Faça uma busca ou veja a lista completa das obras:
polca
1866
piano (solo)
Observações:
[1] Referida também como “Salalayu”. [2] Dedicada “aos seus compatriotas de Campinas”. [3] Orquestrada pelo compositor em 1867. [4] José Penalva (1986) informa que exemplar, possivelmente autógrafo, da referida obra é abrigado pelo Museu Carlos Gomes de Campinas, porém, não consta do catálogo de Lenita Waldige Mendes Nogueira (1997).
Manuscrito(s) cópia(s)
Localização: Biblioteca Alberto Nepomuceno – Escola de Música – Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro); Biblioteca Nacional – Divisão de Música e Arquivo Sonoro (Rio de Janeiro)
Descrição:
“[pág. tít.:] A. Carlos Gomes / Salalayù [sic] [anot post. à lápis: ‘S’ riscado e correção ‘L’ escrito acima] = Polka caratteristica / dedicata à suoi Compatriotti / di Campinas / [carimbo, acima do título:] Biblioteca da Escola Nacional de Musica-U.F.R.J. / [carimbo, abaixo do título:] Biblioteca / da / Escola Nacional de / Musica / Obra nº 30605”
Ms. cópia, partt (pf), 3p. BAN-UFRJ: MS G-II-8 e BNRJ: M786.1 / G-X-43 (cópia eletrost.)
Introduzione, 2/4, Fá, 16c; Polka, 24c; s/ind, Sib, 8c; s/ind, Fá, 8c; s/ind, Réb, 16c; s/ind, Fá, 4c. [DC. al S = 40c.]
“Lalalayù / polka caratteristica / Aos seus compatriotas de Campinas / [carimbo:] Doação / Ilara Gomes Grosso”
Ms. cópia, partt (pf), 2p. BAN-UFRJ: MS-G-II-8a
Edição(s)
Localização: Nenhum exemplar de edição de época localizado; apenas referências nas listagens das capas e contracapas de outras edições de época e do catálogo da editora.
Descrição: “Lalalajú (ou Lalalayú) (ou La La Layu!)”
Rio de Janeiro, Narciso & Arthur Napoleão. Flores do Baile. Coleção das Polcas mais em voga.
Rio de Janeiro, Arthur Napoleão & Cia. Catálogo da editora.
Rio de Janeiro, Viuva Filipone. Les étoiles d’or – Collection choisie pour piano – Ouvres celebrés des meilleurs compositeurs.
(cf. Instituto Piano Brasileiro, catálogo de partituras http://institutopianobrasileiro.com.br)
exercício
Milão, 29 janeiro 1866
canto e orquestra
[canto e orq (vln-I e II, vla, vlc, ctb, ftm, fl, ob, cln, fg, tpt, tpa-I e II, tbn-I e II, tmp, cimb)]
Observações:
[1] Exercício de instrumentação apresentado ao professor Lauro Rossi em Milão
Manuscrito(s) autógrafo(s)
Localização: Museu Carlos Gomes – Coleção Carlos Gomes (Campinas)
Descrição:
“Esercizi d’instrumentazione / La Tempesta / 9º esercizio per canto (…) accompnto./ a Pianoforte del Sgnr Mo. Cavo. Lauro Rossi / Instrumentato dal suo alievo / A. Carlos Gomes / Milano li 29 / 1/1866”
Ms. aut., partt (canto e orq). MCG: Ver Nogueira, 1997, verbete 9
valsa
Milão, 24 novembro 1867
piano (solo)
Observações:
[1] Dedicada a Princesa Isabel Cristina
Manuscrito(s) autógrafo(s)
Localização: Biblioteca Nacional – Divisão de Música e Arquivo Sonoro (Rio de Janeiro)
Descrição:
“À S. A. Imperiale / D. Isabella Christina / Contessa E’eu [sic] / Principeza Ereditaria del / Brasile / La Stella Brasiliana / Valse brillante / per pianoforte / Da / A. Carlos Gomes / Milano 24 Novbre / 1867 / Nº 16949 / Proprietá / Li 26 9bre 1867. / [canto sup. dir., em marrom:] 40 / [ao pé da pág., ao centro:] 15”
Ms. aut., partt (pf), 23p. BNRJ: MS / G-I-46 (Coleção Helio Pinheiro Correa) e objeto digital disponível em http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_musica/mas722494/mas722494.pdf
Introduzione, Mib, 3/4, 25c; Valse, 63c; Legg. Grazioso, Láb, 32c; s/ind., Mib, 32c; s/ind., Láb, 16c; Staccate com motto grazioso, Réb, 16c; Scherzando, 16c; Sostenuto il canto ed spres., Solb, 16c; un pó di motto, 16c; Scherzando, Réb, 16c; Cantando sempre, Solb, 16c; Scherzando, Réb, 32c; Come prima, Láb, 32c; Spres., Mib, 32c; s/ind, Láb, 16c; Come prima, Mib, 102c; Um poco meno, com strepito, 38c.
Manuscrito(s) cópia(s)
Localização: Biblioteca Alberto Nepomuceno – Escola de Música – Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro); Biblioteca Nacional – Divisão de Música e Arquivo Sonoro (Rio de Janeiro)
Descrição:
“La stella brasiliana / valtz brillante”
Ms. cópia, partt (pf), 16p. BAN-UFRJ: MS G-II-35; BNRJ: M786.1 / G-X-46 (cópia eletrost.)
Edição(s)
Localização: Biblioteca Nacional – Divisão de Música e Arquivo Sonoro (Rio de Janeiro); Centro Cultural Banco do Brasil – Coleção Mozart de Araújo (Rio de Janeiro); Biblioteca Nazionale Centrale (Firenze); Biblioteca di Archeologia e Storia dell’Arte (Roma); Mediateca di Fondazione Scuole Civiche di Milano (Milano); University of Texas – Austin Benson Latin American Collection
Descrição:
“A. S. A. IMPERIALE / La Serenissima / D. ISABELLA CRISTINA / Contessa D’Eu / Principessa ereditaria del Brasile / LA STELLA BRASILIANA / VALTZ BRILLANTE / PER / PIANOFORTE / DI / A. CARLOS GOMES / Proprietà dell’Autore per l’Impero del Brasile / Propr. dell’Editore / MILANO F LUCCA / Firenze, Ducci / Torino, Blanchi / Napoli, Girard e C. / Chiasso, Euterpe Ticinese / Fr. 5.50 / 16949 / [alto relevo:] Coleção Mozart de Araujo“
Milão, F Lucca, Ch 16949, partt (pf), 15p. CCBB: P668 (Coleção Mozart de Araujo) (p. 7-8 ausentes do exemplar), Biblioteca Nazionale Centrale: MUS.a.94/6; Biblioteca di Archeologia e Storia dell’Arte (BiASA)
O Piano Brazileiro de Carlos Gomes. Rio de Janeiro, FUNARTE, 1986, partt (pf), p. 7-13. BNRJ: M786.1 / G-I-56; Mediateca di Fondazione Scuole Civiche di Milano (Milano): 11G1 14; University of Texas – Austin Benson Latin American Collection: M 22 G663 P5 1986
Rio de Janeiro, FBN/DIMAS (1998), partt (pf), 22p. BNRJ: M786.1/ G-X-46a (Projeto MIDI)
canção (lamento)
Magiannico, 2 outubro 1884
canto e piano
[canto (A) e pf]
Idioma: italiano
Libreto / Letra – Autor: Antonio Ghislanzoni ((1824-1893) – “Libretista e literato italiano, estudou medicina e iniciou carreira de cantor (baritono), dedicando-se, em seguida, ao jornalismo e a literatura. Foi Diretor da Rivista Minima (1865-1878) e redator da Gazzetta Musicale di Milano (1866-1872). Autor de novelas em versos e romances, escreveu cerca de 85 libretos entre os quais Edmea (1866) para Catalani, Aida (1870) e a nova versão de La Forza del Destino (1869) para Verdi.” (Tank, 1989, p. 88)
LA PICCOLA MENDICANTE
Son piecina, son mendica;
La limosina mi fate,
Un giaciglio, un pan mi date
Vi commuova il mio soffrir!
Ho le membra afrante e bramme
Per il freddo e per la fame
Non lasciatemi morir.
Tutto è canto ed allegria
Nelle case del villaggio.
Niun s’arresta in sulla via
Al mio grido di dolor.
Già la notte si fa scura
Dei fantasimi ho paura
Il digiuno non uccide
Ma può uccidere il terror.
Manuscrito(s) autógrafo(s)
Localização: Biblioteca Nacional – Divisão de Música e Arquivo Sonoro (Rio de Janeiro)
Descrição:
“‘La piccola mendicante’ / – Lamento – / Poesia di / A. Ghislanzoni / Musica di / A. Carlos Gomes / 49545-47 / [canto sup. esq., em azul:] 8 / canto sup. dir.:] (per contralto) / [poesia utilizada na composição, transcr. Integral / suposto autógrafo de A. Ghislanzoni] / [carimbos:] M.E.C. – Museu Imperial / Casa Cláudio de Souza / Reg. Geral nº 15.650 / Reg. nº 1468 [e] Museu Imperial / Arquivo / 26/49 / [pág. tít. e na últ .pág., carimbos:] Museu Imperial / Arquivo / [últ. pág.:] Maginico 2 Ottobre / 1884”
Ms. aut., partt (canto [A] e pf), 3p. BNRJ: MS / G-I-38 e objeto digital disponível em http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_musica/mas617616/mas617616.pdf
Andantino, lá, 2/4, 22c; Lá, 18c; Iº Tempo, lá, 8c; Meno Mosso, 4c; I Tempo, Lá, 3c. (corte de 5c. antecedendo os 3c. finais)
Manuscrito(s) cópia(s)
Localização: Biblioteca Alberto Nepomuceno – Escola de Música – Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro)
Descrição:
“Edição Ricordi / La piccola mendicante / Lamento”
Ms. cópia, partt (canto e pf), 3p. BAN-UFRJ: G-II-13a
Edição(s)
Localização: Biblioteca Nacional – Divisão de Música e Arquivo Sonoro (Rio de Janeiro); Biblioteca del Conservatorio di Musica Giuseppe Verdi (Milano); Biblioteca del Conservatorio Statale di Musica Nicolò Paganini (Genova); Biblioteca del Conservatorio di Musica Giuseppe Verdi (Milano); Biblioteca del Conservatorio di Musica San Pietro a Majella (Napoli); Biblioteca do Instituto de Artes – Universidade Estadual de Campinas; University of Texas-Austin Benson Latin Am
Descrição:
Milão, Album Vocale. Ricordi, Ch 49545, 1885, partt (canto e pf), BNRJ: M784.3 / G-IV-35 (cópia eletrost), Biblioteca del Conservatorio Statale di Musica Nicolò Paganini: Giovanni Elia Z. 2. 21. 5 / Dedica autogr. di Gomes, Biblioteca del Conservatorio di Musica Giuseppe Verdi: A.55.77.44; Biblioteca del Conservatorio di Musica San Pietro a Majella
Canções de Carlos Gomes. Rio de Janeiro, FUNARTE, 1986, partt (canto e pf). Niza de Castro Tank e Achille Picchi, revisão. BNRJ: M784.3 / G-II-54; BIA-UNICAMP: E-2437 / G585c; University of Texas-Austin Benson Latin American Collection: M 1620 G657 C3 1986; University of California Los Angeles – Southern Regional Library Facility: M1620.G653 C3 1986
TANK, Niza de Castro. Minhas pobres canções: Antônio Carlos Gomes. São Paulo, Algol, 2006, partt (canto e pf), Achille Picchi, revisão musicológica. BNRJ: DIMAS 780.092; BIA-UNICAMP: 780.981 / T156m; University of Texas-Austin Benson Latin American Collection: M 1620 G657 M56 2006; Stanford University Music Library: M1620 .G653 M56 2006
canção (canzonetta)
Milão, 1867
canto e piano
[canto (S ou MS) e pf]
Idioma: italiano
Libreto / Letra – Autor: Eugenio Torelli-Viollier (1842-1900) – “Influente jornalista de Milão, primeiro diretor do Corriere della Sera e colaborador de Carlos Gomes como autor do texto da revista (…) Nella Luna. (Tank, 1989, p. 79)
LA MADAMINA
Il piè sollecito, l’occhio ridente
Ardita, impavida vò fra la gente;
Il vel che s’agita rete è d’amori
Ed al mio strascico legansi i cuori:
Signori, apritevi!
Largo alla Pina,
La Madamina;
Eccola qui!
Um guardo tenero, dolce un accento
Gli amanti affascina a cento a cento.
Un bacio fervido ben lo so dare,
La Polka rapida so carrettare;
Più d’un bel giovane rubai talora
A Qualche nobile ricca signora!
Signori, apritevi!
Largo alla Pina,
La Madamina;
Eccola qui!
Fo la romantica se sono in vena
Ma l’alma toccami anche una cena!…
Il piè sollecito, l’occhio ridente
Ardita, impavida vo fra la gente:
Signori, apritevi!
Largo all a Pina,
La Madamina;
Eccola qui!
Observações:
[1] Dedicado a Filippo di Filippi (Veneza, 13/01/1830 – Milão, 26/06/1887) – “um dos mais competentes críticos musicais de seu tempo; em 1867 fundou, juntamente com o jornalista Alessandro Fano, a revista Il Mondo Artistico; apoiou Carlos Gomes, desde o início de sua carreira italiana”. (Tank, 1989, p. 79)
Manuscrito(s) autógrafo(s)
Localização: Biblioteca Nacional – Divisão de Música e Arquivo Sonoro (Rio de Janeiro)
Descrição:
“A Filippo Di Fillipi / La Madamina / Canzonetta / Per voce di soprano / con accompagnamento di Pianoforte / Parole di / E. Torelli Viollier / Musica di / A. Carlos Gomes / Milano 1867 / 12 / [ilegível] li 6/1/68 / Saldo lastra / Noº 17138 / Proprietá / [canto sup. dir.:] 9”
Ms. aut., partt (canto [S] e pf), 7p. BNRJ: MS / G-I-47 (Coleção Hélio Pinheiro Correa) e objeto digital disponível em http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_musica/mas722495/mas722495.pdf
Allegretto, Sib, 6/8, 39c. DC al S; Per finire 1c
“Gomes / La Madamina / Canzonetta / Nº17176 / Proprietá / 5 / [ilegível] li 20 febbrajo / 1868 / [no canto sup dir.:] 20 / [carimbo:] Museu Imperial / Divisão de Documentação / Histórica / Arquivo / 40/49 / [pág. tít.:] per mezzo soprano / [carimbo:] Museu Imperial / Arquivo”
Ms. aut., partt (canto [MS] e pf), 9p. BNRJ: MS / G-I-15 e objeto digital disponível em http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_musica/mas617605/mas617605.pdf
Allegretto, Lab, 6/8, 73c.
Manuscrito(s) cópia(s)
Localização: Biblioteca Alberto Nepomuceno – Escola de Música – Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro)
Descrição:
“Edição Ricordi / La Madamina / Canzonetta / A Filippo di Filippi”
Ms. cópia, partt (canto e pf), 3p. BAN-UFRJ: MS G-II-28
Edição(s)
Localização: Biblioteca del Conservatorio di Musica Giuseppe Verdi (Milano); Biblioteca Civica di Verona (Verona); Biblioteca Nacional – Divisão de Música e Arquivo Sonoro (Rio de Janeiro); Biblioteca do Instituto de Artes – Universidade Estadual de Campinas; University of Texas-Austin Benson Latin American Collection; Stanford University Music Library; University of California Los Angeles
Descrição:
Milão, F. Lucca, Ch 17138, 1868, partt (canto [S] e pf), 5p. BNRJ: M784.3 / G-III-55, Biblioteca del Conservatorio di Musica Giuseppe Verdi (Milano): A.55.77.16; Biblioteca Civica di Verona
Milão, F. Lucca, Ch 17176 [2ª ed.], 1868, partt (canto [MS] e pf), 5p. BNRJ: M784.3 / G-I-11, Biblioteca del Conservatorio di Musica Giuseppe Verdi (Milano): A.55.77.17; Biblioteca Civica di Verona
Canções de Carlos Gomes. Rio de Janeiro, FUNARTE, 1986, partt (canto e pf). Niza de Castro Tank e Achille Picchi, revisão. BNRJ: M784.3 / G-II-54; BIA-UNICAMP: E-2437 / G585c; University of Texas-Austin Benson Latin American Collection: M 1620 G657 C3 1986; University of California Los Angeles – Southern Regional Library Facility: M1620.G653 C3 1986
TANK, Niza de Castro. Minhas pobres canções: Antônio Carlos Gomes. São Paulo, Algol, 2006, partt (canto e pf), Achille Picchi, revisão musicológica. BNRJ: DIMAS 780.092; BIA-UNICAMP: 780.981 / T156m; University of Texas-Austin Benson Latin American Collection: M 1620 G657 M56 2006; Stanford University Music Library: M1620 .G653 M56 2006
exercício
Milão, 5 julho 1866
canto e piano
[canto (TB] e pf]
Idioma: italiano
Observações:
[1] Exercício apresentado ao Conservatório de Milão; [2] Alice Gomes Grosso (copista) – sobrinha do compositor, filha de Sant’Anna Gomes e mãe de Iberê Gomes Grosso e Ilara Gomes Grosso
Manuscrito(s) autógrafo(s)
Localização: Museu Carlos Gomes – Coleção Carlos Gomes (Campinas)
Descrição:
“Al Conservatorio di Milano Il Giorno 5 luglio 1866 / dalle ore 8 ant. alle 4 ½ pomeridiane a porte chiuse / Firmato A. Carlos Gomes/ Copiada por Alice Gomes Grosso”
Ms. aut., partt (canto [TB] e pf). MCG: Ver Nogueira, 1997, verbete 8
Manuscrito(s) cópia(s)
Localização: Museu Carlos Gomes – Coleção Carlos Gomes (Campinas)
Descrição:
“Al Conservatorio di Milano Il Giorno 5 luglio 1866 / dalle ore 8 ant. alle 4 ½ pomeridiane a porte chiuse / Firmato A. Carlos Gomes/ Copiada por Alice Gomes Grosso”
Ms. cópia (Alice Gomes Grosso partt (canto [TB] e pf). MCG: Ver Nogueira, 1997, verbete 8
galope
Milão, 24 fevereiro 1888
piano (solo)
Observações:
[1] Dedicada a Bertha e Leonidia Guimarães
Manuscrito(s) autógrafo(s)
Localização: Biblioteca Nacional – Divisão de Música e Arquivo Sonoro (Rio de Janeiro)
Descrição:
“Alle signorine Bertha e Leonidia Guimarães / L’Oriuolo – Galop / A. Carlos Gomes / Milano 24-2-1888 / A chi? / 52998 / Galli / Lastre 4 / [canto sup. dir., em verm.:] 29”
Ms. aut., partt (pf), 4p. BNRJ: MS / G-I-48 (Coleção Helio Pinheiro Correa) e objeto digital disponível em http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_musica/mas722496/mas722496.pdf
Vivacissimo, 2/4, Lá, 25c; s/ind., Réb, 21c; s/ind, Lá, 34c.
Manuscrito(s) cópia(s)
Localização: Biblioteca Alberto Nepomuceno – Escola de Música – Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro); Biblioteca Nacional – Divisão de Música e Arquivo Sonoro (Rio de Janeiro)
Descrição:
“Alle signorine Bertha e Leonidia Guimarães / L’Oriuolo – Galopp / A. Carlos Gomes / Milano 24-2-1888 / [carimbo:] Biblioteca da Escola Nacional de Musica – U.F.R.J. / [carimbo:] Doação Nº / Ilara Gomes Grosso / [carimbo:] Biblioteca / da / Escola Nacional de / Musica / Obra nº 39858”
Ms. cópia, partt (pf), 3p. BAN-UFRJ: MS G-II-11; BNRJ: M786.1 / G-X-48a (cópia eletrost.)
Vivacissimo, 2/4, Lá, 25c; s/ind, Réb, 21c; s/ind, Lá, 34c.
Edição(s)
Localização: Biblioteca Nacional – Divisão de Música e Arquivo Sonoro (Rio de Janeiro); Biblioteca del Conservatorio di Musica Giuseppe Verdi (Milano): Biblioteca Musicale Governativa del Conservatorio di Musica S. Cecilia (Roma)
Descrição:
Milão, G. Ricordi&C, Ch F 52998 F, partt (pf), 4p. BNRJ: M786.1 / G-X-48 (cópia eletrost.) ([carimbo, no frontispício:] “Biblioteca / del R. Conservatorio di Musica / di / Milano” / [abaixo dos nomes Bertha e Leonidia Guimarães, na dedicatória: “Di Rio Janeiro”); Biblioteca del Conservatorio di Musica Giuseppe Verdi: 1.A.268.14; Biblioteca Musicale Governativa del Conservatorio di Musica S. Cecilia: Diritti d’autore B.858.64 / INV: 591428
“l’ oriuolo : galop… / Carlos Antonio Gomes / instrumentazione per banda di G.Mariani”
Milão: Tito di Gio. Ricordi e Francesco Lucca di G.Ricordi & C, Ch 53606, 1889, partt (banda, G. Mariane, instr.), 11p + partes. Biblioteca del Conservatorio di Musica Giuseppe Verdi: A.45.18.17; Biblioteca Musicale Governativa del Conservatorio di Musica S. Cecilia (Roma): Diritti d’autore B.579.4 / INV: G.D.A.29225
canção (raconto)
canto e piano
Idioma: italiano
Libreto / Letra – Autor: Leopoldo Marenco (1832-1899) – libretista da ópera L’Arlesiana (1897), de Francesco Cilea (Tank, 1989, p. 105).
L’ARCOLAJO
Dorrmiva una indigente vecchiarella;
La figlia infanto, pallida rna bella,
Non pur difesa dal lacero saio,
Dipannava, cantando, all’arcolaio:
La mia povera madre non ha pane;
Gira, gira pel pan della domane:
Gira arcolaio!.. Se un pan non avra,
La mia povera madre morirà.
Cresce il bisogno e cresce la fatica;
Ma poco cibo il corpo mi nutrica;
Mi pesan gli occhi… Va lenta la man…
Gira!… e guadagna alla mia vecchia un pan
Gira!… Non so se è l’occhio che non scerna,
O se l’ollo già manca alla lucerna,…
Ma la tua ruota par più lenta ognor…
Gira arcolaio!… che mia madre muor!…
Qui le cade in su gli omeri la testa;
Lungo gemendo la ruota s’arresta.
Del lucignolo crepita la brace…
Poi si discioglie in fumo… e tutto tace.
La madre all’alba si risveglia: è sola.
Chiama, ma invan, la pallida figliuola…
Glace, olme, fredda nel lacero saio…
Ma guadagnato hail pane all’arcolajo.
Observações:
[1] Dedicada à cantora Diana Raggi-Brofferio
Manuscrito(s) cópia(s)
Localização: Biblioteca Nacional – Divisão de Música e Arquivo Sonoro (Rio de Janeiro)
Descrição:
“Alla signorina Diana Raggi – Brofferio / esimia cantante / L’Arcolajo / Parole di / Leopoldo Marenco / Musica di / A. Carlos Gomes / copia conforme all’originale / Poesia 1ª pag. / Sala Lastre / 13 / fim / 49518 / [canto sup. dir., em verm.:] 4 / [próx. ao tít., em verm.:] Da incidere / a parte / [últ. pág.:] MB Vedi avanti la poesia di L. Marenco / che antrebben el frontespizio / [carimbo:] Museu Imperial / Divisão de Documentação / Histórica / Arquivo / 30/49 / [pág. tít., carimbo:] Museu Imperial / Arquivo”(acompanha cópia da poesia utilizada na composição, suposto autógrafo de Leopoldo Marenco [carimbos:] “M.E.C. – Museu Imperial / Casa Claudio de Souza / Reg. Geral: 15.664 / reg. nº 1472 [e] Museu Imperial / Arquivo”)
Ms. cópia, partt (canto e pf), 10p. BNRJ: MS / G-I-41 e objeto digital disponível em http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_musica/mas617640/mas617640.pdf
Largo assai, ré, C, 3c; Lentamente, 7c; Andantiino Poco Mosso, Ré, 6/8, 17c; Lostesso movimento, 2/4, 15c; Andante Moderato, 17c; Primo Tempo, 15c; 1º Tempo, 56c; Andante Moderato Espressivo Come Prima, 10c; Largo assai, 28c; Lento e grave C, 3c; Andantino e languido, 2/4, 10c.
Edição(s)
Localização: Biblioteca Nacional – Divisão de Música e Arquivo Sonoro (Rio de Janeiro); Centro Cultural Banco do Brasil – Coleção Mozart de Araújo (Rio de Janeiro); Biblioteca del Conservatorio di musica Giuseppe Verdi (Milano); Biblioteca del Conservatorio di Musica San Pietro a Majella (Napoli); Biblioteca Musicale Governativa del Conservatorio di Musica S. Cecilia (Roma); Biblioteca do Instituto de Artes – Universidade Estadual de Campinas; University of T
Descrição:
Milão, Ricordi, Ch. nº r49518r, 1888, partt (canto e pf), 13p. BNRJ: M784.3/ G-II-35, CCBB-RJ: P 611 (Coleção Mozart de Araújo), Biblioteca del Conservatorio di musica Giuseppe Verdi : A.55.77.43, Biblioteca del Conservatorio di Musica San Pietro a Majella; Biblioteca Musicale Governativa del Conservatorio di Musica S. Cecilia: Diritti d’autore B.582.28 / INV: G.D.A.24169
Canções de Carlos Gomes. Rio de Janeiro, FUNARTE, 1986, partt (canto e pf). Niza de Castro Tank e Achille Picchi, revisão. BNRJ: M784.3 / G-II-54; BIA-UNICAMP: E-2437 / G585c; University of Texas-Austin Benson Latin American Collection: M 1620 G657 C3 1986; University of California Los Angeles – Southern Regional Library Facility: M1620.G653 C3 1986
TANK, Niza de Castro. Minhas pobres canções: Antônio Carlos Gomes. São Paulo, Algol, 2006, partt (canto e pf), Achille Picchi, revisão musicológica. BNRJ: DIMAS 780.092; BIA-UNICAMP: 780.981 / T156m; University of Texas-Austin Benson Latin American Collection: M 1620 G657 M56 2006; Stanford University Music Library: M1620 .G653 M56 2006
música sacra (missa)
Rio de Janeiro, outubro 1862
coro e orquestra
[coro (SATB) e orq. (vln, vla, picc, fl, ob, cl (Sib), tpa (Mib), tpa (Láb), cnt (Láb), tpt (Láb), fg I e II, tbn-I, II e III, cimb. timp, vlc, ctb)]
Idioma: latim
Atos/movimentos: I
Manuscrito(s) autógrafo(s)
Localização: Museu Histórico Nacional (Rio de Janeiro); Biblioteca Nacional – Divisão de Música e Arquivo Sonoro (Rio de Janeiro)
Descrição:
“Kyrie / Carlos Gomes / [carimbo:] Museu Histórico Nacional / 77 / Arquivo / Col. Carlos Gomes / [assinatura:] Itala Vaz de Carvalho / [últ. pág.:] Rio 8bro 1862”
Ms. aut., partt (coro/orq.), 19p. MHN: CG 14 / 032.325; BNRJ: M783.4 / G-I-3 (cópia eletrost – material em condições já bastante desfavoráveis de leitura)
S/ind, C, Láb, 87c.
ópera
Rio de Janeiro, 1862-3
solistas, coro e orquestra
[solistas: (SSTTBtnB ), Coro (TTBB) e orq (vln-I e II, vla, fl, ob-I e II, cln-I e II, fg-I e II, tpa-I, II, III e IV, tpt-I e II, tbn-I, II e III, of., timp, vlc e ctb)
Local e ano de estreia: Rio de Janeiro (Teatro Lírico Fluminense), 15 setembro 1863, reg. Carlo Bosoni
Idioma: português
Personagens e vozes: Joanna de Flandres (S), Raul de Mauleón (T), Huberto de Courtray (Btn), Conde Balduíno (B), Margarida de Flandres (S) e Burg (T).
Libreto / Letra – Autor: Salvador de Mendonça (1841 – 1913) sob argumento histórico.
Local, época e argumento (resumo):
Lila (região de Flandres), 1225. “História de um cruzado tido como morto na Terra Santa; este, ao regressar, acha o trono usurpado pela própria filha e seu amante, um trovador francês. Os súditos fiéis se insurgem, propaga-se a revolta e Balduino reconquista o trono, depois de ver a filha assassinada às mãos do companheiro de aventura.” (Azevedo 1938: p. 37-8)
Manuscrito(s) autógrafo(s)
Localização: Museu Histórico Nacional (Rio de Janeiro) e Biblioteca Alberto Nepomuceno – UFRJ
Descrição: “[contracapa, carimbo:] Museu Histórico Nacional / 86 / Arquivo / [ms:] Itala Gomes Vaz de Carvalho / [frontispício:] Nº 2, Atto 1º / Joanna de Flandres / Opera em 4 actos / Libretto do Sr / Salvador de Mendonça / Musica de / A. Carlos Gomes / 1862 – a 63 / Rio / Posto em scena pelo autores / no dia 10 de 7bro de 1863 / Theatro Lyrico do Rio de Janeiro” MHN: CG 01 (Ato I); BAN: TSP / (E) G-II-1.
Edição(s)
Localização:
Descrição: Nogueira, Lenita W. M. Joanna de Flandres. Transcrição musicológica coordenada pela autora com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Grade orquestral e redução para canto e piano. Campinas, 2003. (Não publicada)