A VIDA E A OBRA DO MAESTRO

Notícias

Carlos Gomes é tema de reportagem na Revista Veja

A edição de 9 de março de 2016 da Revista Veja traz matéria de Cecília Ritto sobre Carlos Gomes. Intitulada “Muito além da Voz do Brasil” a reportagem diz que “Projeto resgata a memória do compositor de óperas Carlos Gomes, aclamado nos palcos europeus do século XIX e hoje relegado à abertura do programa obrigatório de rádio”. Em que pese o exagero da afirmação, pois Carlos Gomes é muito mais frequente em concertos do que o conhecimento da jornalista sobre o assunto pode supor, a matéria avalia a obra de Carlos Gomes a partir do depoimento de especialistas como o maestro Lutero Rodrigues, o diretor artístico da Orquestra Sinfônica Brasileira, Pablo Castelar, Maurício Ferreira Júnior, diretor do Museu Imperial e André Cardoso, diretor artístico do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e presidente da Academia Brasileira de Música.

Lo Schiavo no Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Considerada uma das melhores produções de Antônio Carlos Gomes, a ópera Lo Schiavo foi o ponto alto da temporada 2016 do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Estreada em 1889, após a Abolição da Escravatura no Brasil, foi dedicada à Princesa Isabel. As récitas ocorreram nos dias 21, 25 e 27 de outubro, às 20 horas, e no dia 23 de outubro, às 17 horas.
A obra, que tem libreto do italiano Rodolfo Paravicini, escrito com base no argumento de Alfredo d’Escragnolle Taunay, o Visconde de Taunay, foi executada pelo Ballet, Coro e Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Os solistas nos papéis centrais foram as sopranos Adriane Queiroz (Ilara) e Cláudia Azevedo (Condessa de Boissy), o barítono Rodolfo Giuliani (Iberê), o tenor Fernando Portari (Américo), o baixo Saulo Javan (Conde Rodrigo), o barítono Leonardo Páscoa (Gianfera) e o baixo Pedro Olivero (Goitacá).
A montagem contou ainda com a participação especial da primeira bailarina Karen Mesquita, à frente do Corpo de Baile do Theatro Municipal, e de alunos da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa em coreografia de João Wlamir. A nova produção do TMRJ teve a direção musical e regência de Roberto Duarte, direção cênica de Pier Francesco Maestrini, cenografia de Juan Guillermo Nova, figurino de Alberto Spiazzi e iluminação de Fábio Retti.

Abertura de Il Guarany em concerto da Academia Brasileira de Música

O concerto de 71 anos de fundação da Academia Brasileira de Música (ABM) foi realizado no dia 11 de julho de 2016 no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, mesmo dia de nascimento de Carlos Gomes, em 1836. Para comemorar os 180 anos de Carlos Gomes, nascido na mesma data, foi incluída no programa a abertura da ópera Il Guarany, regida pelo maestro Roberto Duarte à frente da Orquestra Sinfônica da UFRJ. Fundada por Villa-Lobos em 14 de julho de 1945, a ABM tem Carlos Gomes como patrono da Cadeira no15, atualmente ocupada pelo musicólogo Manoel Corrêa do Lago.

Colóquio Carlos Gomes

A Academia Brasileira de Música (ABM) e a Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro realizaram, no dia 21 de outubro de 2016, o Colóquio Carlos Gomes 180 Anos. Com entrada franca, o evento aconteceu na Sala Mário Tavares, no Prédio Anexo do Theatro Municipal, no Rio de Janeiro. Os trabalhos começaram com a apresentação do Projeto Carlos Gomes, que conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e tem como missão trazer à luz a obra do compositor no ano que marca duplamente seu nascimento e morte. Na sequência, pesquisadores de diversas instituições apresentaram conferências versando sobre diferentes aspectos da vida e obra do compositor. A Mesa 1, às 14h30, teve como mediador André Cardoso, diretor artístico do TMRJ e presidente da ABM, e contou com os conferencistas Lutero Rodrigues (Unesp e ABM), Marcos Virmond (USC Bauru) e Maria Alice Volpe (UFRJ e ABM).

Theatro Municipal do Rio de Janeiro celebra seu aniversário de 107 anos com homenagem a Carlos Gomes

Para festejar seus 107 anos, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro apresentou, em 17 de julho de 2016 às 11 horas, o Concerto em Homenagem a Carlos Gomes (1836-1896), em que foram celebrados os 180 anos de nascimento do compositor brasileiro. No programa, com o Coro e a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal sob a regência do maestro Tobias Volkmann, foram executados trechos das óperas Il Guarany, Fosca, Maria Tudor, Lo Schiavo, Condor e Colombo. Os solistas foram Marianna Lima, Michele Menezes e Rose Provenzano (sopranos), Ivan Jorgensen (tenor), Fabrizio Claussen e Leonardo Páscoa (barítonos) e Pedro Olivero (baixo).

Revista Concerto dedica capa da edição de outubro de 2016 a Carlos Gomes

Principal periódico jornalístico sobre música clássica do Brasil, a Revista Concerto apresenta, na edição de outubro de 2016, matéria de João Luiz Sampaio sobre Carlos Gomes. Com o título “De volta às origens” relaciona os projetos e montagens que “tentam recuperar o valor real de sua obra, longe de preconceitos estéticos e ideais ufanistas”. A partir de depoimentos de profissionais como os maestros Abel Rocha, André Cardoso, Lutero Rodrigues e Roberto Duarte, Sampaio apresenta um uma boa síntese da vida e obra de Carlos Gomes e discute as contradições advindas das diferentes interpretações de época sobre a relevância do compositor para a música do Brasil e da Itália.