A VIDA E A OBRA DO MAESTRO

Referências Bibliográficas



ACADEMIA DE AMADORES DE MÚSICA, Lisboa. Homenagem a memória de Carlos Gomes. Lisboa. Cia. Nacional Ed., 1897. 23p.

ACQUARONE, Francisco. História da música brasileira. Rio de Janeiro: Liv. F. Alves, 1948. 360p.

AGUIAR, Luiz. Considerações sobre Carlos Gomes. Revista Textos do Brasil no12. Música Erudita Brasileira. Brasília: Ministério das Relações Exteriores, s.d., p. 54-59. Disponível em: http://dc.itamaraty.gov.br/imagens-e-textos/revista-textos-do-brasil/portugues/edicao-numero-12

AINDA sobre Carlos Gomes. In: Boletim da Sociedade Brasileira de Autores Teatrais, v. 26, n. 226, 1945.

ALMEIDA, Edson Lima de. Aprenda a conhecer ópera. 1a. ed., São Paulo: MCA do Brasil, c1977. 118p.

ALMEIDA, Renato. Carlos Gomes. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1937. 37p

ALMEIDA, Renato. História da música brasileira. Rio de Janeiro: F. Briguiet & Comp., 1942. 532 p.

AMARAL, Leopoldo. Carlos Gomes e Andre Rebouças; Guarany, Fosca. e Salvator Rosa. In: Revista do Centro de Ciências, Letras e Artes de Campinas (19-30): 99-109, set. 1908.

ANDRADE, Ayres de. Francisco Manuel da Silva e seu tempo (1808-1865) – uma fase do passado musical do Rio de Janeiro à luz de novos documentos. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1967, 2 v.

ANDRADE, Mário de. Ensaio sobre a música brasileira. Belo Horizonte: Itatiaia, 2006.

ANDRADE, Mario de. Aspectos da música brasileira. Belo Horizonte: Itatiaia, 1991. 196 p.

ANDRADE, Mario de. Música, doce música. São Paulo: Livraria Martins, 1963. 422 p.

ANDRADE, Mario de. Pequena história da música. 9a Ed. Belo Horizonte: Itatiaia, 1987. 226 p.

ANDRADE, Mario de. A Fosca. In: Revista Brasileira de Música. Rio de Janeiro: 116-24. jun, 1934.

ANDRADE, Martins de. Carlos Gomes; Escorço biographico; homenagens posthumas, a musica. Rio de Janeiro: Pongetti. 1939. 177p.

ANGELO, Assis. O brasileiro Carlos Gomes. São Paulo: Companhia Nacional, 1987.

ANTÔNIO Carlos Gomes. A redação da Evolução. Rio de Janeiro: Typ. Central, 1880. 16p. ; 23,5×16,5cm.

ANTONIO Carlos Gomes (1836-1896). dal Brasile a Milano. Milano. Centro Culturale Italo-Brasiliano. c1986. 51p. il. (algumas col.), fac-similes (alguns col.).

APPLEBY, David P. La musica de Brasil. Traducción de Juan Jose Utrilla. México: Fondo de Cultura Económica, 1985. 186 p.

APPLEBY, David P. The music of Brazil. Austin: University of Texas Press, 1983.

ARAÚJO, Mozart de. Rapsódia Brasileira – textos reunidos de um militante do nacionalismo musical. Seleção, prefácio e notas de Vicente Salles. Fortaleza: Universidade Estadual do Ceará, 1994.

ARRUDA, Sérgio Luiz Saboya. Resgate de obra esquecida de Carlos Gomes: Missão de São Sebastião. Resgate (UNICAMP), Campinas, v. 15, p. 43-56, 2006. Disponível em https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645639

AZEVEDO, José Eustaquio de. Bellas Artes; palestras litterarias. Belém: Livraria Carioca-Editora, 1920. 82, 1p.

AZEVEDO, Luiz Heitor Correa de; MATOS, Cleofe Person de; PEQUENO, Mercedes de Moura Reis. Bibliografia Musical Brasileira (1820-1950). Rio de Janeio, Ministério de Educação e Cultural, 1952, p. 135-150. 

AZEVEDO, Luiz Heitor Correa de. 150 anos de música no Brasil (1800-1950). Rio de Janeiro: José Olympio Editora, 1956.

AZEVEDO, Luiz Heitor Correa de. Música e músicos do Brasil. Rio de Janeiro: Casa do Estudante do Brasil, 1950.

AZEVEDO, Luiz Heitor Correa de. Music of Carlos Gomes. Rio de Janeiro: Ministry Foreign Affairs of Brazil/ Cultural Division. 1947. 13p.

AZEVEDO, Luiz Heitor Correa de. Musique de Carlos Gomes. Rio de Janeiro: Ministère des Affaires e Étrangères/ Division Culturalle, 1947. 12p.

AZEVEDO, Luiz Heitor Correa de. Relação das óperas de autores brasileiros. Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Saúde, 1938.

AZEVEDO, Luiz Heitor Correa de. Carlos Gomes, sua verdadeira posição no quadro da ópera italiana no séc. XIX e na evolução da música brasileira. In: Boletim Latino Americano de Música. n. 3 ,p.83-87. abr.1937.

AZEVEDO, Luiz Heitor Correa de. Carlos Gomes: projeção no exterior. In: CARLOS Gomes. Uma obra em foco. Rio de Janeiro: Funarte / INM, 1987, p. 67-90.

BÉHAGUE, Gerard. “Brazil.” In Stanley Sadie, ed., The New Grove’s Dictionary of
Music and Musicians vol. 3 (1980, reprint 1998), p. 223-244.

BÉHAGUE, Gerard. “Il Guarany” In Stanley Sadie, ed., The New Grove Dictionary of
Opera. New York: Grove’s Dictionary of Music, 1992.

BÉHAGUE, Gerard. “Lo Schiavo” In Stanley Sadie, ed., The New Grove Dictionary of
Opera. New York: Grove’s Dictionary of Music, 1992.

BÉHAGUE, Gerard. Music in Latin America: An Introduction. Englewood Cliffs, N.J.:
Prentice-Hall, 1979.

BAPTISTA FILHO, Zito. A ópera. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1987.

BARBATO, Silvio Sérgio Bonacorsi. O Guarani, canto de guerra, canto de vitória. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional, 2004.

BASTOS, Alfredo. Guarany. In: Revista Brasileira. Rio de Janeiro ( ): 367-372.

BASTOS, Alfredo. Guarany. In: Revista Brasileira. Rio de Janeiro (8): 367-372.

BASTOS, Alfredo. Salvador Rosa. In: Revista Brasileira. Rio de Janeiro: (5): 224-236. 1880.

BETTENCOURT, Gastão de. A vida ansiosa e atormentada de um gênio – Antonio Carlos Gomes. Lisboa: iv. Clássica ed., 1945. 118p. il.

BETTENCOURT, Gastão de. Carlos Gomes. In: Atlantico Lisboa (5) : 197-201, 1944.

BIERRENBACH, Cesar. Produccoes Litterarias de Cesar Bierranbach; publicação posthuma. Curitiba: Livr. Universal Affonso Hey, 1937. 2v.

BOCCANERA Junior, Silio. A Bahia a Carlos Gomes 1879-1896. Litho-tip. e enc. V. Oliveira, 1904. XV, 377p.

BOCCANERA Junior, Silio. Um artista brasileiro in memoriam. Bahia: Typ. Bahiana, 913. IX, 531p.

BRANDÃO, José Maurício Valle. Tempo e espaço da sonata para cordas “O burrico de pau” de Carlos Gomes: uma análise estético-interpretativa em música sinfônico-camerística brasileira no séc. XIX. Tese (Doutorado). Universidade Federal da Bahia, Escola de Música, 2009.

BRANDT, Celso. Poetas da musica. Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Cultura/ Serviço de Documentação, 1958. 161p.

BRITO, Jolumá. Carlos Gomes. São Paulo: Editora Saraiva, 1956.

BROMBERG, Carla. The Opera Fosca by Antonio Carlos Gomes – A Source Study.
Dissertação (Mestrado) – The Ebrew University of Jerusalem, 1999.

CANÇÕES de Carlos Gomes. Rio de Janeiro: FUNARTE, 1986.

CARLOS Gomes. 150 anos. O fato e o mito. In: Revista Documentação. São Paulo: ECA/USP, 1986. ano 1, n. 1, jun. 56p. Número especial.

CARLOS Gomes. Uma obra em foco. Rio de Janeiro: Instituto Nacional de Música, 1987. 215p.

CARLOS Gomes. Uma questão de datas. 2. ed., Araraquara: Andrade & Almeida, 1951. 38p.

CARVALHO, Itala Gomes Vaz de. A vida de Carlos Gomes. Rio de Janeiro: A Noite, 1935. 255p.

CARVALHO, Itala Gomes Vaz de. Vita di Carlos Gomes. Milano: Casa ed. O. Zucchi S.A., 1937. 115p.

CARVALHO, Mario Vieira de Carvalho. Imagens da alteridade na recepção de Il Guarany de Carlos Gomes por ocasião da sua estreia em Lisboa em 1880. In: Portugal e o Brasil no advento do Mundo Moderno (ed. Maria do Rosário Pimentel), Lisboa, Edições Colibri, 2001: 315-346.

CASOY, Sérgio. Ópera em São Paulo 1952-2005. São Paulo: EDUSP, 2007.

CASTRO, Enio de Freitas. Carlos Gomes. Porto Alegre: A Nação, 1941. 32p.

CERNICCHIARO, Vicenzo. Storia della música nel Brasile – daí tempi coloniali sino ai nostri giorni. Milano: Fratelli Riccioni, 1926.

CERQUEIRA, Paulo. Carlos Gomes; com uma biografia. São Paulo: Inteligencia ed., 1948. 31p.

CERQUEIRA, Paulo. Um século de ópera em São Paulo. São Paulo: Empresa Gráfica Editora Guia Fiscal, 1954.

CHAVES JR., Edgar de Brito. Memórias e glórias de um teatro. Sessenta anos de história do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Companhia Editora Americana, 1971.

CHIFFARELLI, Luigi. Carlos Gomes; primeira conferencia realizada a 15 de fevereiro de 1909 no Salão Carlos Gomes de S. Paulo, em beneficio da estatua do grande maestro brazileiro. São Paulo: Dupari,1909. 25p. (BN)

CLAVER FILHO, J. As óperas de Carlos Gomes. Revista Goiana de Ar­tes, v. 7, n. 1 p. 33-56, jan./dez. 1986.

COELHO, Geraldo Mártires. O brilho da supernova: a morte bela de Carlos Gomes. Rio de Janeiro: Agir S.A. Editora / Belém (PA): Universidade Federal do Pará, 1995.

COELHO, Geraldo Mártires. O gênio da floresta: o Guarany e a ópera de Lisboa. Rio de Janeiro: Agir S.A. Editora / Belém (PA): Prefeitura de Belém, 1996. 232 p.

COELHO, Lauro Machado. A ópera italiana após 1870. São Paulo: Perspectiva, 2002.

CONATI, Marcello. Formação e afirmação de Gomes no panorama da ópera italiana. Notas e considerações. In: VETRO, Gaspare Nello (org.). Antonio Carlos Gomes. Rio de Janeiro: Livraria e Editora Cátedra / INL, 1982, p. 41-92.

CORREA, Sergio Nepomuceno Alvim. Carlos Gomes; uma discografia Campinas: Ed. da Unicamp, 1992. 172p.

DE LUCA, João Bosco Assis. Carlos Gomes no Século XXI. In: Brasiliana, Revista quadrimensal da Academia Brasileira de Música, no24, dezembro de 2006, p. 12-14.

DIAS, Jose Carlos. Carlos Gomes e aspectos do seu tempo. In: Vozes de Petropolis; Revista Católica de cultura 348-369, abr. 1941.

DISCOTECA ONEYDA ALVARENGA. Carlos Gomes 1896-1996 Centenário da morte: discografia, musicografia, bibliografia. Pesquisa e elaboração: Elizabete H. Shimabukuro; Lenira Ribeiro Lima. Revisão: Maria Alisa Peretti Pasqualini; Tamiko Shimizu. Série Bibliografia/Musicografia nº 46, Dez/ 96. São Paulo: Centro Cultural São Paulo, 1997. 

DUPRAT, Régis e BALTAZAR, Carlos Alberto. Acervo de manuscritos musicais: coleção Francisco Curt Lange – compositores não-mineiros dos séculos XVIII e XIX. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1994.

ENCICLOPÉDIA da Música Brasileira. 2a. Ed. São Paulo: Art Editores, 1998.

FERNANDES, Juvenal. Do Sonho a conquista; revivendo um gênio da musica; Carlos Gomes. São Paulo: Fermata do Brasil, 1978. 251p.

FRANÇA, Eurico Nogueira. Música do Brasil – Fatos, Figuras e Obras. Rio de Janeiro: Instituto Nacional do Livro, 1957.

FREIRE, Vanda Lima Bellard. Ópera em português: ideologias e contradições em cena. In: VOLPE, Maria Alice (org.). A atualidade da ópera. Rio de Janeiro: Escola de Música da UFRJ / Programa de Pós-Graduação, 2012, p. 303-316.

FREITAG, Léa Vinocur. Carlos Gomes: as canções de câmara. In: CARLOS Gomes. Uma obra em foco. Rio de Janeiro: Funarte / INM, 1987, p. 49-66.

GÓES, Marcus. Carlos Gomes: a força indômita. Belém: SECULT, 1996.

GÓES, Marcus. Carlos Gomes: documentos comentados. São Paulo: Algol Editora, 2008.

GÓES, Marcus. Carlos Gomes: um pionieri alla Scala. Crema: Nuove Edizione, 1997.

GIRON, Luís Antônio. Minoridade crítica: a ópera e o teatro nos folhetins da corte 1826-1861. São Paulo: EDUSP. Rio de Janeiro: Ediouro, 2004.

GOMES, Antonio Carlos. Antonio Carlos Gomes; carteggi italiani. Milano: Nuove Ed., 1976. 285p. il. mus.

GOMES, Antonio Carlos. Algumas cartas de Carlos Gomes ao Visconde de Taunay. Rio de Janeiro: Typ. do Jornal do Commercio, 1911. 37-86p.

GOMES, Antonio Carlos. Antonio Carlos Gomes; Correspondências italianas. In: VETRO, Gaspare Nello (org.). Antonio Carlos Gomes. Rio de Janeiro: Livraria e Editora Cátedra / INL, 1982.

GUANABARINO, Oscar. Folhetins sobre a ópera Fosca de Carlos Gomes, publicados na Gazeta da Tarde. Rio de Janeiro: Typ. Primeiro de Janeiro, 1880. 28p.

GUIMARÃES, Luiz. A. Carlos Gomes; perfil biographico por L. Guimarães Junior. Rio de Janeiro: Typographia Perseverança, 1870. 71p.

GUIMARÃES, Tomé. Carlos Gomes; um pouco do amigo e do artista. Rio de Janeiro: Jornal do Commercio, 1952. 83p.

GUIMARAES, Archimedes Pereira. Antonio Carlos Gomes; conferência realizada no Instituto Geografico e historico da Bahia, a 11 de Julho de 1936. Bahia: Escola de Artífices, 1936. 115p.

HAAG, Carlos. O duro fardo de ser símbolo nacional. Pesquisa FAPESP 141. São Paulo, novembro de 2007, p. 85-87. Disponível em: http://revistapesquisa.fapesp.br/wp-content/uploads/2007/11/84-87-Simbolo-nacional-141.pdf

HIGINO, Elizete. Morte em Belém. 110 anos de falecimento do compositor brasileiro Carlos Gomes (1836-1896): acervo iconográfico. In: Brasiliana, Revista quadrimensal da Academia Brasileira de Música, no42, janeiro de 2006, p. 17-24.

INACIO, Denise Scandarolli. Opera e representação histórica na obra de Carlos Gomes. Dissertação (Mestrado). Campinas: UNICAMP, 2008.

INACIO, Denise Scandarolli. Projeto Lo Schiavo: as intermitências da criação. Revista Música v. 13 no 1, ago. 2012, p. 155-186.

JUSTA, Jose Lino da. Discurso pronunciado pelo Dr. Jose Lino da Justa, orador official do Centro Litterario na sessão fúnebre consagrada a Carlos Gomes. Fortaleza: Typ. Studart, 1896. 16p.

KIEFER, Bruno. História da música brasileira. 3a Ed. Porto Alegre: Editora Movimento, 1982. 140 p.

KIEFER, Bruno. A obra pianística de Antônio Carlos Gomes. In: CARLOS Gomes. Uma obra em foco. Rio de Janeiro: Funarte / INM, 1987, p. 35-48.

LANGE, Francisco Curt. A música erudita na Regência e no Império. In História Geral da Civilização Brasileira tomo II, v. 3. Direção de Sérgio Buarque de Holanda. São Paulo: Difel, 1969, 5a ed. p. 369-408.

LANGE, Francisco Curt. A música no Brasil durante o século XIX in Die Musikulturen Lateinamerikas in 19 Jahrundert. Regensburg: Ed. Robert Günther, 1982, p. 121 / 159.

LAPA, José Roberto do Amaral. A Cidade: os cantos e os antros. Campinas 1850-1900. São Paulo: EDUSP, 1996.

LIMA, Rossini Tavares de. Um grande músico brasileiro; conferencia realizada numa festa no Conservatório de Santos, em homenagem a Carlos Gomes. São Paulo: Impressora Comercial, 1936. 24p.

LISBOA, Luiz Horta. Carlos Gomes. Campinas: Revista Nirvana Ed., 1936. 112p.

LUZ, Pierre. Carlos Gomes; traços biographicos colligidos especialmente para as festas do centenário do glorioso compositor nacional. Fortaleza: Imp. Official, 19–. 6p.

MAGALDI, Cristina. Concert Life in Rio de Janeiro: 1837-1900. Tese (Doutorado / PhD). University of California, Los Angeles, 1994.

MAGALDI, Cristina. Music in Imperial Rio de Janeiro: European Culture in a Tropical Milieu. Lanham, MD: Scarecrow Press, 2004.

MAMMI, Lorenzo. Carlos Gomes. Coleção Folha Explica. São Pau­lo: Publifolha, 2009.

MAMMI, Lorenzo. Teatro em música no Brasil monárquico. In: Festa: cultura e sociabilidade na América portuguesa. Organização de István Jancsó e Íris Kantor. São Paulo: Hucitec / Edusp / FAPESP / Imprensa Oficial, 2001, v. I, p. 37 a 52 (Coleção Estante USP – Brasil 500 anos).

MARIZ, Vasco. A canção brasileira de câmara. Rio de Janeiro: Ed. Francisco Alves, 2002.

MARIZ, Vasco. História da música no Brasil. 8a Ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2012.

MELO, Guilherme Teodoro Pereira de. A música do Brasil. 2a ed. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1947.

MORAIS FILHO, Alexandre Jose de Melo. Artistas do meu tempo. Rio de Janeiro: H. Garnier, 1904. 184p.

MUSEU HISTÓRICO NACIONAL. Rio de Janeiro, Exposição Carlos Gomes; homenagem ao centenário da ópera – O Guarany – 1870-1970. Rio de Janeiro, 1970. 26f.

MUSEU NACIONAL DE BELAS ARTES. Rio de Janeiro. Exposição Carlos Gomes. Rio de Janeiro: O Museu, 1942. 10p.

MUSSOMELI, Gean Guido. Antonio Carlos Gomes: un musicista tra Scapigliatura e Verismo. Diastema, Gennaio, p. 8-14, 1992.

NICOLAISEN, Jay. Italian opera in transition, 1871-1893. (Studies in Musicology No. 31). Ann Arbor: UMI Research Press, 1980.

NOGUEIRA, Lenita Waldige Mendes. Música em Campinas nos últimos anos do Império. Campinas: CMU, 2001.

NOGUEIRA, Lenita Waldige Mendes. Maneco músico, pai e mestre de Carlos Gomes. São Paulo: Arte & Ciência, 1997.

NOGUEIRA, Lenita Waldige Mendes. Museu Carlos Gomes: catálogo de manuscritos musicais. São Paulo: Arte & Ciência, 1997.

NOGUEIRA, Lenita Waldige Mendes. Joanna de Flandres de Carlos Gomes: obra de transição. In: VOLPE, Maria Alice (org.). A atualidade da ópera. Rio de Janeiro: Escola de Música da UFRJ / Programa de Pós-Graduação, 2012, p. 269-284.

NOGUEIRA, Lenita Waldige Mendes. O Progresso e a produção de Carlos Gomes entre 1879 e 1885. In: OPUS. Revista da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música. Ano 10 no. 10, p. 37-46.

NOGUEIRA, Marcos Pupo. Muito além do melodrama: os prelúdios e sinfonias das óperas de Carlos Gomes. São Paulo: Editora UNESP, 2006.

NOGUEIRA, Marcos Pupo. Carlos Gomes como compositor orquestral: a Sinfonia de “Il Guarany”. In: Anais / VI Encontro de Musicologia Histórica; 22 a 25 de julho de 2004; Centro de Estudos Murilo Mendes. Organização: Paulo Castagna. Juiz de Fora: Centro Cultural Pró-Música, 2006, p.203-221.

PÁDUA, Marina de. A vida gloriosa de Carlos Gomes. Rio de Janeiro: Liv. Jacyntho, 1936. 62p.

PARANHOS, Ulisses. História da Música v.1o (Música brasileira). São Paulo: E.S. Mangione, 1949. 148 p.

PENALVA, José. Carlos Gomes; o compositor. Campinas: Papirus, 1986. 151p.

PENALVA, José. Carlos Gomes e seus horizontes. Boletim Informativo da Casa Romário Martins v.23 no109, jan. 1996.

PIANO brazileiro de Carlos Gomes, O. Rio de Janeiro: FUNARTE; INM; PRO-MEMUS, 1986. Partitura, 60p.

PINTO, Mozart. O Guarany. Fortaleza: Ed. Instituto do Ceará, 1948. 23p.

RABELO, Alberto Coutinho. O lugar de Carlos Gomes na formação social da música brasileira. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Guarulhos, 2013.

REBOUÇAS, André. Notas Biográficas: Carlos Gomes. Revista Musical e de Bellas Artes, Rio de Janeiro, Ano 1, nº 1 – nº 27, jan-jul, 1879.

REGO, C. M. Carlos Gomes no Pará. Belém, PA: L&A Editora, 2004.

REVISTA Brasileira de Música. Rio de Janeiro: 3(2):35-178+32 mus, 1936. Número especial consagrado ao 1o centenário de nascimento de A. Carlos Gomes.

REZENDE, Carlos Penteado de. A música em São Paulo. In: BRUNO, Ernani Silva (org.). São Paulo, terra e povo. Porto Alegre: Editora Globo, 1967. 

REZENDE, Carlos Penteado de. História do Hino Acadêmico. São Paulo: Rev. dos Tribunais, 1959. p. 258-282. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/rfdusp/article/viewFile/66319/68929.

REZENDE, Carlos Penteado de. O compositor d’ “O Guarany” e os seus biógrafos: voltando ao passado – pouco de história – erros nas biografias de Carlos Gomes – resposta ao sr. Jolumá Brito – além de erros, plágios. Correio Paulistano, São Paulo, 25 dez 1954 (suplemento). Disponível em http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?down=CMUHE011462 .

RINALDI, Guiomar Rocha. Carlos Gomes: Nho Tonico de Campinas. São Paulo: Ed. Melhoramentos, 1955. 189p.

RIZZUTI, Alberto. Fenomeni del baraccone. Il «Guarany» di Antônio Carlos Gomes fra donne, cavallier, armi ed orrori. Torino: Paravia – De Sono, 1997.

RODRIGUES, Lutero. Carlos Gomes – um tema em questão: a ótica modernista e a visão de Mário de Andrade. São Paulo: Editora UNESP, 2011.

RODRIGUES, Lutero. Carlos Gomes, os modernistas e Mário de Andrade. Revista Brasileira de Música v. 24/1, Jan.-Jun. de 2011. Rio de Janeiro: Escola de Música da UFRJ / Programa de Pós-Graduação, p. 105-128.

RONQUI, Paulo Adriano. O naipe de trompete e cornet nos Prelúdios e Sinfonias das óperas de Antônio Carlos Gomes. Tese (Doutorado). Campinas: UNICAMP, 2010.

RUBERTI, Salvatore. Carlos Gomes; rápido escorço de sua vida atormentada e de sua arte triunfadora. São Paulo: Irmãos Vitale, 1955. 110p.

RUBERTI, Salvatore. O Guarani e Colombo de Carlos Gomes; estudo histórico e crítico, análise musical. Rio de Janeiro: Ed. Laudes; Instituto Nacional do Livro, 1972. 210p.

RUBERTI, Salvatore. A Maneira pela qual não se deve cantar a ária Some serenamente il mare de Lo Schiavo. In: Revista Brasileira de Música. Rio de Janeiro, 1939.

SÁ, João Baptista de. Carlos Gomes. São Paulo: Ed. Saraiva. 1956. 210p.

SALLES, Vicente. Bibliografia brasileira de Antonio Carlos Gomes. Belém, PA: Prefeitura de Belém / Fundação Cultural do Município – FUMBEL, 1996.

SALLES, Vicente. Carlos Gomes e sua música no Brasil novecentista. In: Brasiliana, Revista quadrimensal da Academia Brasileira de Música, no4, janeiro de 2000, p. 30-39.

SALLES, Vicente. Carlos Gomes: passagem e influência em várias regiões brasileiras. In: CARLOS Gomes. Uma obra em foco. Rio de Janeiro: Funarte / INM, 1987, p. 07-34.

SANTIS, Giacomo de. Vilegiatura com os “scapigliati”. In: VETRO, Gaspare Nello (org.). Antonio Carlos Gomes. Rio de Janeiro: Livraria e Editora Cátedra / INL, 1982, p. 93-96.

SANTOS, Maria Luiza Queiroz. Origem e evolução da música em Portugal e sua influência no Brasil. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1942.

SCARPELINE, Rosaelena. Bibliografia sobre Carlos Gomes. Boletim do Centro de Memória da UNICAMP, Campinas, v. 7, n. 13, p. 161-198, jan./jun. 1995. 

SEIDL, Roberto. Carlos Gomes brasileiro e patriota, 1836-1896. Rio de Janeiro: Imp. moderna. 1955. 53p.

SILVA, Firmino. Sobre o libreto d’O Escravo de Carlos Gomes. Araraquara: Ferrari & Souza, 1947. 35p.

SILVA, Francisco Pereira da. Carlos Gomes; sua vida e sua obra; síntese biográfica. Curitiba: Imp. Oficial, 1951. 20p.

SILVA, Francisco Pereira da. A Propósito de Carlos Gomes. In: São Paulo Musical, n.30, p.5, jul. 1953.

SILVA, Olga Sofia Freitas. Il Guarany de Antonio Carlos Gomes: a história de uma ópera nacional. Dissertação (Mestrado em música). Setor de Ciências humanas, letras e artes da Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2011.

SINZIG, Pedro. Uma obra desconhecida de Carlos Gomes. Música Sacra, Petrópolis, ano 3, n.2, p.33-35, Fev. 1943.

SOCIEDADE MUSICAL CARLOS GOMES, Pelotas, RS. Estudos da Sociedade Musical Carlos Gomes. Pelotas: A Sociedade ; Tyopgraphia do Arauto, 1897. 11p.

SOUTO, Luiz Filippe Vieira. Antonio Carlos Gomes. Rio de Janeiro: Typ. do Jornal do Commercio, 1936. 43p.

SQUEFF, Enio.; WISNIK, José Miguel. Música – O Nacional e o Popular na Cultura Brasileira. Rio de Janeiro: Brasiliense, 1982.

TANK, Niza de Castro. A obra vocal de câmera de Antonio Carlos Gomes. Tese de Doutorado. Departamento de Música, Instituto de Artes, Universidade de Campinas, 1989. Disponível em: repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/284305/1/Tank_NizadeCastro_D.pdf

TANK, Niza de Castro. Minhas pobres canções: Antônio Carlos Gomes. [estudo, partituras e 2 CDs]. Achille Picchi, revisão musicológica. São Paulo, Algol, 2006. 

TAUNAY, Alfredo d’Escragnolle, Visconde de. Dous artistas máximos, Jose Mauricio e Carlos Gomes. São Paulo: Comp. Melhoramentos de S. Paulo Weizhog irmãos incorporada, 1930. 158p.

TAUNAY, Alfredo d’Escragnolle, Visconde de. Homenagem a Carlos Gomes; discurso proferido na noite de 25 de julho de 1880 pelo Dr. Alfredo do d’Escragnole Taunay a convite da Sociedade Congresso Militar e mandado publicar pela directoria do mesmo Congresso. Rio de Janeiro: Typ. de G.Leuzinger & Filhos, 1880. 15p.

TINTORI, Giampiero. Gomes em Milão. In: VETRO, Gaspare Nello (org.). Antonio Carlos Gomes. Rio de Janeiro: Livraria e Editora Cátedra / INL, 1982, p. 29-40.

VASCONCELOS, Breno de. Carlos Gomes, 1836-11 de julho – 1936; no comentário do nascimento do grande compositor brasileiro. Ponta Delgada: Tip. do Diário dos Açores, 1936. 15p.

VERÍSSIMO, José. Carlos Gomes; escorço. Pará: Typ. do livro do Commércio de Antonio Braule Freire da Silva, 1882. 15p.

VETRO, Gaspare Nello (org.). Antonio Carlos Gomes: Carteggi italiani II. Correspondências italianas II – 1836-1896. Brasília: Thesaurus Editora, 1998.

VETRO, Gaspare Nello (org.). Antonio Carlos Gomes: Carteggi italiani IV. Parma: Edição do autor, 2014.

VETRO, Gaspare Nello (org.). Antonio Carlos Gomes. Rio de Janeiro: Livraria e Editora Cátedra / INL, 1982.

VETRO, Gaspare Nello. A. Carlos Gomes: Carteggi italiani III. Parma: Tecnografica, 2002. 

VETRO, Gaspare Nello. Antonio Carlos Gomes: Il Guarany. Collezione storica di “Malacoda” 8. Parma: Malacoda, 1996. 156 p.

VETRO, Gaspare Nello. Antonio Carlos Gomes. In: Bollettins d’Enformazione Semestrais dell’Academia Musicale Valdarnese. n.1, p.29-34, 1979.

VIEIRA, Hermes Pio. Homenagem a Carlos Gomes; discurso proferido na noite de 25 de julho de 1880 pelo Dr. Alfredo do d’Escragnole Taunay a convite da Sociedade Congresso Militar e mandado publicar pela directoria do mesmo Congresso. Rio de Janeiro: Typ. de G.Leuzinger & Filhos, 1880. 15p.

VIEIRA, Hermes Pio. O romance de Carlos Gomes. São Paulo: L. G.Miranda ed., 1936. 347p.

VILALVA, Mario. Dois centenários; Paulo Miro e Carlos Gomes. Rio de Janeiro: 1936. 85p.

VILLA Gomes appunti. Gomes e il suo tempo. Milano: L’Assoziazione, 1988. 57p.

VIRMOND, Marcos da Cunha L. Construindo a Ópera Condor: O Pensamento Composicional de Antônio Carlos Gomes. Tese de Doutorado em Música, Universidade de Campinas, 2007.

VIRMOND, Marcos da Cunha Lopes e DAROZ, Irandi. Orientalismo e discurso dramático musical do “Noturno” de Condor, de Carlos Gomes. Revista Brasileira de Música v. 24/1, Jan.-Jun. de 2011. Rio de Janeiro: Escola de Música da UFRJ / Programa de Pós-Graduação, p. 61-70.

VIRMOND, Marcos da Cunha Lopes; MARIN, Rosa Maria Tolón; NOGUEIRA, Lenita Waldige Mendes. Uma ária para Virginia Damerini: a última Fosca de Carlos Gomes. Opus, Porto Alegre, v. 19, n. 1, p. 111-140, jun. 2013.

VIRMOND, Marcos da Cunha Lopes; NOGUEIRA, Lenita Waldige Mendes. D. Pedro II, Antônio Carlos Gomes e Richard Wagner: um encontro na Filadélfia. Anais do XXIV Congresso da ANPPOM. São Paulo, 2014.

VIRMOND, Marcos da Cunha Lopes; RIBEIRO, Lucas D’ Alessandro; TOLON, Rosa Maria; NOGUEIRA, Lenita Waldige Mendes. SE SA MINGA de Antonio Carlos Gomes: contextualização histórica. Mimesis, Bauru, v. 35, n. 1, p. 25-48, 2014.

VIRMOND, Marcos da Cunha Lopes. Condor de Antonio Carlos Gomes: uma análise de sua história e música. Bauru: EDUSC, 2003.

VIRMOND, Marcos da Cunha Lopes. Carlos Gomes no contexto da transição da ópera italiana. In: VOLPE, Maria Alice (org.). A atualidade da ópera. Rio de Janeiro: Escola de Música da UFRJ / Programa de Pós-Graduação, 2012, p. 195-222.

VIRMOND, Marcos. Órgão e grand-opéra: cenas de igreja nas óperas de Antonio Carlos Gomes. Música em contexto, Brasília, n. 1, 2008, p. 71-92

VOLPE, Maria Alice (org.). Atualidade da Ópera. (Série Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ, vol.1). Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Música, Programa de Pós-graduação em Música, 2012. 398 p. Disponível em http://www.musica.ufrj.br/posgraduacao/sim/anais/livroAtualidadeOpera_ISBN9788565537001.pdf  https://www.researchgate.net/publication/262336710_VOLPE_Maria_Alice_%28org.%29._Atualidade_da_pera._%28Srie_Simpsio_Internacional_de_Musicologia_da_UFRJ_vol.1%29._Rio_de_Janeiro_Universidade_Federal_do_Rio_de_Janeiro_Escola_de_Msica_Programa_de_Ps-graduao_em_Msica_2012._ISBN_978-85-65537-00-1

VOLPE, Maria Alice. Carlos Gomes: a persistência de um paradigma em época de crepúsculo. In: Brasiliana, Revista quadrimensal da Academia Brasileira de Música, no17, maio de 2004, p. 02-11. Disponível em https://www.researchgate.net/publication/263275403_Carlos_Gomes_a_persistencia_de_um_paradigma_em_epoca_de_crepusculo

VOLPE, Maria Alice. Indianismo and Landscape in the Brazilian Age of Progress: Art Music from Carlos Gomes to Villa-Lobos, 1870s-1920s. Tese (Doutorado / PhD). The University of Texas-Austin, 2001. Publicada: Ann Arbor, MI: UMI Research Press, [UMI3064681], 2001. Disponível em https://www.researchgate.net/publication/34257299_Indianismo_and_landscape_in_the_Brazilian_age_of_progress_microform_art_music_from_Carlos_Gomes_to_Villa-Lobos_1870s-1930s

ZÁRATE TOSCANO, Verónica; GRUZINSKI Serge. Ópera, imaginación y sociedade. México y Brasil, siglo XIX. Histórias conectadas: Idelogonda de Melesio Morales e Il Guarany de Carlos Gomes. Historia Mexicana, vol. LVIII, núm. 2, octubre-diciembre, 2008, p. 803-860.