, DC); University of California Los Angeles; Harvard University

Descrição:
“Côndor / Opera Lyrica in tre atti / Poesia di / Mario Canti / Prima rappresentazione al Teatro della Scala di Milano, 21 febbraio 1891 / Opera Completa per canto e pianoforte / Riduzione di G. Loscar” [provavelmente o próprio compositor] / Prezzo Lire 15.– / Proprietá reservata in tutti i paesi. — titti i diritti sono riservati. — Deposto a norma di lege. / Unico deposito presso lo stabilimento dell’Editore / Arturo Demarchi / Milano” // [seq. 5, caligrafia manuscrita:] “Em signal da gratidão / dedicada ao amigo / Theodoro Teixeira Gomes / da Bahia / A. Carlos Gomes”.
Milão, Arturo Demarchi, [sem número de chapa], 1891, partt. (canto e pf), 243p. Biblioteca del Conservatorio di Musica Giuseppe.Verdi:: AS..55 (inventário Dono Schinelli): ZZZ 59423; Harvard University, Loeb Music Library, John Milton and Ruth Neils Ward Collection, Harvard Theatre Collection: MUS 690.568.616. Objeto digital disponível em https://iiif.lib.harvard.edu/manifests/view/drs:49792245$1i

“Côndor / opera lyrica em trez actos / poesia de Mario Canti / ópera completa para canto e piano reduzida por G. Loscar “.
[Edição especial para o Brasil:] Milão, Arturo Demarchi, [sem número de chapa], 1891, partt. (canto e pf), 243p. BNRJ: Música – G-II-1 e M782.1 G633cn; OR A-II M-12 (com dedicatória do compositor); University of California Los Angeles – Southern Regional Library Facility: M1503 .G58c. Reimpressão: Edição Comemorativa do Sesquicentenário do Compositor, São Paulo, Ricordi Brasileira/ FUNARTE, 1986. BNRJ: M782.1 G633cn2; University of Chicago Library: M1503.G64 C66; University of Texas-Austin Benson Latin American Collection: M 1503 G633 C7 1986; University of California Los Angeles – Music Library: M1503 .G58c 1986; BNF: FRBNF43019218

“Odalea / Carlos Antonio Gomes / riduzione per canto e pianoforte” – [spartito]. – [S.l.] : [s.n.] , [188.]. – 1 spartito (258 p.) ; in 4°” Biblioteca del Conservatorio di Musica Giuseppe Verdi: ZZZ 59431

Partitura redução para piano
Localização: Biblioteca del Conservatorio di Musica Giuseppe Verdi (Milano); Biblioteca Nacional (Rio de Janeiro), Divisão de Música e Arquivo Sonoro; Museu Carlos Gomes (Campinas)

“Condor : ópera lyrica em trez actos / poesia de Mario Canti / música de Carlos Gomes / redução do maestro Azzo Albertoni”
Milão, Arturo Demarchi, 1891, partt (pf). 135p. BNRJ: M786.109 G-II-1 (edição especial para o Brasil); M786.109 G633cn; OR A-II M-12 e OR A-II M-12a (com dedicatória do compositor); MCG; Biblioteca del Conservatorio di Musica Giuseppe Verdi: ZZZ 27849

Ilustrações dos cenários e figurinos
Localização: Museu Histórico Nacional (Rio de Janeiro)
Descrição: Cenários dos Atos I, II e III
Odaléa Opera (Condor). Atto 3: Scena unica. — [189-]. Odaléa Opera (Condor). Atto 1º: Scena unica a tutto fondo. — [189-].
02 fotos: p&b; 21x27cm, 20x26cm. Tamanho da moldura: 25x35cm. Fotografia de desenhos. Resumo: Cenário do primeiro e terceiro ato. MHN-RJ: CGic28.1 e 2/ 032.392 032.449
Odaléa (Condor). 2º ato: scena unica. — [189-]. 01 original de arte: bico de pena e aquarela sobre papel, p&b; 21x28cm. Resumo: Cenário do segundo ato: fachada da Mesquita d’Omar. Horizonte avermelhado. MHN-RJ: CGic26/ 032.391

COLOMBO

ópera

1892

Instrumentação

solistas, coro e orquestra
[solistas (SSTTBtnBB ) coro (SATB) e orq ( vln-I e II, vla, vlc, ctb, picc, fl, ob-I e II, cln-I e II,, clne, tpa-I, II, III e IV, cnt-I e II, tpt-I e II, fg-I eII, tbn-I, II, III e tbn-B, timp, cx, trg, tan-tan, hpa-I e II, org)

Local e ano de estreia: Rio de Janeiro. Teatro Lírico, 12 outubro 1892; Marino Mancinelli, reg.
Idioma: italiano
Atos/movimentos: 4
Personagens e vozes: Colombo (Btn), Frade (B), Fernando (T), Isabella (S), D. Mercedes (S), Don Ramiro (T), Don Diego (B)
Libreto / Letra – Autor: Albino Falanca (Annibal Falcão)

“Colombo / poema vocale-sinfonico in 4 parti”
Milão, Arturo Demarchi, 1870, 27p. CCBB: 26173/FOLHETO (Coleção José Gulherme Merquior)

“Colombo / poema vocal-sinfônico em 4 partes / libreto de Albino Falanca / Antônio Carlos Gomes.”
Rio de Janeiro, UFRJ-Escola de Música, 1998, 94p. BAN-UFRJ: LIB 782.12 G633 5 (Libreto [it/port/ingl] encarte do CD Colombo produzido pela Escola de Música da UFRJ)

Local, época e argumento (resumo):
Espanha e América no ano de 1492
Observações:
[1] Poema vocal sinfônico (cf título dado pelo compsitor)

Manuscrito(s) autógrafo(s)
Localização: Museu Histórico Nacional (Rio de Janeiro)

Descrição:
“[capa, ms:] Propriedade de Ítala Gomes Vaz de Carvalho / [capa, etiqueta:] Carlos Gomes / Colombo / Poema Vocale Sinfonico / Propiretà riservata all’Autore – Deposto a norma di legge / Partitura / [frontispício:] Colombo / Prima parte / [carimbo:] Museu Histórico Nacional / 83.1 / Arquivo / [últ. pág.:] “O resto tacet até o outro centenário de Colombo, quando, não teremos um outro poema escrito por Gomes e copiado pelos amigos Achile e Simone Berbardi? Amen!””
Ms. aut., partt, [4 vols: vol I, parte prima, 118p.; vol II, parte seconda, 135p; vol III, parte terza, 85p; vol IV, parte quarta, 125p.], 463p. MHN: CG 05

Edição(s)
Localização: Biblioteca del Conservatorio di Musica San Pietro a Majella (Nápoles); Biblioteca e Archivio Musicale dell’Accademia Nazionale di S. Cecilia (Roma); Biblioteca Comunale Sabino Loffredo (Barletta): Com ded. autogr. de 1892; Biblioteca Civica Angelo Mai e Archivi Storici Comunali (Bérgamo), Biblioteca Comunale (Como); Biblioteca Comunale Centrale (Milano); Biblioteca Casa di Riposo per Musicisti Fondazione Giuseppe Verdi (Milano); Biblioteca dell’Istituto Musicale Giuseppe Ve
Descrição:
“Colombo / poema vocale-sinfonico in quattro parti / musica di Carlos Gomes / di Albino Falanca / [dedicatória:] Al mio geniale interprete / caro amico / Leopoldo Mugnone / Ricordo fraterno / Carlos Gomes / Aprile 1893”
Milão: Arturo Demarchi [1892], partt (red. canto e pf), 206p. Biblioteca del Conservatorio di Musica San Pietro a Majella: U.2.11; Biblioteca Archivio Musicale dell’Accademia Nazionale di S. Cecilia: V. Bellezza Spart. 40; Biblioteca Comunale Sabino Loffredo: Com ded. autogr. de 1892, Biblioteca Civica Angelo Mai e Archivi Storici Comunali, Biblioteca Comunale; Biblioteca Comunale Centrale

“Colombo/ poema vocale-sinfonico in quattro parti di Albino Falanca / musica di Carlos Gomes / poema completo per canto e pianoforte / riduzione di G. Loscar / Solennità colombiana, prima rappresentazione al Teatro lirico di Rio de Janeiro 1892”
[Edição ilustrada especial para o Brasil:] Milão, Arturo Demarchi (1892?), partt (red. canto e pf), 206p. Biblioteca Casa di Riposo per Musicisti Fondazione Giuseppe Verdi; Biblioteca dell’Istituto Musicale Giuseppe Verdi

“Colombo / a vocal and symphonycal poem in four parts / by Albino Falanca / musicated by Carlos Gomes”
Ed. Milão: Arturo Demarchi, [1892?], partt (canto e pf), 206p. Biblioteca Civica Angelo Mai e Archivi Storici Comunali, Biblioteca Musicale Gaetano Donizetti; Archivio Musicale Fondazione Teatro alla Scala

CIVETTUOLA (Album Vocale III, Nº9)

canção (canzonetta)

Maggianico, 30 setembro 1884

Instrumentação

canto e piano
[canto (S leg) e pf]

Idioma: italiano
Libreto / Letra – Autor: Rodolfo Paravicini

CIVETTUOLA
Ah, Ah!
Egli dice che mi vuol bene
Che lo tormento di mille pene;
Piange, ripete d’essermi fido
E non s’accorge che me ne rido.

Ah, Ah!
Della farfalla amo l’amor
Essa passando di fior in fior
Faun bacio a tutti, fossero cento!
E quando è sazia dà l’ali al vento

Manuscrito(s) autógrafo(s)
Localização: Biblioteca Nacional – Divisão de Música e Arquivo Sonoro (Rio de Janeiro)

Descrição:
“Parole di / R. Paravicini / Civettuola / Canzonetta / (Soprano leggero) / Musica di / A. Carlos Gomes / [transcrição da poesia] / [canto sup., em azul:] 9 / [últ. pág.:] Maggianico 30 Setembre / 1884 / [pág. tít., carimbo:] Museu Imperial / Arquivo / 27/49”
Ms. aut., partt (canto [S leg] e pf), 3p. BNRJ: MS / G-I-37 e objeto digital disponível em: http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_musica/mas617617/mas617617.pdf
Allegretto Scherzoso, Dó, 6/8, 16c; Allegro non tropo, ma sempre leggero, 3/4, 8c; Iº Tempo, 6/8, 16c.

Edição(s)
Localização: Biblioteca Nacional – Divisão de Música e Arquivo Sonoro (Rio de Janeiro); Biblioteca do Instituto de Artes – Universidade Estadual de Campinas (Campinas, SP); Biblioteca del Conservatorio di Musica Giuseppe Verdi (Milano); Biblioteca del Conservatorio Statale di Musica Nicolò Paganini (Genova); Biblioteca del Conservatorio di Musica San Pietro a Majella (Napoli); University of Texas-Austin Benson Latin American Collection; Stanford University Music Libra
Descrição:
Milão, Ricordi, 1885, partt (canto [S] e pf). Biblioteca del Conservatorio di Musica Giuseppe Verdi (Milano)

Album Vocale [III, N. 9]. Milão, Ricordi, Ch. 49546, 1885, partt (canto [S lig] e pf), p. 2p. BNRJ: MS / G-I-37 e BNRJ: M784.3 / G-IV-35; Biblioteca del Conservatorio Statale di Musica Nicolò Paganini (Genova): Giovanni Elia Z. 2. 21. 5 / Dedica autogr. di Gomes; Biblioteca del Conservatorio di Musica Giuseppe Verdi (Milano): A.55.77.44. Biblioteca del Conservatorio di Musica San Pietro a Majella (Napoli)

Canções de Carlos Gomes. Rio de Janeiro, FUNARTE, 1986, partt (canto e pf). Niza de Castro Tank e Achille Picchi, revisão. BNRJ: M784.3 / G-II-54; BIA-UNICAMP: E-2437 / G585c; University of Texas-Austin Benson Latin American Collection: M 1620 G657 C3 1986; University of California Los Angeles – Southern Regional Library Facility: M1620.G653 C3 1986

TANK, Niza de Castro. Minhas pobres canções: Antônio Carlos Gomes. São Paulo, Algol, 2006, partt (canto e pf), Achille Picchi, revisão musicológica. BNRJ: DIMAS 780.092; BIA-UNICAMP: 780.981 / T156m; University of Texas-Austin Benson Latin American Collection M 1620 G657 M56 2006; Stanford University Music Library M1620 .G653 M56 2006

CELIA D’AMORE (Album Vocale I, Nº4)

canção (canzonatura)

janeiro 1881

Instrumentação

canto e piano
[canto (T ou Btn) e pf]

Idioma: italiano
Libreto / Letra – Autor: Antonio Ghislanzoni ((1824-1893) – “Libretista e literato italiano, estudou medicina e iniciou carreira de cantor (baritono), dedicando-se, em seguida, ao jornalismo e a literatura. Foi Diretor da Rivista Minima (1865-1878) e redator da Gazzetta Musicale di Milano (1866-1872). Autor de novelas em versos e romances, escreveu cerca de 85 libretos entre os quais Edmea (1866) para Catalani, Aida (1870) e a nova versão de La Forza del Destino (1869) para Verdi.” (Tank, 1989, p. 88)

CELIA D’AMORE
Ami tanto il tuo bel canerino
Cosi spesso baciando lo va1,
Che un di forse me pure amerai
M’amerai come il bel canerino.
Ami tanto il tuo bel cagnoletto
Cosi spesso al tuo grembo lo chiami
Che se urn giorno avverra che tu m’ami
M’amerai come il bel cagnoletto.
Ami tanto il tuo bel pappagallo
T’e il suo canto si accetto e gradito
Che se mai diverro tuo marito
M’amerai come il bel pappagallo.

Observações:
[1] No frontispício a indicação “barítono”, abaixo do título, vem riscada.

Manuscrito(s) autógrafo(s)
Localização: Biblioteca Nacional  – Divisão de Música e Arquivo Sonoro (Rio de Janeiro)

Descrição:
“Parole di / A. Ghislanzoni / Musica de A Carlos Gomes / Celia d’Amore / = Canzonatura = (barítono) / [canto sup. esq., em azul:] nº 4 / [canto sup. dir., em verm.:] 9 / [últ. pág.:] Gennaio 1881 / [pág. tít., carimbo:] Museu Imperial / Divisão de Documentação / Histórica / Arquivo / 37/49 [2ª pág., carimbo :] Museu Imperial / Arquivo / [últ. pág., carimbo:] M.E.C – Museu Imperial / Casa Cláudio de Souza / Reg. Geral nº 15.670 / Reg. Nº 1478 / [carimbo:] Museu Imperial / Arquivo”
Ms. aut., partt (canto e pf), 4p. BNRJ: MS / G-I-27 e objeto digital disponível em: http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_musica/mas617643/mas617643.pdf
Allegro brillante, Fá, 2/4, 57c.

Edição(s)
Localização: Biblioteca Nacional – Divisão de Música e Arquivo Sonoro (Rio de Janeiro); Centro Cultural Banco do Brasil – Coleção Mozart de Araújo (Rio de Janeiro); Biblioteca do Instituto de Artes – Universidade Estadual de Campinas (Campinas, SP); Biblioteca del Conservatorio di Musica Giuseppe Verdi (Milano); Biblioteca Musicale Governativa del Conservatorio di Musica S. Cecilia (Roma) Biblioteca del Conservatorio di Musica San Pietro a Majella (Napoli); Univer
Descrição:
Album vocale : 5 canzonature [I, N. 4]. Milão, Ricordi, Ch 47898, 1882, partt (canto e pf). Biblioteca del Conservatorio di Musica Giuseppe Verdi (Milano): A.55.77.39; Biblioteca Musicale Governativa del Conservatorio di Musica S. Cecilia (Roma): Diritti d’autore B.821.107; Biblioteca del Conservatorio di Musica San Pietro a Majella (Napoli); BNRJ: M784.3 / G-IV-34; BNRJ: M.784.3 / G-V-18; CCBB-RJ: P 619 (Coleção Mozart de Araújo)

Canções de Carlos Gomes. Rio de Janeiro, FUNARTE, 1986, partt (canto e pf). Niza de Castro Tank e Achille Picchi, revisão. BNRJ: M784.3 / G-II-54; BIA-UNICAMP: E-2437 / G585c; University of Texas-Austin Benson Latin American Collection: M 1620 G657 C3 1986; University of California Los Angeles – Southern Regional Library Facility: M1620.G653 C3 1986

TANK, Niza de Castro. Minhas pobres canções: Antônio Carlos Gomes. São Paulo, Algol, 2006, partt (canto e pf), Achille Picchi, revisão musicológica. BNRJ: DIMAS 780.092; BIA-UNICAMP: 780.981 / T156m; University of Texas-Austin Benson Latin American Collection M 1620 G657 M56 2006; Stanford University Music Library M1620 .G653 M56 2006

CANTO DAS OVAREIRAS

esboço

1896

Instrumentação

canto

Observações:
[1] último manuscrito musical de Carlos Gomes

Manuscrito(s) autógrafo(s)
Localização: Museu Histórico Nacional (Rio de Janeiro)

Descrição:
“Ultimo original manuscripto musical / de Carlos Gomes, escripto em Lisboa quando / de passagem rumo ao Pará em 1896 – / [abaixo da pauta, à lápis:] Ovareiras / mulher de ovar que / vende peixes [rúbrica] / [contracapa, carimbo:] MUSEU HISTÓRICO NACIONAL / 71 / ARQUIVO”
Ms. aut., esboço melodia, 1p. MHN: CG 16
S/ind, C, 3c.

CANTA ANCOR

canção (folha d'album)

Instrumentação

canto e piano
[canto (S) e pf]

Idioma: italiano
Libreto / Letra – Autor: Victor Hugo (1802-1885)

CANTA ANCOR
Quando canti all ora bruna
Come un bimbo nel cuna
Il mio cor che in te si effonde
Dolcemente ti risponde

Il tuo canto rinnovella
La delizia dell’amor:
Canta sempre, canta o bella,
Canta ancor, canta ancor.

Observações:
[1] “[Victor] Hugo é autor dos versos originais, em francês. O autor da versão italiana, musicada por Gomes, é Emilio Praga (1839-1875). O poema fazia parte do libreto de Praga para a [ópera] Maria Tudor. Os versos que integram a canção não foram aproveitados para a opera.” (Tank, 1989, p. 75); [2] Emilio Praga (1839-1875) – escritor, poeta, pintor e libretista italiano, expoente do movimento Scapigliatura.

Edição(s)
Localização: Biblioteca Nacional – Divisão de Música e Arquivo Sonoro (Rio de Janeiro); Centro Cultural Banco do Brasil – Coleção Mozart de Araújo (Rio de Janeiro); Biblioteca do Instituto de Artes – Universidade Estadual de Campinas (Campinas, SP); University of Texas-Austin Benson Latin American Collection; Stanford University Music Library; University of California Los Angeles

Descrição:
​“Canta ancor / foglio d’Album para soprano / letra de Victor Hugo”
São Paulo, Ed. Tupy, Ch 671, c. 1948, partt (canto [S] e pf), 2p. BNRJ: M784.3 / G-II-44 e CCBB-RJ: P 616 (Coleção Mozart de Araújo)
Allegretto, Réb, 21c.

Canções de Carlos Gomes. Rio de Janeiro, FUNARTE, 1986, partt (canto e pf). Niza de Castro Tank e Achille Picchi, revisão. BNRJ: M784.3 / G-II-54; BIA-UNICAMP: E-2437 / G585c; University of Texas-Austin Benson Latin American Collection: M 1620 G657 C3 1986; University of California Los Angeles – Southern Regional Library Facility: M1620.G653 C3 1986

TANK, Niza de Castro. Minhas pobres canções: Antônio Carlos Gomes. São Paulo, Algol, 2006, partt (canto e pf), Achille Picchi, revisão musicológica. BNRJ: DIMAS 780.092; BIA-UNICAMP: 780.981 / T156m; University of Texas-Austin Benson Latin American Collection M 1620 G657 M56 2006; Stanford University Music Library M1620 .G653 M56 2006

CANDIDA

schottisch

Instrumentação

piano (solo)

Observações:
[1] Dedicado ao Dr. Theodoro Langgaard (1813-1883) – médico dinamarquês radicado no Brasil, autor do Formulário Médico e Farmacêutico ou Vademecum Medicum (1872) e do e do Diccionario de medicina domestica e popular (1873).

Edição(s)
Localização: Biblioteca Nacional – Divisão de Música e Arquivo Sonoro (Rio de Janeiro); Centro Cultural Banco do Brasil – Coleção Mozart de Araújo (Rio de Janeiro)

Descrição:
“DANSAS / para piano a 2 mãos / PIANOS D’OCCASIÃO / VENDEM-SE E / ALUGAM-SE / PREÇOS MODIGOS / GRANDE ESTABELECIMENTO DE PIANOS E MUSICAS / Unico deposito dos celebres pianos de BECHSTEIN / ARTHUR NAPOLEÃO & C.ia / RIO DE JANEIRO – Rua do Ouvidor 89 / Leuzinger – 4232-00 / [alto relevo:] Coleção Mozart de Araujo / [na contracapa:] TANGOS E HABANERAS / para piano a 2 mãos / Alugam-se pianos / Pianos e musicas / ARTHUR NAPOLEÃO & Cia / Rua do Ouvidor, 89 – Rio de Janeiro / [pág. tít.:] CANDIDA / SCHOTTISCH PARA PIANO / por / A. CARLOS GOMES. / á seu amigo / Dr. THEODORO LANGGAARD “
Rio de Janeiro, Arthur Napoleão & Cia., Ch 423, partt (pf) 2p. CCBB-RJ: P 615 exs. 1 e 2 (Coleção Mozart de Araújo); BNRJ: M786.1 / G-VIII-555
Introducção, 2/4, Ré, 4c; Schottisch, 8c; s/ind, Lá, 8c; s/ind, Ré, 24c. [D.C. al S = 24c.]

“[pág. tít.:] à son ami Me. Le Docteur / Theodoro Langgaard. / Candida Schottisch / Por A. C. Gomes. / [dedicatória manuscrita:] Para o Professor / Luiz Heitor, o festa / do / Arquivo / de Mariza Lia”
Rio de Janeiro, Manoel Antonio Guimarães, Ch T.B.D.258, partt (pf), 2p. BNRJ: M786.1 / G-V-2 (capa da edição, anúncio da “Collecção de Schottischs” do mesmo editor.)
[Introdução], 2/4, Lá, 4c; Schottisch, 8c; s/ind, Mi, 8c; s/ind, Lá, 24c. [D.C. al S = 24c.]

CADERNO DE NOTAS (FRAGMENTO)

esboço

s.l., s.d.

Manuscrito(s) autógrafo(s)
Localização: Bibliothèque Nationale de France (Paris)

Descrição:
Fragment d’un carnet de notes [musique manuscrite], ms. aut., s.d., 200 x 120 mm, 2 p. n. c. FRBNF43019222/ MS-9137

BREVE FUGA TONAL A 4 [ré]

fuga (exercício)

Milão, 1 junho 1866

Instrumentação

SATB a cappella

Observações:
[1] Lauro Rossi (1812 – 1885), professor de composição de Carlos Gomes no Conservatório de Milão

Manuscrito(s) autógrafo(s)
Localização: Biblioteca Alberto Nepomuceno – Escola de Música – Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro); Biblioteca Nacional – Divisão de Música e Arquivo Sonoro (Rio de Janeiro)

Descrição:
“Breve Fuga tonale / a 4 / sopra um tema dato dal Signor / Cavaliere Maestro / Lauro Rossi / Dal suo alievo / A. Carlos Gomes / Milano 1/ 6/1866 / [últ. pág.:] Calcolato che la presente fuga fu eseguita dal Sigr. Gomes in brevissimo spazio di tempo e considerata la difficultà / e direi anche la monotonia armonica del tema, faccio pertanto  al lavoro che si annuncia il foriero di compito piu importante e compiuto / Lauro Rossi 2 Giugno 1866.”
Ms. aut., partt (SATB a cappella), 6p. BAN-UFRJ: MS G-II-21 e BNRJ: M784.1 / G-I-5 (cópia eletrost.)
S/ind, ¢, ré, 95c.

BIBLOQUET ou DA RIDERE

scherzo

Instrumentação

piano (solo)

Manuscrito(s) autógrafo(s)
Localização: Biblioteca Nacional – Divisão de Música e Arquivo Sonoro (Rio de Janeiro)

Descrição:
“Bibloquet / Scherzo per Pianoforte / A. Carlos Gomes / [canto sup. dir., c/ tinta verde:] Archivio mº Natale Gollim / Milano / [no centro, a lápis:] Doação / Maria Euterpe Nogueira”
Ms. aut., partt (pf), 2p. BNRJ: M786.1 / G-X-40
Vivacissimo, Assolutamente staccato e sempre a tempo, 6/8, Sol, 21c.

Manuscrito(s) cópia(s)
Localização: Biblioteca Nacional – Divisão de Música e Arquivo Sonoro (Rio de Janeiro)

Descrição:
“A. Carlos Gomes / Da ridere / (Scherzo) / [carimbo:] Biblioteca da Escola Nacional de Música / do D.F. do Rio de Janeiro / [carimbo:] Biblioteca / da / Escola Nacional de / Musica / Obra nº ”
Ms. cópia, partt (pf), 1p. BAN-UFRJ: MS-G-II-9 e BNRJ: M896.1 / G-X-40a (cópia eletrost.)
Assolutamente staccato e sempre in Tempo, Sol, 6/8, 21c.