Faça uma busca ou veja a lista completa das obras:
canção (canzone)
Milão, 17 setembro 1866
canto e piano
[canto (S ou T) e pf]
Idioma: italiano
Libreto / Letra – Autor: Marco Marcelliano Marcello (1820-1865) – compositor, libretista e crítico musical italiano.
IO TI VIDI
Io ti vidi fanciulla divina
Bella come un mattino d’aprile
Come l’angiol che il cielo destina
A custode dell’uome quaggiù
Io ti vidi cherubo gentile
Qual sognato t’avea nella mente;
E sentu, del tuo sguardo ridente,
Pèr incanto sentu la virtù
Oh, per che mi sparisti di nante,
quasi rapido sogno d’amore?
Se’scamparsa il vago semblante
Nel mio spirto rimase immortal
Nelle notti di cupo squalore
Quando più mi vien meno il coraggio
A te penso ed un fulgido raggio
Par che sperda quel nembo fatal.
Observações:
[1] Dedicada à soprano Marietta Siebs (1843-1908)
Manuscrito(s) autógrafo(s)
Localização: Museu Histórico Nacional (Rio de Janeiro)
Descrição:
“All’ Egregia Artista Di Canto / Madamigella Marietta Siebs. / Io Ti Vidi! / Canzone. / Parole di M. Marcello / Muzica [sic] di / A. Carlos Gomes. / Milano / 17 settembre 1866 / [carimbo:] MUSEU HISTÓRICO NACIONAL / 76 / ARQUIVO / [pág. tít.:] Per Tenore”
Ms. aut., partt (canto [T] e pf), 5p, MHN: CG 12
S/ind, Láb, 6/8, 56c.
Manuscrito(s) cópia(s)
Localização: Biblioteca Nacional – Divisão de Música e Arquivo Sonoro (Rio de Janeiro)
Descrição:
“Io ti vidi! / canzone / parole di M. Marcello / muzica [sic] di A. Carlos Gomes”
Ms. aut. (cópia eltrost.), partt (canto e pf), 5p. BNRJ: M784.3 / G-V-15
Edição(s)
Localização: Biblioteca Nacional – Divisão de Música e Arquivo Sonoro (Rio de Janeiro); Centro Cultural Banco do Brasil – Coleção Mozart de Araújo (Rio de Janeiro); Biblioteca Nazionale Centrale (Firenze); Biblioteca del Conservatorio di Musica Giuseppe Verdi (Milano); Biblioteca do Instituto de Artes – Universidade Estadual de Campinas; University of Texas-Austin Benson Latin American Collection; Stanford University Music Library; University of California Lo
Descrição:
“A Madamigella Marietta Siebs, egregia artista di canto / Io ti vidi / canzone in chiave di sol con accomp.to di pianoforte / Carlos Antonio Gomes / parole di M.Marcello / La lira italiana : collezione di pezzi da camera ad una e più voci con accomp. di pianoforte. Serie 3.a”
Milão, F. Lucca, Ch 16140, 1865, partt (canto e pf),4p. Biblioteca Nazionale Centrale; Biblioteca del Conservatorio di Musica Giuseppe Verdi: A.55.77.23
“Canto italiano / Romances, melodias, duetos, etc. etc., para canto e piano / Casa Arthur Napoleão / Estabelecimento de pianos, instrumentos e musicas / Sampaio Araujo & Cia / Avenida Rio Branco, 122 – Caixa Postal 536 – Rio de Janeiro Alugam-se pianos / Vendem-se pianos [carimbo:] Casa Arthur Napoleão (Musicas) S/A / Rua Joaquim Pablo Duarte, 46 – loja / Caixa postal 536 – Tel.: 52.1795 / Rio de Janeiro – Estado da Guanabara / Brasil [alto relevo:] Coleção Mozart de Araujo] / [pág. tít.:] Á Madamigella MARIETTA SIEBS Egregia artista di canto / Io ti vidi / Canzone / Parole di M.. Marcello / Musica de A. Carlos Gomes”
Rio de Janeiro, Arthur Napoleão / Sampaio Araujo & Cia, Ch 1355, partt (canto [S ou T] e pf), 4p. CCBB-RJ: P640 (Coleção Mozart de Araújo); BNRJ: M784.3 / G-V-15a
S/ind, Sol. 6/8, 55c.
“Noites Melancolicas / Imperial Estabelecimento / Pianos Musicas / Narciso & Arhur Napoleão / 89 Rua do Ouvidor 89 / Rio de Janeiro / Lith. Imperial de Narciso & Arthur Napoleão / [pág. tít.:] Á Madamigella MARIETTA SIEBS Egregia artista di canto / Io ti vidi / Canzone Parole di M.. Marcello / Musica de A. Carlos Gomes”
Rio de Janeiro, Narciso & Arthur Napoleão, Ch 1355, partt (canto [S ou T] e pf), 4p. CCBB-RJ: P640 (Coleção Mozart de Araújo)
Canções de Carlos Gomes. Rio de Janeiro, FUNARTE, 1986, partt (canto e pf). Niza de Castro Tank e Achille Picchi, revisão. BNRJ: M784.3 / G-II-54; BIA-UNICAMP: E-2437 / G585c; University of Texas-Austin Benson Latin American Collection: M 1620 G657 C3 1986; University of California Los Angeles – Southern Regional Library Facility: M1620.G653 C3 1986
TANK, Niza de Castro. Minhas pobres canções: Antônio Carlos Gomes. São Paulo, Algol, 2006, partt (canto e pf), Achille Picchi, revisão musicológica. BNRJ: DIMAS 780.092; BIA-UNICAMP: 780.981 / T156m; University of Texas-Austin Benson Latin American Collection: M 1620 G657 M56 2006; Stanford University Music Library: M1620 .G653 M56 2006
tema e variações
piano (solo)
Edição(s)
Localização: Biblioteca Nacional – Divisão de Música e Arquivo Sonoro (Rio de Janeiro); Centro Cultural São Paulo – Discoteca Oneyda Alvarenga (São Paulo)
Descrição:
Patrono da Música Brasileira: A Carlos Gomes. Rio de Janeiro, Arthur Napoleão, Ch AN-2121, 1968, partt (pf; transcr. Souza Lima), p.20-22. Reimpr. Comissão do Sesquicentenário de A. Carlos Gomes, Fermata do Brasil, 1983. BNRJ: M786.109 / G-II-3; CCSP-DOA: P-10.745
hino
Milão, 8 outubro 1883
coro e banda; coro e piano; piano 4m
[coro (TTBB) e banda (picc, fl (Réb), cln (Mib), cln-I, II e III (Sib), ptn (Mib), cnt-I, II e III (Sib), flcn-I, II e III (Sib), trb-I e II (Mib) tpa-I, II e III (Mib), flc A-I, II, III e IV, flc B (Sib), bbn-I e II, euph, tbnI, II, III e IV, bss, cx, ptos, bbo)]
Idioma: italiano
Libreto / Letra – Autor: Francesco [Giacinto] Giganti – tenente, instrutor do filho do compositor no Real Colégio Militar Longone de Milão.
Observações:
[1] Dedicado ao Colégio Militar de Milão, em homenagem ao Exército; [2] ofício Rei Humberto I (Itália) agradecendo pela composição dedicada ao Colégio Miltar – doc sob guarda do Museu Histórico Nacional. MHN CGcr07 / 032.355 [3] Filippo Sangiorgi (1831 – 1901); [3] Nicolò Celega (1844 – 1906)
Manuscrito(s) autógrafo(s)
Localização: Biblioteca Nacional – Divisão de Música e Arquivo Sonoro (Rio de Janeiro)
Descrição:
“[Capa externa:] Inno = Marcia / di / Cav. A. C. Gomes / [carimbo:] Museu imperial / Arquivo / [contracapa, carimbo:] M. E. C. – Museu Imperial / Casa Claúdio de Souza / Reg. Geral nº 52.828 / Reg. nº 1680 / [frontispício:] = Inno-Marcia = / Espresamente composto e dedicato Al / Collegio Militare di Milano / = In omaggio All’Esercito = / Parole di / Francesco Gigante / (Ufficiale nell’Esercito) / Musica Del / Maestro / Commto. Carlos Gomes / = Riduzione / per Musica Militare / del Mº / Cavr. Filippo Sangiorgi / Direttore Del Liceo Musicale di Ferrara / = Milano 8 ottobre 1883 / Partitura originale / [no canto sup. dir., carimbo verm.:] Controllati e numerati fogli / 6 Nov. 1936 [?] / [rubrica] / [no centro, carimbo:] Museu Imperial / Arquivo/ [canto inferior esq., carimbo:] Biblioteca Nacional/ Rio de Janeiro/ [últ. pág.:] Visto per la presentazione fatta a questa Prefettura di Milano dalla ditta / Editrice Lucca di Milano per / gli effetti del texto único delle / Leggi sui diritti d’autore appro / vata ad Decreto 19 Settem- / bre 1882. /Milano 11 Ottobre 1883 / Il Segnete. / [assinatura] / [carimbo:] Preffetura di Milano”
Ms. aut., partt (banda), 20p. BNRJ: MS / G-I-14 e objeto digital disponivel em: http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_musica/mas617602/mas617602.pdf
Allegro Marziale, 6/8, Sib, 32c; s/ind, Mib, 25c; s/ind, Sib, 8c; s/ind, Mib, 16c; s/ind, Sib, 8c; [Da Capo tutto/ compresi i numeri / dal 1 al 31/ poi segue appresso] / [2ª casa:} 12c. [30 compassos em branco (verso fl 8 – fl 9)]
Edição(s)
Localização: Biblioteca Musicale Gaetano Donizetti (Bergamo); Biblioteca del Conservatorio Statale di Musica Nicolò Paganini (Genova); Biblioteca Comunale Centrale (Milão); Biblioteca del Conservatorio di Musica Giuseppe Verdi (Milão); Biblioteca Musicale Governativa del Conservatorio di Musica S. Cecilia (Roma); Biblioteca Reale (Turin); Biblioteca del Conservatorio Statale di Musica A. Pedrollo (Vicenza); Library of Congress (Washington, DC, USA)
Descrição:
“Inno-marcia / Carlos Antonio Gomes / parole di Francesco Giganti / riduzione per banda del cav. F. Sangiorgi”
Milão, F. Lucca, Ch 38006, partt (coro e banda), 36p. Biblioteca del Conservatorio di Musica Giuseppe Verdi: A.45.18.12; Biblioteca Musicale Governativa del Conservatorio di Musica S. Cecilia: Diritti d’autore B.883.132
“Inno Marcia / Musica di A. Carlos Gomes / Parole di Francesco Giganti”
Milão, F. Lucca, Ch 38002, 1883, partt (coro e pf), 17p. Biblioteca Musicale Gaetano Donizetti; Biblioteca del Conservatorio Statale di Musica Nicolò Paganini; Biblioteca Comunale Centrale; Biblioteca del Conservatorio di Musica Giuseppe Verdi; Biblioteca Musicale Governativa del Conservatorio di Musica S. Cecilia: Diritti d’autore B.883.130-132; Biblioteca Reale: Cp.94; Biblioteca del Conservatorio Statale di Musica A. Pedrollo
“Inno marcia… / Carlos Antonio Gomes / riduzione per pianoforte a 4 mani di Nicolò Celega”
Milão, F. Lucca, Ch 38005, 1888, partt (red. pf 4m), 17p. Biblioteca del Conservatorio di Musica Giuseppe Verdi: A.22.1.14; Biblioteca Musicale Governativa del Conservatorio di Musica S. Cecilia: Diritti d’autore B.883.130
“Inno-marcia / Carlos Antonio Gomes / riduzione per pianoforte solo”
Milão, F. Lucca, Ch. 38004, partt (red. pf solo), 9p. Biblioteca del Conservatorio di Musica Giuseppe Verdi: 1.A.268.16
[Capa: lista de publicações:] “G. Schirmer’s Collection of Trios, Quartets and Choruses for Male Voices […] Nº 30 Alpine Hymn (chorus) … Gomes / Nº 31 Martial Hymn (chorus) … Gomes” // [Fronstispício:] “Martial Hymn / A. Carlos Gomes / English version by / H. Millard”
New York, G. Schirmer, 1884, partt (coro masc. [TTBB] e pf), 11p. Letra em inglês, H. Millard, trad. Library of Congress – Music Division (Washington, DC, USA): Music Copyright Deposits, 1870-1885 (Microfilm M 3500 M2.3.U6A44 e objeto digital disponível em https://www.loc.gov/item/sm1884.18876/
hino
Milão, 22 maio 1876
coro, orquestra e banda; coro e pf; pf 4m; pf (solo)
[coro (SSTB), orq (picc, fl, ob-I e II, cln-I e II, fg-I e II, tpa-I e II, cnt-I e II, tpt-I e II, tbn-I-I e II e III, ofc, timp, cx e ptos, hrp, vln-I e II, vla, vlc, ctb e banda (tbns))]
Local e ano de estreia: Filadélfia, 4 julho 1876
Idioma: italiano
Libreto / Letra – Autor: Carlo d’Ormeville (1840-1924) – “Libretista e empresário italiano, D’Ormeville foi Diretor de Cena do Teatro Alla Scala, crítico musical e teatral. Fundou em Milão e Roma alguns jornais entre os quais La Gazzetta dei Teatri. Em 1871 encenou a primeira montagem de Aida, no Cairo. Entre seus numerosos libretos (c. 80) encontram-se Ruy Blas, para Marchetti, Lina, para Ponchielli e Loreley, para Catalani” (Tank, 1989, p. 101).
Observações:
[1] Dedicado ao povo americano [2] Composto por encomenda do imperador D. Pedro II [3] Correspondência entre o barão de Javari; João Alves Loureiro, ministro plenipotenciário do Brasil na Itália, o imperador d. Pedro II e o maestro Antônio Carlos Gomes, sobre a “composição de um hino em homenagem à independência americana que deveria ser executado no dia 4 de julho na Filadélfia. Milão, 12/05/1876” (docs. sob guarda Museu Imperial de Petrópolis). MIP: II-DIG-22.05.1876-Gom.d; [4] correspondência do compositor com o Vinsconde de Taunay sobre o sucesso na apresentação da obra na Filadélfia sob guarda do Museu Histórico Nacional. MHN: CGcr01 / 032.353 [4] Nicolò Celega (1844-1906)
Manuscrito(s) autógrafo(s)
Localização: Museu Imperial (Petrópolis)
Descrição:
“Milano, 22 Maggio [18]76 / Imno / para grande Orchestra e Banda / Musica de / A. Carlos Gomes / [carimbo: ] Museu Imperial / 74/60 / [canto sup. dir., em verm.:] 15 / [pág. tít.: Occorre non meno di [quattro] Otto arpe per ottenere um bell’effetto”
Ms. aut., partt (orq e banda). MIP: II-DIG-22.05.1876-Gom.d
Manuscrito(s) cópia(s)
Localização: Biblioteca Alberto Nepomuceno – Escola de Música – Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro)
Descrição:
“Inno del primo centenario dell’indipendenza americana / Inno /: coro (STB), orquestra, banda / Inno del primo Centenario dell’Independenza [sic] Americana celebrato a Filadelfia il 4 Luglio 1876. / Copia conforme all’ / originale / A. Carlos Gomes [a lápis:] Composto per incarico di S.M. l’imperatore del Brasile Don Pedro II… / [carmbo:] Bibliotheca do Instituto Nacional de Música / [carimbo:] Miguez”
Ms. cópia autorizada, partt (coro/orq., p. 1-34 e coro/banda, p. 1-13), 48p. BAN: MS(E) G-II-3 (“Obra guilhotinada com perda parcial da informação” cf BAN-UFRJ)
Edição(s)
Localização: Bibloioteca Nacional – Divisão de Música e Arquivo Sonoro (Rio de Janeiro); Museu Imperial (Petrópolis), Biblioteca Comunale Centrale (Milão), Biblioteca del Conservatorio di Musica Giuseppe Verdi (Milão), Biblioteca del Conservatorio di Musica Giuseppe Verdi (Milão) Biblioteca del Conservatorio di Musica San Pietro a Majella (Nápoles); Biblioteca Musicale Governativa del Conservatorio di Musica S. Cecilia (Roma)
Descrição:
“To the American People / Hymn / for the First/ Centennial of the American Independence / Celebrated at Philadelphia / on the 4th of July 1876 / Composed by command of His Majesty / Don Pedro II / Emperor of the Brazils / by A. Carlos Gomes / Copyright for all countries / entered Stationer Hall. / Regio Stabilimento / Tito di Gio. Ricordi / Milano / Firenze – Roma – Napoli / London / 23. Charles Street, Middlesex Hospital W.”
Material misto ([ed.:] vln-I e II, vlc e ctb, 10p.; [ms. cópia:], corno terzo, corno quarto, corneta prima, corneta seconda, tromba seconda, tromboni 1º e 2º, tromboni 3º, ophikleide, timpani, gran Cassa, 17p), partes, 27p. BNRJ: M784.7 / G-I-18. [frontispício das partes:] “Inno a Grand’Orchestra / di / C. Gomes / [nome do instrumento]”; MIP: II-DMS-1876-Gom.d1-2 (Coleção Francisco Marques dos Santos)
Andante Mestoso, 3/4, Ré, 48c; Più Mosso, Réb, 6c; Iº Tempo, 25c; Poco Più Mosso, Dó, 13c; Iº Tempo Grandioso, Lá, 29c.
“a Popolo Americano / Inno pel primo / Centenario dell’Indipendenza Americana / celebrato a Filadelfia / Composto per incarico di / S. M. Imperatore del Brasile / Don Pedro II / da / A. Carlos Gomes / Riduzione per Pianoforte di Nicolò Celega / 44891 a 2 mani – Fr 4. – / 44892 a 4 mani – Fr 5. – / 44893 per Canto e Piano Fr. 5 / Dep. all’Estero / Prop. Per tutti i paesi / Ent. Sta. Hall. / Regio Stabilimento Ricordi / Milano / Firenze Roma Napoli / Londra / 83 Charles Street, Middlesex, W. / [carimbo:] Arthur Napoleão & Miguez / Piano e Musica / Rio de Janeiro / [poesia utilizada na composição impressa na íntegra, p. 1]”
Milão, Ricordi, Ch. r 44893 r, 1876, partt (coro [SSTB] e pf), 12p. BNRJ: M784.7 / G-I-27, MIP: II-DMS-1876-Gom.d1-2 (Coleção Francisco Marques dos Santos), Biblioteca Comunale Centrale, Biblioteca del Conservatorio di Musica Giuseppe Verdi; Biblioteca del Conservatorio di Musica San Pietro a Majella: Arie App. G 34.5.24 / inv. 237048
“Hymn for the first centennial of the american independence / celebrated at Philadelphia on the 4th of July 1876 / composed by command of his Majesty Don Pedro II emperor of the Brazil / by A. Carlos Gomes / arrangement for pianoforte by Nicolò Celega”
Milão, Tito di Gio. Ricordi, Ch. 44891, c. 1876, partt (pf), 9p. BNRJ: M784.7 / G-I-31, Biblioteca Musicale Governativa del Conservatorio di Musica S. Cecilia (Roma): Diritti d’autore B.504.45 / INV: G.D.A.9419 e Biblioteca del Conservatorio di Musica Giuseppe Verdi (Milão): 1.A.268.3; FRBNF43019224 / Richelieu VMG-14528
“Inno pel primo Centenario dell’Independenzia Americana / riduzione per pianoforte a 4 mani de Nicolo Celega.”
Milão, Reg. Stab.Ricordi, Ch 44892r, partt (pf 4m), 15p. BNRJ: M786.209 / G-I-19
hino
2 setembro 1883
coro e piano; piano (solo); piano (4m)
[coro (TTBB) e pf]
Idioma: italiano
Libreto / Letra – Autor: Antonio Ghislanzoni (1824-1893)
Observações:
[1] Dedicado ao Clube Alpinista Italiano – Seção de Lecco
Manuscrito(s) autógrafo(s)
Localização: Biblioteca Nacional – Divisão de Música e Arquivo Sonoro (Rio de Janeiro)
Descrição:
“[capa:] Avvertenze all’incisone / e gli accompagnamenti in rosso sono da / incidersi coi piccoli caratteri / [frontispício:] Inno Alpinista/ Dedicata alla Sezione di Lecco / Parole di / A. Ghislanzoni / Musica di / A. Carlos Gomes / [no canto sup. dir., em azul:] 4876 / [no canto sup. esq., em verm.:] 16 / [no canto inf. esq, em verm.:] 37994 / [carimbo:] Seção de Música e Arquivo Sonoro / Biblioteca Nacional RJ / [últ. pág.:] 2 Settembre 1883” [poesia utilizada na composição impressa integralmente no frontispício]
Ms. aut., partt (coro e pf), 15p. BNRJ: MS / G-I-44 e objeto digital disponível em :http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_musica/mas722492/mas722492.pdf
Allegro Marziale, C, Sib, 39c; Mib, 16c; Sib, 4c.
Manuscrito(s) cópia(s)
Localização: Biblioteca Alberto Nepomuceno – Escola de Música – Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro)
Descrição:
“Inno Alpinista / Settembro 1883.”
Ms. cópia, partt (coro [TTBB] e pf), 11p. BAN-UFRJ: MS G-II-24
Edição(s)
Localização: Biblioteca del Conservatorio di Musica Giuseppe Verdi (Milão; Biblioteca Musicale Governativa del Conservatorio di Musica S. Cecilia (Roma); Biblioteca Civica Uberto Pozzoli (Lecco); Biblioteca Comunale Centrale (Milano); Biblioteca della Montagna Luigi Gabba (Milano); Biblioteca Casa di Riposo per Musicisti Fondazione Giuseppe Verdi (Milano); Biblioteca del Conservatorio di Musica San Pietro a Majella (Napoli); Biblioteca Nazionale del Club Alpino Italiano – CAI (Torino)
Descrição:
“Sezione di Lecco, Club Alpino Italiano / Inno Alpino / Parole di A. Ghislanzoni / Musica di A. Carlos Gomes”
Milão, F. Lucca, Ch 37994, 1888,partt (coro [TTBB] e orq), 15p. Biblioteca Civica Uberto Pozzoli (Lecco); Biblioteca Comunale Centrale (Milão); Biblioteca della Montagna Luigi Gabba (Milão); Biblioteca Casa di Riposo per Musicisti Fondazione Giuseppe Verdi (Milão); Biblioteca del Conservatorio di Musica San Pietro a Majella (Nápoles): Arie App. G 34.5.23 / inv. 237047; Biblioteca Musicale Governativa del Conservatorio di Musica S. Cecilia (Roma): Diritti d’autore B.883.133; Biblioteca Nazionale del Club Alpino Italiano – CAI (Turim) e Biblioteca dell’Istituto Internazionale Don Bosco (Turim)
“Inno Alpino / Carlos Antonio Gomes / riduzione per pianoforte a 4 mani / di / Nicolò Celega”
Milão, F. Lucca, Ch 37994, 1884 partt (red. pf 4m), 13p. Biblioteca del Conservatorio di Musica Giuseppe Verdi (Milão): A.22.1.13; Biblioteca Musicale Governativa del Conservatorio di Musica S. Cecilia (Roma): Diritti d’autore B.883.135
“Inno Alpino / Carlos Antonio Gomes / riduzione per pianoforte”
Milão: F. Lucca, Ch. 37995, 1884, partt (red. pf solo), 9p. Biblioteca del Conservatorio di Musica Giuseppe Verdi (Milão): 1.A.268.15; Biblioteca Musicale Governativa del Conservatorio di Musica S. Cecilia (Roma): Diritti d’autore B.883.134
ópera
Milão, 1869-1870
vozes solistas, coro e orquestra
[solistas (S,3T,2Bar,3B), coro (SATB) e orq (picc, fl-I e II, ob-I e II, c.ing, cl-I e II, fg-I e II, tpa-I, II, III e IV, tpt-I, II, III e IV, tbn-I, II e III, tba (cimbasso) / timp, perc [trg, pto, bbo, sin, car, tamb e instr. indígenas] / hpa, vln-I, vln-II, vla, vlc, ctb, banda de cena]
Local e ano de estreia: Milão, Teatro alla Scala, 19 março 1870; Eugenio Terziani, reg. Estreia no Brasil: Rio de Janeiro, Teatro Lírico (Provisório), 2 dezembro 1870; Angelo Agostini, reg.
Idioma: Italiano
Atos/movimentos: 4
Personagens e vozes: Don Antonio de Mariz (Bar), Cecília (S), Pery (T), Don Alvaro (T), Gonzalez (Bar), Ruy-Bento (T), Alonso (B), Il Cacico (B/Bar) e Pedro (B)
Libreto / Letra – Autor: Antonio Scalvini (1835 – 1881) e Carlo d’Ormeville (1840 – 1924). Baseado no romance O Guarany (1857), de José de Alencar (1829 – 1877).
“Il Guaranÿ / melodramma in quattro atti / Parole di / Antonio Scalvini / Musica Del Matro Cav.ro / A. Carlos Gomes/ Da Rappresentarsi / Nel R. Teatro All Scala /nella stagione di / Carnevale-Quaresima 1869-70 / [brasão da editora] / Milano / Coi Tipi di Francesco Lucca / 12-69”. Brigham Young University: Harold B. Lee Library.
Edição: Milano: Francesco Lucca, 1869, libretto impresso, 51p. Disponível em https://archive.org/details/ilguaranmelodram00gome
“Il guarany: opera-ballo in quattro atti”. Edição: Milano: G. Ricordi E C., [18–?], 44p. BAN-UFRJ: LIB 782.12 G633 7 ex.1 e LIB 782.12 G633 7 ex.2 (cópia xerox)
“O guarani: ópera baile em quatro atos inspirada no romance “O guarani” de José de Alencar / A. Carlos Gomes; versão brasileira e adaptação musical de C. Paula Barros; segundo o original italiano de Antonio Scalvini”. Edição: Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1938. UT-Austin, FAL: M 1503 G633 G86
Local, época e argumento (resumo):
Brasil, arredores do Rio de Janeiro, ano 1560. “Relação amorosa entre a moça branca, Cecília, e o índio Peri. Gonzalez, o aventureiro espanhol, que também ama a donzela, intenta raptá-la e tomar posse de toda a propriedade de seu pai, o nobre Dom Antonio de Mariz. Peri se opõe a esses planos, mas outros adversários mais perigosos, os índios aimorés, famosos por sua ferocidade, rondam o castelo e capturam a jovem, tomando-a como sua prisioneira, o que dá ocasião à grandiosa cena indígena do terceiro ato, na qual é apresentado o acampamento desses moradores da floresta, no qual o fiel Peri, também, chega como prisioneiro. Os amantes salvam-se, quase ao mesmo tempo, graças ao bem sucedido ataque dos portugueses, visto no Finale, o escape e a explosão do depósito de pólvora do castelo, provocado por Dom Antonio no disparo final, quando ele não é mais capaz de lutar contra seus inimigos externos, que novamente o ameaçam e os traidores que havia tirado debaixo de seu telhado e que continuavam a tramar contra ele e seus amigos.” (Azevedo 1947, p. 3)
Observações:
[1] Dedicada a D. Pedro II. [2] O Prelúdio original foi substituído pela Sinfonia (Protofonia), apresentada pela primeira vez na montagem de 02 de setembro de 1871 no Teatro Alla Scalla de Milão. [3] Nicolò Celega (compositor italiano, fez diversos arranjos para piano de óperas, 15 de Abril de 1844 — Julho 1906).
Manuscrito(s) autógrafo(s)
Localização: Biblioteca Nacional (RJ), Divisão de Música e Arquivo Sonoro
Descrição: Manuscrito autógrafo: “Sinfonia dell’Opera / Il Guarany / Expressamente composta presi da riproduzione / Dela stessa opera al R. T. dalla Scala / Durante l’Expozione dal Settembro 1871 / Milano 14 Agosto 1871 / A. Carlos Gomes / [rasurado ilegível] / [carimbo:] Museu Imperial / Divisão de Documentação Histórica / Arquivo / 1/49 / [carimbo:] Biblioteca Nacional / Divisão de Música e Arquivo Sonoro”. [frontispício, f. 1]
“In ogni evento, questa copia mista / puó servire di autografa perche riveduta / dall’autore (1) A. Carlos Gomes / [outra tinta:] Mº Gomes / [tinta original:] Il Guarany / Melodramma in 4 atti Parole di Antonio Scalvini Musica dal / Maestro Cav.er A. Carlo Gomes. Rappresentatta la prima / volta la sera del 19 Marzo 1870 / [outra tinta:] Atto 1.mo / [tinta original:] Aquiltata con contractto 29 Marzo1870 [abreviatura ilegível] Gianni Battistta Ralzuni N7714-3109 di Repertorium Registrato a Milano / 24 Marzo 1870. Reg. Vol. 54. F. 24. N1487, Atto Pubblico [ilegível] / [à lápis:] (1) Dimenticando poi tutti i 6 e 9. / [carimbo:] Biblioteca Nacional / Divisão de Música e Arquivo Sonoro [frontispício, f. 29]
“Visto per la presentazione fatta alla Prefettura di Milano dal / Signor Francesco Lucca Editore di Musica di Milano per gli / effetti dela Legge 25 Giugno 1865 e del Regolamento dal / 13 Febbrajo 1867 sui direitti di autore – / Milano 10 Maggio 1870 / Pel Segnatario–Capo / [assinatura ver o original] / [carimbo:] Prefettura di Milano / [carimbo:] Museu Imperial – Arquivo” [f. 714 verso]
Ms. (misto) partt (orq.). [VOL. I: Sinfonia, aut. 56p.; Ato I, cópia mista, 283p.; VOL. II: Ato II, cópia mista, 424p.; VOL. III: Ato III, cópia mista, 484p.; VOL. IV: Ato IV, aut., 166p.], 1.368p. ‘Original pertencente à Ricordi de Milão, entregue a Sra. Ítala Gomes Vaz de Carvalho, filha do compositor, e por esta doado ao Museu Imperial de Petrópolis. Em 1983 transferido para a Biblioteca Nacional’ (cf. DIMAS-BNRJ). BNRJ: MS/ A-VII-VIII/ G-I-g; BNRJ: microfilme M-052; BNRJ: objeto digital disponível em http://objdigital.bn.br/acervo_digital/div_musica/mas617632.pdf, http://objdigital.bn.br/acervo_digital/div_musica/mas617633.pdf, http://objdigital.bn.br/acervo_digital/div_musica/mas617634.pdf, http://objdigital.bn.br/acervo_digital/div_musica/mas617635.pdf
Ms. aut. trecho, 2p. MHN-RJ: CG17 032.328
Manuscrito(s) cópia(s)
Localização: Museu Carlos Gomes (Campinas) – Coleção Carlos Gomes; Biblioteca Alberto Nepomuceno da Escola de Música-UFRJ (Rio de Janeiro)
Descrição: Ms. cópia, partes (incompl), Carimbo: “Sociedade de Concertos Symphonicos / Bibliotheca”. BAN-UFRJ: MS G-II-38
“Il Guarany / opera-ballo di / A. Carlos Gomes / [nome do instrumento] / Milano, proprietà di F. Lucca.” Ms. cópia, Protofonia, partes (tpt I e II, trp II e IV), 38p. MCG: CCLA-ACGomes 023.1 (“usadas no Teatro Alla Scala de Milão” cf Nogueira (1997) verbete nº 23).
Ms. cópia (José Pedro Sant’Anna Gomes, Campinas, Nov/1870; Monteiro, jan/1871 [vln-I]; José Pedro Sant’Anna Gomes, s.d. [vln-II) Valsa, partt (orq.) e partes, 85p. MCG: CCLA-ACGomes 023.2
Partitura(s) completa(s)
Localização: FUNARTE
Descrição: Edição e revisão de Roberto Duarte. Rio de Janeiro, FUNARTE, 1995, com sucessivas atualizações até 2009. Esta edição moderna reintegrou trechos da ópera que constavam do manuscrito autógrafo BNRJ mas que estavam omitidos em cópias posteriores, inclusive o material de orquestra da Ricordi (no Brasil e na Argentina, os quais eram diferentes entre si). Trechos reinseridos: Ato I, cena 1: inicia com o personagem Pedro “Qual suono e cheggia qui dintorno?” (ms. aut. BNRJ) e não com o coro dos caçadores (cópia Ricordi); Ato IV: Scena ed Aria di Don Antonio “No, traditori!”. Todas as reinserções estão indicadas na edição por setas de início e final de cada trecho.
Edições da Protofonia
SCLIAR, Carlos. Homenagem a Carlos Gomes. Il Guarany, sinfonia. Rio de Janeiro: Lithos Edições, 1996. MHN-RJ CGdv06.1 a 10, 033.554 a 033.563
Il Guarany: Sinfonia. Edição: São Paulo, Ricordi Brasileira, FUNARTE, INM, 1986, partt (orq), 52p e partes. Edição comemorativa do sesquicentenário do compositor. BNRJ: M785.1/ G-I-9a
Il Guarany / Ouverture / A. C. Gomes / Arrangée por A. Soyer de l’Opéra / et Ch Repossy (Le Concert Moderne / Nouvelle Collection / de / fantaisies, sélections & ouvertures / sur les Grands opéras et ballets le plus em vogue / arrangée pour petit orchestre. Edição: G. Ricordi & C., Milão. Ch. 102952. 49p. Partes: fl, ob, cl (A), vl-I, vl-II, vla, vlc, ctb, pf (reg.). BNRJ: M785.1/ g-I-3
Partitura(s) redução para canto e piano
Localização: Biblioteca Alberto Nepomuceno da Escola de Música-UFRJ (Rio de Janeiro); Museu Histórico Nacional (Rio de Janeiro); Biblioteca Nazionale Centrale Roma; Biblioteca Comunale Centrale di Milano (Palazzo Sormani); Bibliotèque Nationale di France; University of Chicago Library; University of Texas-Austin Fine Arts Library; University of Texas-Austin Benson Latin American Collection.
Descrição: “Il Guarany: opera-ballo in quattro atti: canto e pianoforte / musica del M. Cav. A. Carlos Gomes; riduzione di N. Celega” / [página seguinte ao frontispício traz foto do compositor e assinatura impressa] / [dedicatória impressa, pág. seguinte à da foto do compositor] “A Sua maestà / Don Pedro IIº. / Imperatore del Brasile / Omaggio di Riconoscenza / del suddito / A. Carlos Gomes”
Edição: Milão, F. Lucca, Ch. 18733, [c.1870-1], partt (canto e pf), 426p. BNRJ: OR/ A-II/ M7 (‘Exemplar especial que pertenceu a D. Pedro II, com folha de rosto aquarelada’ cf BNRJ-DIMAS; traz a dedicatória impressa na página seguinte à foto do compositor; Coleção C.T.M.C.); BNRJ: OR/ A-II/ M-7a (Coleção Abraão de Carvalho); BNRJ: OR/ A-II/ M-7b (a dedicatória impressa está localizada na pág. seguinte ao Índice, diferente dos demais exemplares); BNRJ: OR/ A-II/ M-7c (Coleção Ayres de Andrade: ‘Capa em vermelho com relevos em vermelho e dourado, gravação em dourado “D. Miloca” (1ª capa) e 2ª capa “1872” em dourado. Cercadura em chamalote branco’, cf. DIMAS-BNRJ); BNRJ: OR/A-II/ M-8 (Folha de rosto aquarelada, cf. BNRJ- DIMAS); MHN-RJ: CG07 032.318 (Coleção Francisco Braga); BNCRoma: F.SIC P782.1 G633g1.
Edição: Milão/ New York, G. Ricordi, Ch. 53426, [187-?], partt (canto e pf), 447p. BNRJ: M782.1/ G633g (Coleção Abraão de Carvalho); UChicagoL: M1503.G64G9; UT-Austin FAL: M 1503 G633 G8. Reimpressão: Edição Comemorativa do Sesquicentenário do Compositor, São Paulo/ Rio de Janeiro, Ricordi Brasileira/ FUNARTE, 1986, partt (canto e pf), 447p. BNRJ: M782.1/ G633g4, M782.1/ G633g5; UChicagoL: M1503.G64 G83; UT-Austin LAC: M 1503 G633 G8 1986.
Redução para piano (4 mãos e solo)
“Il Guarany: opera-ballo in quatro atti / espressamente scritta pel R. Teatro alla Scala in Milano e reppresentata in 9 Marzo 1870; Ridotta per pianoforte a quatro mani da Nicolo Celega”
Edição: Milão, F. Lucca, Ch. 19.153, [s.d.], partt (red. pf 4 mãos), 405p. ‘Exemplar que pertenceu a Alfredo Bevilacqua’ (cf. BNRJ-DIMAS). BNRJ: OR/ A-II M-9 [Dedicatória manuscrita:] “Rio, 15 de Agosto de 1908/ Ao meu querido pai oferece o/ seu filho/ Alfredo Bevilacqua”. Obs.: Traz o Preludio original, ao invés da Sinfonia que o substitui posteriormente.
“Il Guarany: opera-ballo in quattro atti: opera completa per pianoforte / riduzione di Nicolo Celega”
Edição: Milão, G. Ricordi & Cia., Ch. 53.748, [1919], partt (red. pf), 248p. BNRJ: M786.109/ G633g2; BCCMilano-Sormani: MUS.P MUS.545
Edição: Milão, Stabilimento Musicale F. Lucca, Ch. 181734-18758-18759, 1880, partt (red. pf), 260p. BNRJ: M786.109/ G633g3; BNRJ: OR/ A-II M-6, OR/ A-II M-6a e OR/ A-II M-6b; MHN-RJ: CG08 032.319
“Sinfonia dell’opera-ballo Il Guarany: pianoforte a quattro mani / riduzione di Nicolo Celega”
Edição: Rio de Janeiro, Casa Arthur Napoleão, Ch. 3646, [s.d.], partt (red. pf 4 mãos), 23p. BNRJ: M786.209/ G-I-10
Edição: Milão, F. Lucca, Ch. F20329F, [s.d.], partt (red. pf 4 mãos), 23p. BNRJ: M786.209/ G-I-10a
Edição: Milão, G. Ricordi & Cia., Ch. 92381, [1895], partt (red. pf 4 mãos), 23p. BNRJ: M786.209/ G-I-10c e BCCMilano-Sormani: MUSVA.U MUS VAR.2462
Rio de Janeiro, Ed. Arthur Napoleão Ltda., Ch. AN-664, 1876, partt (red. pf 4 mãos), 22p. BNRJ: M786.209/ G-I-10e
Edição: São Paulo, Musicalia, MCM-0326, 1977, partt (red. pf 4 mãos), 23p. BNRJ: M786.209/ G-I-10f
“Il Guarany: sinfonia / edizione riveduta da Arthur Napoleon; riduzione a 4 mani di Nicolo Celega”
Edição: Rio de Janeiro, Sampaio Araújo & Cia., Ch. 3646, [s.d.], partt (red. pf 4 mãos], 23p. BNRJ: M786.209/ G-I-10b e M786.209/ G-I-10d; BNFr: FRBNF43019223
Edição: Rio de Janeiro, Ed. Arthur Napoleão Ltda., Ch. AN-664, 1988, partt (red. pf 4 mãos), 23p. BNRJ: M786.209/ G-I-10g
“Il Guarany: sinfonia per pianoforte / A. C. Gomes.”
Edição: São Paulo, Ricordi Brasileira, B.R.350, [s.d], partt (red. pf), 14p. BNRJ: M786.109/ G-I-16
“Il Guarany: opera-ballo in quattro atti / riduzione per pianoforte solo di Nicolo Celega”
Edição: Milano, G. Ricordi & Cia., Ch. 88521, 91210, [19–], partt (red. pf), 13p. BNRJ: M786.109/ G-I-16c e M786.109/ G-I-16d
Edição: Milão, G. Ricordi & Cia., Ch. E. R. 1354, 1931, partt (red. pf), 12p. BNRJ: M786.109/ G-I-16h
Edição: São Paulo, G. Ricordi & Cia., Ch. B.A. 7136, [19–], partt (red. pf), 12p. BNRJ: M786.109/ G-I-16a e M786.109/ G-I-16f
Edição: Rio de Janeiro, Arthur Napoleão & Cia., Ch. 3532, [dp. 1893 – ant. 1950], partt (red. pf), 10p. Álbum dos Salões. BNRJ: M786.109/ G-I-16b e M786.109/ G633gu
Edição: Rio de Janeiro, Ed. Arthur Napoleão Ltda., Ch. AN-496, 1977, partt (red. pf), 10p. BNRJ: M786.109/ G-I-16e e M786.109/ G-I-16g
Ilustrações dos cenários e figurinos
Localização: Museu Imperial (Petrópolis, RJ); Museu Histórico Nacional (Rio de Janeiro)
Descrição:
Aquarelas de Carlo Ferrario representando o cenário da opera ballo Il Guarany de autoria do maestro Antonio Carlos Gomes. 1870. Museu Imperial (Petrópolis, RJ): Coleção Carlos Gomes (Doação: Ítala Gomes Vaz de Carvalho, filha do compositor, em 1947)
Ato II – Cena IV – Caserna degli aventurier. MI-CCG: MIII-83. Objeto digital disponível em http://200.159.250.2:10358/handle/acervo/831
Ato II – Cena IV – Camera di Cecilia MI-CCG: MIII-84. Objeto digital disponível em http://200.159.250.2:10358/handle/acervo/836
Ato III – Cena III – Campo degli Aimoré. MI-CCG: MIII-85. Objeto digital disponível em http://200.159.250.2:10358/handle/acervo/837
Ato IV – Cena VI – I Sotterranei del Castello. MI-CCG: MIII-86. Objeto digital disponível em http://200.159.250.2:10358/handle/acervo/840
Ato IV – Cena última – Le rume del Castello. MI-CCG: MIII-87. Objeto digital disponível em http://200.159.250.2:10358/handle/acervo/843
[Resumo:] “Oyanata di um castello”, Atto I, Senna I; “Caserna segli aventurieri”, Atto II, Senna I; “O sotterranei del castello” Atto II, Senna II; “Lê ruine del Castello”, Atto IV, Senna ultima; “Câmera di CECÍLIA”, Atto II, Senna IV; “Camyo segli Aimoré”, Atto III, Senna III; “La grota del selvaggio” Atto II Senna II; Detalhamento: 07 reproduções de originais de arte, p&b. Paisagens: 23,5 x 24,0; 25,5 x 26,0; 26,0 x 27,0; 26,5 x 27,5; 24,5 x 29,5; 26,0 x 27,0; 25,5 x 26,5. Molduras: tamanho uniforme – 40,0 x 49,5. MHN-RJ: CGic42.1 a 7, 032.400 e 032.450 a 032.455
esboço
1889
Observações:
[1] frase musical de um “Coro de estudantes”
canção (strofa)
Maggianico, 1 setembro 1884
canto e piano
[canto(B) e pf]
Idioma: italiano
Libreto / Letra – Autor: Emilio Praga (1839-1875) – escritor, poeta, pintor e libretista italiano, expoente do movimento Scapigliatura.
IL BRIGANTE
Ha torvo l’occhio,
Truce l’aspetto;
Nella man ferrea
Stringe el moscheto,
Per selve e macchie
Qual lupo errante:
Ecco il brigante.
Un reliquario
Bacia a mattina,
Poi, senza scrupoli
Ruba e assassina;
Scongiura l’incubo
Della galera;
Ebro alla sera
Beviamo el fervido
Furno del vino
Fughi il fantasma
Del secondino
Beviam! Godiamo
Il pochi instanti
Che siam briganti.
Manuscrito(s) autógrafo(s)
Localização: Biblioteca Nacional – Divisão de Música e Arquivo Sonoro (Rio de Janeiro)
Descrição:
“Il Brigante / Strofa / (Per basso) / Parole di / Emio [sic] Praga / Musica di / A. Carlos Gomes / 49.542-47 / [canto sup. esq.:] 5 / [poesia utilizada na composição, transcr. Integral] / [carimbo:] Museu Imperial / Arquivo / 23/49 / [carimbo:] M. E. C. – Museu Imperial / Casa Claudio de Souza / Reg. Geral nº 15.657 / Reg. nº 1465 / [pág. tít., e últ. pág., carimbo:] Museu Imperial / Arquivo / [últ. pág.:] Magg: 1 Sett. 1884”
Ms. aut., partt., 5p. BNRJ: MS / G-I-42 e objeto digital disponível em
http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_musica/mas617613/mas617613.pdf
Andante sostenuto, Sol, C, 7c; Andante tranquilo, 7c; Lento, 2c; Allegro Baccanale, 6/8, 25c; Andante sostenuto, C, 7c; Lento, 3c.
Edição(s)
Localização: Biblioteca Nacional – Divisão de Música e Arquivo Sonoro (Rio de Janeiro); Biblioteca del Conservatorio Statale di Musica Nicolò Paganini (Genova); Biblioteca del Conservatorio di Musica Giuseppe Verdi (Milano); Biblioteca del Conservatorio di Musica San Pietro a Majella (Napoli); Biblioteca do Instituto de Artes – Universidade Estadual de Campinas; University of Texas-Austin Benson Latin American Collection; Stanford University Music Library; University of Ca
Descrição:
Milão: Ricordi, Ch F 49542 F, partt (canto [B] e pf), 5p. BNRJ: M784.3 / G-V-29
Album Vocale [III, N. 5]. Ricordi , Milão, Ch 49542, 1885, partt (canto [B] e pf). BNRJ: M784.3 / G-IV-35 (cópia eletrost); Biblioteca del Conservatorio Statale di Musica Nicolò Paganini (Genova): Giovanni Elia Z. 2. 21. 5 / Dedica autogr. di Gomes; Biblioteca del Conservatorio di Musica Giuseppe Verdi (Milano): A.55.77.44; Biblioteca del Conservatorio di Musica San Pietro a Majella (Napoli)
Canções de Carlos Gomes. Rio de Janeiro, FUNARTE, 1986, partt (canto e pf). Niza de Castro Tank e Achille Picchi, revisão. BNRJ: M784.3 / G-II-54; BIA-UNICAMP: E-2437 / G585c; University of Texas-Austin Benson Latin American Collection: M 1620 G657 C3 1986; University of California Los Angeles – Southern Regional Library Facility: M1620.G653 C3 1986
TANK, Niza de Castro. Minhas pobres canções: Antônio Carlos Gomes. São Paulo, Algol, 2006, partt (canto e pf), Achille Picchi, revisão musicológica. BNRJ: DIMAS 780.092; BIA-UNICAMP: 780.981 / T156m; University of Texas-Austin Benson Latin American Collection: M 1620 G657 M56 2006; Stanford University Music Library: M1620 .G653 M56 2006
hino
coro e banda
coro e pf
Libreto / Letra – Autor: Thomé Guimarães
Localização: Biblioteca Alberto Nepomuceno da Escola de Mùsica da UFRJ; Museu Carlos Gomes (Campinas)
Descrição: Ms. [cópia] condensada e incompleta, coro e banda, 9p. Texto em português (acrescentado a lápis na mesma partitura). BAN-UFRJ: MS G-II-25
Ms. [cópia], coro e pf, 8p. “Prop. de Ítala Gomes Vaz de Carvalho”. BAN-UFRJ: MS G-II-25
Ms. cópia (desc.) [Ítala Gomes, 1942?], parte (pf). Folha anexa assinada: “Propriedade de Ítala Gomes Vaz de Carvalho”. Folha anexa com cópia letra do hino; no verso: “Geisa Boscoli: Av. Copacabana, 178 /272032”. MCB: ver Nogueira, 1997, verbete 5
hino
São Paulo, 1859
canto e banda ou canto e piano
Local e ano de estreia: São Paulo, 30 de julho de 1959
Idioma: português
Libreto / Letra – Autor: Dr. Francisco Leite Bittencourt Sampaio (1834-1895)
Observações:
Escrito em homenagem aos estudantes da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco de São Paulo
Manuscrito(s) autógrafo(s)
Localização: Acervo Particular de Eduardo Zolnner [São Paulo]
Descrição:
“Hymno / Academico / original de punho / de / Carlos Gomes / [outra tinta:] foi me presenteado por occasiao da Revolta de / S[ão] Paulo em 1932 / pelo amigo e chefe / [Henrique] Luiz Levy / pertence a Eduardo Zolnner [?] / grande valor histórico / [assinatura do proprietário]”.
Ms. aut., partt (canto e banda), 3p. APEZ-SP. Objeto digital disponível em http://www.globalframe.com.br/gf_base/empresas/MIGA/imagens/2E5775B8B8CEFD49F28684A22EA181B61D58_partitura.jpg [capa];
http://www.globalframe.com.br/gf_base/empresas/MIGA/imagens/2AFF7911979CA7A3EB91CF60BFF9AE4243F6_partitura2.jpg [pág. tít.]
http://www.globalframe.com.br/gf_base/empresas/MIGA/imagens/F1350A7A8E6CF5CADCA514B45F2A44CFD190_partitura3.jpg [pág. 2]
http://www.globalframe.com.br/gf_base/empresas/MIGA/imagens/14BA4211B5E67E1B421C85C81D40C74A8F03_partitura4.jpg [últ. pág.]
Manuscrito(s) cópia(s)
Localização: Biblioteca Nacional – Divisão de Música e Arquivo Sonoro (Rio de Janeiro)
Descrição:
“[frontispício da parte de Corni:] Himno Academico / de / A. C. Gomes”
Ms. cópia, partes (tpa-I e II, tbn-I e II, tpt, bbdão, bss, bbo, fl, ob, cln-I e II, vln-I e II, vla), 15p. BNRJ: MS / G-I-55 e objeto digital disponível em: http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_musica/mas1009747/mas1009747.pdf
Partitura(s) redução para canto e piano
Localização: Biblioteca Nacional – Divisão de Música e Arquivo Sonoro (Rio de Janeiro); Centro Cultural Banco do Brasil – Coleção Mozart de Araújo (Rio de Janeiro)
Descrição:
“Collecção de Hymnos Brazileiros / 1 – Hymno Nacional / 2 – [Hymno] da Independenica / 3 – [Hymno] de Pedro Iº / [Hymno] de S. A. O Conde d’Eu / 5 – Novo Hymno Academico / Imperial Estabelecimento / de piano e musicas / Narciso, Arthur Napoleão & Miguez / Rua do Ouvidor, nº 89 / Rio de Janeiro / [Carimbo:] Biblioteca Nacional / do Rio de Janeiro” // “[capa, anúncio:] Colecção de Hymnos Patrioticos, cânticos escolares, coros e bailados infantis para escolas primarias, escolas normaes, batalhões e orfeons femininos / [contracapa, anúncio:] Cançonetas Infantis e Fados / [rodapé do exemplar, ms:] oferta do Archivo / de / [carimbo:] Agostinho D. N. d’Almeida”
Rio de Janeiro, Narciso, Arthur Napoleão & Miguez, Ch 2759, partt (canto e pf), 4p. BNRJ: Império / N-VI-32 (Série Colleção de Hymnos Brasileiros) e objeto digital disponível em: http://objdigital.bn.br/acervo_digital/div_musica/mas202092/mas202092.pdf
Ed. Rio de Janeiro: Casa Arthur Napoleão, Ch 2759, partt (canto e pf), 5p. BNRJ: M784.7 / G-I-15a (Coleção Ayres de Andrade)
Andante mosso, C, Sib, 38c [DC ao S]; [codeta], 4c.
“[pág. tít., canto sup. esq., epígrafe impressa:] São direitos sagrados os Lares. / Nunca mais ousarão nos ferir. / B. Sampaio” / [contracapa, poesia utilizada na composição, impressa na íntegra]
Rio de Janeiro, Editôra Arthur Napoleão Ltda, 1960, Ch NA 487, partt (canto e pf), 2p. BNRJ: M784.7 / G-I-15b
Rio de Janeiro: E. Bevilacqua&C., Ch 1242, partt (canto e pf [em Si bemol]), 4p. BNRJ: M784.7 / G-I-15; CCBB-RJ: P 634 (Coleção Mozart de Araújo)
[rodapé do exemplar, ms:] oferta do Archivo / de / [carimbo:] Agostinho D. N. d’Almeida / [capa, anúncio:] Nova e escolhida collecção de peças para piano / [contracapa, anúncio:] Repertório de Musica Para Salão / [pág. tít., canto sup. dir., epígrafe impressa:] São direitos sagrados os lares, / Nunca mais ousarão nos ferir. / B. Sampaio”
Rio de Janeiro: Arthur Napoleão & Cia, Ch 225 (Série Eden), partt (red. pf [Em Dó Maior]), 2p. BNRJ: M784.7 / G-I-15c; CCBB-RJ: P 635 (Coleção Mozart de Araujo)
“Aprenda e cante o / Hymno Universitario Brasileiro / Á Mocidade / academica / Letra de / Bittencourt Sampaio / Musica de / Carlos Gomes / Edição especial / da / 4ª Caravana Acadêmica 11 de Agosto 1930 / da Faculdade de Direito de São Paulo, / em excursão artistica pelo sul do país, em beneficio do / Monumento dos Cursos Juridicos / [alto relevo:] Coleção Mozart de Araujo)”
São Paulo, Irmãos Vitale, Ch 357, 1930, partt (canto e pf), 2p. CCBB-RJ: P 633 (Coleção Mozart de Araujo)
S/ind, Sol, C, 41c.