A VIDA E A OBRA DO MAESTRO

NOTÍCIA

Lo Schiavo no Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Considerada uma das melhores produções de Antônio Carlos Gomes, a ópera Lo Schiavo foi o ponto alto da temporada 2016 do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Estreada em 1889, após a Abolição da Escravatura no Brasil, foi dedicada à Princesa Isabel. As récitas ocorreram nos dias 21, 25 e 27 de outubro, às 20 horas, e no dia 23 de outubro, às 17 horas.
A obra, que tem libreto do italiano Rodolfo Paravicini, escrito com base no argumento de Alfredo d’Escragnolle Taunay, o Visconde de Taunay, foi executada pelo Ballet, Coro e Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Os solistas nos papéis centrais foram as sopranos Adriane Queiroz (Ilara) e Cláudia Azevedo (Condessa de Boissy), o barítono Rodolfo Giuliani (Iberê), o tenor Fernando Portari (Américo), o baixo Saulo Javan (Conde Rodrigo), o barítono Leonardo Páscoa (Gianfera) e o baixo Pedro Olivero (Goitacá).
A montagem contou ainda com a participação especial da primeira bailarina Karen Mesquita, à frente do Corpo de Baile do Theatro Municipal, e de alunos da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa em coreografia de João Wlamir. A nova produção do TMRJ teve a direção musical e regência de Roberto Duarte, direção cênica de Pier Francesco Maestrini, cenografia de Juan Guillermo Nova, figurino de Alberto Spiazzi e iluminação de Fábio Retti.